JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
17/04/2024 às 18h55min - Atualizada em 18/04/2024 às 00h00min

Inovação e criatividade invadem a favela Santo Amaro (RJ) nesta sexta-feira, 19, e do ABC Paulista no dia 27

Com o apoio de Itaú Unibanco e White Rabbit, o coletivo Conecta Cria leva para a periferia do RJ e de SP o projeto “Conversas de Futuro”, que editará a pauta de grandes conferências do mundo - como SXSW e WebSummit, e endereçará o que o Norte Global tem para aprender com a inventividade brasileira

Redação
Equipe 2050 / Divulgação

Visando descentralizar o conhecimento dos grandes festivais de inovação e tecnologia mundo afora e celebrar as soluções encontradas no empreendedorismo periférico, o Conecta Cria apresenta o evento “Conversas de Futuro” que, nesta edição, tem o apoio do Itaú Unibanco e da White Rabbit. 

 

A ação é da Lemme.Cria, um hub criativista que une estratégia e criação para transformações de mundo, e tem expectativa de levar 400 pessoas - entre influenciadores, coletivos de inovação de outras comunidades, assim como ativistas, marcas e governo para uma tarde de trocas de saberes -, ao encontro que acontece de forma gratuita, no dia 19 de abril, das 15h às 19h, na Rua Santo Amaro, 349, Morro Santo Amaro, na Glória (RJ) e no dia 27 de abril, em São Bernardo do Campo (SP), na Fábrica de Cultura 4.0.

 

O projeto nasce da vontade de construir pontes entre os maiores festivais de inovação do mundo (como SXSW e WebSummit) e as quebradas brasileiras, para que as favelas sejam vistas e consideradas como centro das soluções inovadoras que a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apontam tanto para os negócios quanto para as pessoas e organizações.

 

A iniciativa é liderada por Bárbara Bono, Estrategista Criativa, cria do morro do São João (RJ) e fundadora da Lemme.Cria, um hub criado para conectar marcas e organizações às pautas de impacto e inovação. Pela comunidade de Santo Amaro (RJ), a produção e realização fica por conta do Coletivo 2050 - que produz arte e a tecnologia para trazer novas realidades a partir de Inteligência Artificial e projetos de tecnologia (que recentemente inaugurou a primeira galeria de NFT e CryptoArt de uma favela no mundo) e o Instituto Ademafia, que trabalha inclusão social por meio do skate e da música - e esteve presente no SXSW, realizado em março, em Austin (EUA). 

 

Entre os temas abordados no evento, destacam-se "Como ser feliz na Era do Caos", "GenT: a geração da transição", "IA já saiu de moda ou fomos engolidos?" e "Música e Negócios: o paredão dá o tom da inovação". O encontro contará com a presença de mais de 10 palestrantes e inovadores periféricos, além de figuras renomadas como Marcelo Rocha, ativista climático, Ana Paula Paulino, sócia da Ubuntu Produções, e DJ Mandrake, creditado na música Spaghetti da Beyoncé.

 

A idealizadora do projeto destaca a falta de conexões para levar a pluralidade das favelas e periferias aos grandes eventos. “O projeto nasceu da inquietação ao ouvir futurologistas que não conseguiam oferecer respostas para demandas urgentes do mundo por estarem olhando sempre para as mesmas referências. Isso acontece porque essas respostas não virão do Norte Global, mas das periferias. As periferias globais estão na vanguarda e endereçando o que é cultura, comportamento, consumo. A partir da soma da pluralidade desses territórios com a tecnologia, que encurtou as distâncias e conectou a essa galera também em rede, hoje você tem uma curva exponencial na soma de saberes e há gente em alguma favela de Manaus (AM) criando com alguém do Capão Redondo (SP), ou do mundo, criando solução para qualquer tipo de problema. A indústria criativa precisa conhecer seus inovadores e isso só vai acontecer se houver uma descentralização do olhar e, consequentemente, dos investimentos. E se não há esses espaços nos palcos, a gente cria e distribui em rede esse saber", afirma Bárbara. 

 

“A iniciativa é parte da plataforma de eventos de inovação do Itaú, que tem o objetivo de democratizar o acesso às discussões de tendências globais sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Conversas de Futuro é uma série de eventos que produzimos ou apoiamos, que têm como objetivo justamente fomentar e potencializar as discussões sobre esses temas tão importantes para o País, especialmente para as áreas mais periféricas. Assim como o Itaú, esse é um espaço feito de futuro. Queremos, por meio do acesso às discussões mais importantes de nível global, aconteçam elas em Austin ou no subúrbio carioca e paulista, facilitar a disseminação de conhecimento para inovação, tecnologia e geração de negócios", conta Rodrigo Montesano, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.   

 

Além do Rio de Janeiro, São Paulo também receberá o Conversas de Futuro. O evento acontecerá no dia 27 de abril, em São Bernardo do Campo/SP, na Fábrica de Cultura 4.0, e trará discussões sobre temas como "Educação na Era Maker" e "Saúde Mental em São Paulo". Entre os confirmados, estão Guilherme Lopes, Head de Inovação do Learning Village e Cleide Evelin, CEO da Juntos School e parceira que está levando o Conecta Cria para lá.

 

Ambos os encontros serão encerrados com um emocionante showcase, que reunirá talentos locais e conexões inovadoras. No Rio de Janeiro, haverá uma conexão Rap Rio - Amazônia, com participação especial de Kurt Sutil, rapper indígena, e a rapper e DJ Rafa Militão. Em São Paulo, o showcase continua em fase de confirmação, prometendo surpreender o público presente. 

 

SERVIÇO:

Conversas de Futuro Rio de Janeiro – Morro Santo Amaro

Data: 19/04 - sexta-feira

Horário: 15h às 19h 

Público esperado: 400 pessoas

Acontece no espaço onde hoje é realizado o baile funk do Morro Santo Amaro. Usaremos a mesma estrutura do baile (palco, telão, tenda), local totalmente aberto, acessível a todo mundo. 

Temas:

  • Como ser feliz na Era do Caos

  • GenT: a geração da transição 

  • IA já saiu de moda ou fomos engolidos? Como falar sobre as tendências de IA pela perspectiva brasileira 

  • Clima e festivais: tem clima?

  • Música e Negócios: o paredão dá o tom da inovação  

 

SHOWCASE: assim como em Austin, o evento acaba em música e vai apresentar uma cena local e também uma conexão Rap Rio - Amazônia, com participação especial de Kurt Sutil, rapper indígena, com mais de 800 mil players nas plataformas de streaming e a Rapper e DJ Rafa Militão/AM, Manauara, que comanda o projeto Baile das Negas.

Line up: MCs - Kurt Sutil (Manaus), 2K, Caion, Medusa e Pedrin (todos de Santo Amaro/RJ), DJS - Dollin e Rafa Militão


Conversas de Futuro São Bernardo do Campo

Data: 27/04 - sábado

Horário: 14h às 18h 

Público esperado: 800 pessoas

Local: Fábrica de Cultura 4.0 - São Bernardo do Campo (ABC)

Temas:

  • Educação na Era Maker

  • IA já saiu de moda ou fomos engolidos? Como falar sobre as tendências de IA pela perspectiva brasileira 

  • Como ser feliz na Era do Caos: saúde mental e SP

  • Música e Negócios: o paredão dá o tom da inovação  

 

Sobre a Lemme.Cria:

É hub de cultura e inovação, cujo objetivo é apoiar marcas, organizações e creators na construção de projetos nas áreas de Comunicação, Marketing, ESG e Brand Experience. Desenvolvemos parceiros e clientes para atuarem com conexões de impacto, pensando marca como comunidade, experiência e cultura. Atuamos nas verticais de impacto, educação e entretenimento porque acreditamos que essas são as 3 frentes de transformação dos negócios contemporâneos, impulsionados a partir das pessoas e com foco em uma estratégia criativa que impulsione negócios sustentáveis, orientados pelas verticais das ODS e agenda 2030.

A construção de narrativa, a metodologia de sprint e aceleração criativa, a estratégia de conteúdo e o letramento em futuros e territórios (favelas, periferias) são nossas disciplinas centrais. Como engajar as comunidades, o impacto das marcas, qual o legado que seu projeto deixa? É aí que entramos, na condução estratégica e criativa para esse aporte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp