JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
28/08/2020 às 20h16min - Atualizada em 28/08/2020 às 20h16min

Prainha do Lobato é mais novo trecho de orla requalificado pela Prefeitura

Por :Jhonatanbiths
Secom/Ssa
Valter Pontes
Salvador “sextou” com mais um trecho de orla que está de cara nova e que promete ser mais um ponto de visitação de moradores e turistas, com uma bela vista para a Enseada dos Tainheiros, que banha a Península Itapagipana. Desta vez, as melhorias foram promovidas pela Prefeitura na Prainha do Lobato, com obras que se estenderam por 11 mil m² de área e receberam investimento de R$2,6 milhões. A entrega da requalificação foi realizada nesta sexta-feira (28), com as presenças do prefeito ACM Neto, corpo técnico e imprensa.
 
Ao longo dos 400m do trecho de orla foram instaladas mesas para jogos, quiosques para comercialização de alimentos e bebidas como água de coco e acarajé, parque infantil, equipamentos para ginástica, rampas e escadas de acesso à praia. Também podem ser encontrados dois píeres, bancos e vagas de estacionamento para carro e moto e área verde com plantação de novos coqueiros.
 
"É um presente para o Lobato e para Salvador. Este foi um projeto pensado com muito carinho e realizado a pedido dos moradores. Aqui a praia é a principal alternativa de lazer. Mesmo neste momento em que, em função da pandemia, o acesso à praia ainda não está permitido, a orla pode ser usada seguindo todos os protocolos de segurança, como o uso de máscara e manter o distanciamento”, pontuou ACM Neto.
 
A estudante Camila Vitória Santos, de 14 anos, ficou encantada com a nova orla bem em frente de casa. "Estava bem pior a situação aqui, não tinha nada, mesmo. Agora melhorou bastante, porque a gente pode vir aqui sentar nos bancos, passear, fazer exercício físico. Uma beleza!", afirmou.
 
Demais melhorias – De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o projeto foi elaborado atendendo aos usos e costumes dos residentes no bairro. “Esta é uma praia de extensão pequena, mas que atende a toda essa comunidade. É um local onde costumam vir para comer um churrasquinho, tomar uma água de coco ou bater um papo. Só fizemos organizar o que já existia aqui”.
 
Além da extensão da orla, o projeto também resultou na reurbanização de uma praça do fim de linha, localizada entre a Igreja São Vicente de Paula e o Colégio Estadual Dalva Matos. Na área de convivência e lazer foi instalado um parque infantil, equipamentos de ginástica, quiosque para venda de lanche e mobiliário urbano como bancos antivandalismo, paraciclos e contêineres subterrâneos, produzidos pela Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal).
 
Um estacionamento foi estruturado ao longo do espaço de lazer, além da implantação de elementos de paisagismo com o plantio de árvores e mudas diversas. No terminal de fim de linha foi colocado um abrigo de ônibus para acolher os passageiros.
 
A obra também viabilizou a troca de iluminação da praça e orla por LED, através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Foram feitas, ainda, intervenções de macro e microdrenagem, contenção marítima e implantação de baia de ônibus, de passeio em concreto e de pavimento asfáltico.
 
O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes, explicou que a obra foi de fácil execução. “Construímos uma estrutura nova em um lugar onde não havia infraestrutura. A cidade recebe, assim, um espaço novo para aproveitar”, pontuou.
 
Balanço – A Prefeitura já investiu mais de R$300 milhões na revitalização da orla da capital baiana. Além da Prainha do Lobato, as intervenções e melhorias já estão presentes em São Tomé de Paripe, Tubarão, Rua Almeida Brandão/Plataforma, Ribeira, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Boca do Rio, Jardim de Alah, Piatã, Itapuã, Farol de Itapuã, Praça Wilson Lins na Pituba, Ponta do Humaitá e Amaralina.  
 
Outros dois trechos estão com obras em andamento, são eles: Boa Viagem e segunda etapa de Amaralina. As intervenções também ocorrem no trajeto de Stella Maris a Praia do Flamengo, que está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp