JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
07/08/2017 às 19h58min - Atualizada em 07/08/2017 às 19h58min

Cruz da Galícia será restaurada e realocada para o Jardim dos Namorados

- Jbn Bahia
Secom/Salvador

Jhonatanbiths*



Presente dado a Salvador pelo governo da Galícia, na esteira das homenagens pelos 450 Anos de fundação da capital baiana – celebrado um ano antes –, o monumento "Cruz da Galícia" será restaurado sob a supervisão da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e realocado para o Jardim dos Namorados. O remanejamento ocorre por conta de intervenções viárias realizadas na Avenida Otávio Mangabeira, onde sua permanência não será mais possível por conta da nova configuração da via. A mudança foi decidida após acordo entre a FGM e a comunidade espanhola em Salvador.
 
Afetada pela ação do tempo e também por atos de vandalismo, a "Cruz da Galícia" será restaurada ao custo de R$ 36,5 mil, com recursos do município, com entrega ainda a ser marcada. O monumento é um símbolo cultural do povo galego, implantado em diversos países do mundo onde as comunidades espanholas possuem alguma representatividade, como acontece em diversos bairros de Salvador.
 
Histórico - Desde 2013, a FGM já restaurou 43 monumentos históricos na capital baiana, a exemplo do Marco de Fundação da Cidade do Salvador, no Porto da Barra, da imagem dos músicos carnavalescos Dodô e Osmar, na Praça Castro Alves, o painel de Carybé, na Rua Chile e o Cetro da Ancestralidade, no Rio Vermelho. Além da ação da natureza e passagem do tempo, as maiores causas de deterioramento destas obras são o roubo e a depredação.
 
"O vandalismo vem causando grande prejuízo à cidade, uma vez que não há como restaurar a autenticidade das obras artísticas que foram furtadas e que o valor destinado a confecção de réplicas dessas peças, ou conserto da iluminação, quebrada indevidamente, em limpeza de pichação, poderia ser destinado a outras ações de embelezamento do espaço público. Nos últimos quatro anos foram gastos R$ 1,3 milhão apenas com a recuperação destas estruturas, ", ressalta a diretora de Patrimônio da FGM, Milena Tavares.
 

Secom/Salador


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp