JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
10/04/2024 às 21h24min - Atualizada em 10/04/2024 às 21h24min

Núcleo de Ópera da Bahia abre temporada 2024 em grande estilo

O NOP - Núcleo de Ópera da Bahia, realiza na próxima semana, nos dias 16, 17 e 18 de abril, o lançamento da sua Temporada 2024

Por Van Carvalho
Divulgação

Com exibição no Cine Glauber Rocha do ópera filme “Ópera dos Terreiros”, gravado pela TV francesa, recital e curso com a presidente da Associação Brasileira de Canto e o anúncio da “Ópera dos Terreiros¨ como tema da Escola de Samba carioca Em Cima da Hora

O NOP - Núcleo de Ópera da Bahia, realiza na próxima semana, nos dias 16, 17 e 18 de abril, o lançamento da sua Temporada 2024. A série de eventos começa com o Recital de Canto e Piano com Marilia Teixeira, soprano, e Bruno Nunesmaia, pianista, no dia 16, às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha. No repertório, canções e árias de ópera brasileiras e estrangeiras de Mozart, Schubert, Verdi, Gounod, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Puccini, Debussy, Strauss e Villa-Lobos.

No dia seguinte a cantora lírica Marilia Teixeira, presidente da Associação Brasileira de Canto, começa a ministrar o curso “Canto Lírico em Português Brasileiro – questões técnicas, estéticas e interpretativas”, que terá aulas nos dias 17 e 18, na Sala Nelson Maleiro, na Fundação Gregório de Mattos. No curso serão abordadas as correlações entre os principais aspectos da técnica vocal como pronúncia, dicção, estética vocal e interpretação para a performance do repertório brasileiro erudito em português. As aulas serão em grupo e destinadas a artistas profissionais do canto, popular ou erudito. 

Lançamento do ópera filme “Ópera dos terreiros” - No dia 17, às 19h, no Cine Glauber Rocha, o Núcleo de Ópera da Bahia, o Le Films de la Butte e a France Télévisions convidam para o lançamento do ópera filme “Ópera dos terreiros”, de Aldo Brizzi e Jorge Portugal. O evento, para convidados e imprensa, contará com a participação do diretor do filme, Nicolas Lesoult, do compositor, o maestro Aldo Brizzi, e do elenco da “Ópera dos terreiros”. 

Antes da exibição do filme a direção do NOP, Aldo Brizzi, Nicolas Lesoult, James Martins e Caetano Portugal falarão sobre a temporada 2024, que contempla a apresentação da ópera “Jelin”, em maio, sobre a realização do filme e sobre o anúncio da “Ópera dos terreiros¨ como tema da Escola de Samba carioca Em Cima da Hora. Composta entre 2018 e 2020, a “Ópera dos terreiros¨ conta a história de amor entre um negro bantu e uma negra nagô e já foi tese de doutorado fora do Brasil. Foi o carnavalesco Rodrigo Almeida quem a escolheu para o enredo da escola carioca no carnaval 2025.

Marilia Teixeira - Marilia Teixeira é bacharela em Canto pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou o mestrado em Música no Instituto de Artes da UNICAMP (SP) e é mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Participou de diversos masterclasses no Brasil, nos Estados Unidos e na França, sob a orientação de renomados professores brasileiros e estrangeiros. É professora de canto lírico e produz concertos e festivais de música há mais de vinte anos. 

Atua como solista e camerista e se dedica ao estudo do repertório vocal nacional, particularmente da canção brasileira de câmera. Além de especialista em Villa-Lobos, recebeu diversas homenagens como intérprete de Carlos Gomes. Também tem no seu repertório peças estrangeiras. 

Destacam-se como principais produções artísticas os Concertos Internacionais BANESE (2003), as apresentações da Escola de Ópera de Campinas (2007), o 1º Festival Internacional de Canto de Curitiba (FICC 2015), a direção do 1º Festival Internacional de Canto e Cordas de Aracaju (FICCA 2016) e a direção pedagógica do Festival de Ópera do Paraná (2016 e 2017). 

Professora de Canto Lecionou canto lírico na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) e no Conservatório Carlos Gomes de Campinas (SP), onde também atuou como coordenadora da Escola de Ópera e preparadora vocal do grupo Meninos Cantores de Campinas.

Participa como docente convidada de renomados festivais de música nacionais e internacionais. Atualmente é professora de canto lírico do Conservatório de Música de Sergipe e da Escola e Oficina.

Marilia Teixeira é Presidente da Associação Brasileira de Canto (ABCanto) e Comendadora pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Humanística e Medalhística (SP) e pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino - SBACE (SP). 




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp