JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
29/10/2020 às 17h04min - Atualizada em 29/10/2020 às 17h04min

Itapuã recebe 15º posto de saúde inaugurado pela Prefeitura em 2020

Por :Jhonatanbiths
Secom/Ssa
HUB-Salvador_foto-Valter-Pontes_SECOM67

Moradores do Km 17, no bairro de Itapuã, foram beneficiados nesta quinta-feira (29) com a entrega de uma Unidade de Saúde da Família (USF), que disponibilizará atenção integral à saúde da população em todas as faixas etárias, através atendimento médico, de enfermagem e odontológico. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito ACM e pelo secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

 

Este é o 15º posto inaugurado pela Prefeitura este ano. A unidade tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia através da atuação de quatro equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal. A estrutura possui três pavimentos, com salas de curativo e vacina, farmácia, 12 consultórios – sendo quatro deles odontológicos, almoxarifado e sala de reunião. 

 

A USF Km 17 também tem atendimentos nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Além disso, no local, a população conta com serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via).

 

“Poderão ser atendidos aqui na região 16 mil pessoas que estavam desassistidas. Nesse Distrito Sanitário, a cobertura de atenção básica pulou de 15% para 75% em quase oito anos. Transformamos essa ampliação em uma obsessão, por isso não poupamos esforços e investimentos em consistir plenamente as unidades”, afirmou ACM Neto, reforçando os avanços na rede municipal de saúde. Além da reconstrução e entrega de novos postos, Salvador cresceu de 104 para 359 o número de equipes de saúde da família.

 

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as unidades básicas da cidade também foram incorporadas na estratégia de enfrentamento da doença, com acompanhamento remoto de pacientes infectados através do programa Salvador Protege. “A capital baiana foi a cidade que mais cresceu na oferta da atenção primária em todo o país. Saímos em 2013 de uma cobertura de 18% para chegar hoje em 56%. Já são mais de cinco mil profissionais contratados para a saúde”, acrescentou ACM Neto.

 

O porteiro Jessival Pereira dos Santos, 55 anos, comemorou a entrega da USF Km 17. Ele conta que, antes, os moradores da localidade que quisessem buscar serviços de saúde tinham que se deslocar para 7º Centro de Saúde Professor José Mariane, localizado na Avenida Dorival Caymmi. “Era a opção mais próxima. Dá uns 30 minutos a pé. Agora, com um posto mais perto de casa, vamos ter mais qualidade de vida e conforto para buscar atendimentos essenciais”, disse.

 

Novos procedimentos – Durante a inauguração do novo posto em Itapuã, o prefeito ACM Neto anunciou que, a partir de hoje (29), o Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata, começa a realizar cirurgia bariátrica. “Faremos um trabalho de acompanhamento de pessoas que sofrem obesidade, disponibilizando equipe multidisciplinar com endocrinologista, psicólogos, entre outros profissionais. O objetivo é ofertar 20 procedimentos por mês”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

 

Outra novidade é que, a partir da próxima terça-feira (3), a Prefeitura iniciará atendimentos adicionais para zerar a fila de consultas e exames de média e alta complexidade na cidade, que se acumularam em função do curso da pandemia da Covid-19. 

 

O titular da SMS, Leo Prates, explicou que a meta é realizar 280 mil procedimentos. “Começaremos a convocar as pessoas para a fila de regulação. Com isso, o município aumentará em 25% a quantidade de exames e consultas realizados por dia. Vale lembrar que clínicas, hospitais filantrópicos e particulares ainda podem participar do chamamento público para que a Prefeitura possa contratualizar os serviços e ofertem os atendimentos gratuitamente para a população”.

 

O intuito é ofertar 156.168 consultas em 41 especialidades, além de 117.173 exames de média complexidade (em 20 especialidades) e 6.975 de alta complexidade (30 especialidades). O investimento do município na iniciativa, por meio da SMS, será de pouco mais de R$6 milhões. 

 

Entre as especialidades de consultas que serão disponibilizadas estão oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, neurologista e urologista. Já os exames envolvem ultrassonografia (transvaginal, mamária bilateral, abdômen total e tireóide, por exemplo), ressonância magnética e tomografia, entre outros.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp