JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
22/05/2024 às 10h55min - Atualizada em 22/05/2024 às 10h55min

Em meio às catástrofes ambientais, como as empresas podem se recuperar?

Administradores e sócios fundadores da ARCOS Consultoria, Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas explicam como as marcas podem driblar os efeitos negativos de acidentes naturais e se manterem na ativa

Por Van Carvalho
Divulgação


A crise climática que assola o mundo tem deixado muitos rastros de destruição. Um dos exemplos recentes são as enchentes no Rio Grande do Sul, que tem provocado perdas irreparáveis no estado. Em meio a catástrofes como essas, além das residências e o cotidiano das pessoas, as empresas também são afetadas e precisam se reerguer após os episódios de desastres ambientais. No entanto, de que maneira é possível fazer isso?


De acordo com os administradores de empresa Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas, sócios fundadores da ARCOS Consultoria, isso pode ser feito através de um plano de recuperação bem-feito e executado. Contudo, eles afirmam que, mais eficaz que pensar em ações de recuperação após incidentes, são as iniciativas de prevenção e reabilitação das atividades dos negócios planejadas a longo prazo, levando em consideração os mais variados imprevistos. 


“Independente do tamanho e setor, todas as empresas precisam de um plano de gerenciamento de crises e recuperação de desastres. Com esse planejamento em dia, as marcas conseguem mitigar os riscos de catástrofes ambientais e minimizar o tempo de parada das operações quando os problemas ocorrem”, explica Danhil.


Isso porque, segundo Alexandre, a implantação de um plano leva em consideração as possíveis falhas que determinadas causalidades podem gerar no sistema de atuação das empresas. “Com isso, é possível garantir o funcionamento das empresas, assim como permitir que os seus gestores ganhem tempo para elaborar estratégias ainda mais efetivas contra a crise”, diz Alexandre.


Para criar um plano de recuperação de desastres, é necessário que a organização faça um resumo das etapas de ação que são fundamentais para contornar as diversas crises. Além disso, também é indispensável criar uma lista de contatos importantes para garantir que as informações essenciais circulem entre os colaboradores, mantendo a comunicação ativa, afirma Danhil.


“Um bom planejamento também deve elencar as funções e responsabilidades dos membros da equipe, assim como especificar detalhadamente as  ações de resposta e recuperação”, ressalta Danhil.


Fora isso, uma medida essencial para garantir a recuperação da empresa é trabalhar em estreita colaboração com  consultores de negócios e financeiros para gerenciar as finanças da empresa e orientar os passo a passo para recuperação dos negócios da marca. “Esses profissionais vão analisar a situação da organização e identificar oportunidades de recuperação e crescimento no mercado, garantindo a conquista de resultados proveitosos para a empresa”, ressalta Alexandre.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp