JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
25/08/2020 às 17h52min - Atualizada em 25/08/2020 às 17h52min

Centro de Recuperação do Turismo registra 100 atendimentos em 20 dias

Por: Elisabete Nogueira
Secom/Ssa
HUB-Salvador_foto-Valter-Pontes_SECOM67

Planejamento é a palavra-chave para as empresas turísticas de Salvador que lidam com as adversidades decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Nesse momento, o Centro de Recuperação do Turismo (CRT) tem sido um facilitador para operadores da área. Até o momento, 100 agendamentos de serviços e atendimentos foram realizados para até o final de agosto e mais de 80 atendimentos feitos nos primeiros 20 dias de funcionamento, além de três importantes reuniões realizadas no local com associações do turismo.

 

A guia de turismo Silvana Rós ficou contente após conseguir solucionar três demandas em um só dia. “No Banco do Brasil, fui atendida para entender como se dá o crédito para o guia de turismo. Após explicações do atendente, eu já fiz todos os trâmites. Eu precisava transferir o meu CNPJ para uma conta jurídica e consegui. Era algo que eu precisava, mas ainda não tinha feito por falta de tempo. A comodidade do CRT me ajudou muito”, contou.

 

Além dos trâmites bancários, Silvana fez um curso de planejamento de negócios junto ao Sebrae, para se atualizar em relação ao mercado. Além disso, buscou informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) sobre a abertura de loja física.

 

“Para mim foi encantador, foi uma experiência maravilhosa. O CRT, pode ter certeza, foi a ponta de lança para a retomada do turismo na nossa cidade”, diz. A experiência foi compartilhada por ela nas redes sociais, incentivando outros colegas a buscar atendimento.

 

Além dela, Wellington Correia, proprietário de uma transportadora turística, teve a orientação do Sebrae para reformular o portfólio da empresa e gerenciar as redes sociais, ferramentas que têm ganhado mais força durante a pandemia. “O atendimento foi muito legal. Após algumas orientações e cursos, eu aprendi, por exemplo, algumas técnicas para que o nosso perfil tenha relevância nos sites de busca, também vi como fazer anúncios, campanhas e produção de conteúdo para as redes sociais”, disse.

 

Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo, os atendimentos mostram que a criação de um CRT foi uma decisão acertada. “Completamos mais de 20 dias de inauguração com esses excelentes resultados. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Ficamos felizes em saber que esse espaço pioneiro para fortalecer e apoiar o setor do turismo em Salvador está sendo bem utilizado pelos profissionais da área”, afirmou.

 

Funcionamento – O CRT é um integrador de serviços e de consultorias para empresas de turismo e está em funcionamento no Hub Salvador, no Comércio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O projeto foi desenvolvido pela Secult para fortalecer profissionais do setor que tiveram as suas atividades afetadas por conta da pandemia.

 

Em um único local, são disponibilizados serviços públicos, 50 tipos diferentes de capacitações virtuais, em parceria com o Sebrae e Senac, e consultorias financeiras com bancos públicos e privados. Os atendimentos mais procurados são para o Sebrae, Senac instituições bancárias.

 

Além do acesso a cursos e serviços, o público beneficiado conta com um espaço de coworking e pode agendar turnos com duração de até cinco horas para atendimento de clientes e execução do trabalho. O horário para coworking é das 8h às 13h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

No CRT, são disponibilizados serviços públicos pela Sedur e pela Sefaz. É possível tirar certidões, consultar débitos e emitir segunda via de vários tipos de documentos, como nota fiscal e orientação para licença de construção e abertura de empresas, só para citar alguns.

 

Agendamentos – Para acessar os serviços, cursos e coworking, as empresas do turismo devem agendar o atendimento no CRT através do site retomadadoturismo. salvador. ba. gov. br, pelo e-mail crt @ salvador. ba. gov. br ou através do telefone (71) 3202-7634. O site reúne também informações sobre o centro, objetivos, parceiros e conteúdos úteis, como leis e decretos da Prefeitura.

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp