JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
15/04/2024 às 17h04min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h00min

Ataque a Israel coloca Irã em destaque, acredita especialista

Robson Valdez, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, acredita que o ataque pode interferir no conflito na Faixa de Gaza. Para o professor de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari, há o risco de a situação sair do controle, resultando em um conflito generalizado na região. “Eu diria que isso não é provável, mas é possível”, pondera.

agenciabrasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/internacional/audio/2024-04/ataque-israel-coloca-ira-em-destaque-acredita-especialista











O ataque direto do Irã contra Israel coloca o país muçulmano em posição de destaque no Oriente Médio e pode interferir no conflito na Faixa de Gaza. É o que avalia o professor de Relações Internacionais do IDP, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Robson Valdez. Ele diz que a ofensiva iraniana, capaz de atingir o solo israelense a partir do próprio território, é um indicativo de poder para os países da região.



“No imaginário de todo o mundo muçulmano, isso tem um poder muito grande para que reforça a liderança do Irã, no Oriente Médio, frente a outros atores que também disputam essa liderança, como a Arábia Saudita e a própria Turquia”, avalia Robson.



Para o professor de Relações Internacionais da USP, Universidade de São Paulo, Pedro Dallari, o temor de o conflito se espalhar para outros países da região tem justificativa.



“Não há indicação de que as partes envolvidas, Israel, o Irã, os Estados Unidos, a China, a Rússia, tenham interesse em que as hostilidades ganhem vulto. Mas o risco é que a situação saia do controle e aí um conflito acabe se generalizando. Eu diria que isso não é provável, mas é possível”, pondera.



Dallari ressalta que as hostilidades diretas entre Irã e Israel acontecem enquanto ocorre um conflito entre as forças israelenses e grupos patrocinados pelo Irã, como o Hamas e o Hezbollah.



“Então, na verdade, o envolvimento direto do Irã no conflito é um elemento a mais, em um conflito em que o Irá já vem tendo um papel de destaque, relevante, desde o início”.



O professor Robson Valdez acredita que o conflito na Faixa de Gaza deve ser impactado com a ação iraniana.



“Esse ataque pode demandar das forças israelenses, uma atenção e uma mobilização militar maior, mais custosa para também proteger o estado israelense de eventuais ameaças do Irã de enfraquecer e de, alguma forma, em alguma dimensão, as capacidades do exército israelense, de também fazer frente à sua incursão em Gaza”.



O Ministério das Relações Exteriores orientou os brasileiros que evitem viagens não essenciais aos países da região. Segundo o Itamaraty, ainda não foram feitos pedidos de repatriação.


Internacional Brasília 15/04/2024 - 17:03 Bianca Paiva / Fran de Paula Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Irã ataques à Israel Conflito no Oriente Médio segunda-feira, 15 Abril, 2024 - 17:03 149:00

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/internacional/audio/2024-04/ataque-israel-coloca-ira-em-destaque-acredita-especialista
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp