12/11/2020 às 17h20min - Atualizada em 12/11/2020 às 17h20min

DISCIPLINA FINANCEIRA: essencial para a compra de um imóvel em Salvador

Por :Jhonatanbiths
Já se foram os dias da regra não escrita de que você só pode começar a planejar a compra de uma casa depois de estar “estabelecido” na vida (leia-se ser alguém casado e que tem filhos), tendo dinheiro de sobra pra isso! 

Muita gente com bastante disciplina estão cada vez mais se atentando para o mérito de que é melhor começar cedo quando se trata, provavelmente, do maior investimento de suas vidas e que economizar e aumentar receita com pequenos freelances pode ser um grande caminho para a compra de um imóvel. Depois, há quem queira comprar uma pequena casa rapidamente, por puro investimento. 

Na verdade, para muita gente a compra de uma casa está no topo da lista de objetivos importantes na vida. E comprar uma casa mais cedo tem certas vantagens: ou você passa a maior parte de sua vida profissional sem ter obrigação de pagar aluguel, ou a casa continua a fornecer grandes retornos como um ativo que valorizará seu patrimônio. Afinal, você também pode torná-la uma grande fonte de receita adicional se planejar alugá-la ou aperfeiçoar apartamentos para comprar em Salvador reformando antigos imóveis e recolocando-os à venda, por exemplo. 

Dito isso, você precisa considerar detalhes importantes se estiver planejando comprar uma casa. E aqui estão algumas dicas que você achará úteis. Vamos discutir algumas dicas importantes neste contexto! Acompanhe com atenção nossas sugestões e foque em sua disciplina financeira o quanto antes para trilhar seu objetivo de ter seu imóvel próprio!


1. Seja financeiramente disciplinado para construir seu patrimônio
 A disciplina financeira é a pedra angular para tornar o sonho da casa própria acessível. Você precisa pagar o adiantamento de uma casa do seu próprio bolso. Isso pode ser algo entre 10% e 25% do valor de mercado da propriedade. Para construir seu fundo de entrada, comece a cortar custos, evite gastos desnecessários, liquide suas dívidas e tenta expandir sua fonte de renda. 

2. Atenha-se ao seu orçamento 
Para onde vai a maior parte de sua renda mensal? Alugando um imóvel, comprando mantimentos, jantando fora, em compras de internet, ou em entretenimento? Comece a analisar isso. Categorize suas despesas e determine como você está gastando seu dinheiro e faça um orçamento e um plano estratégico de como gastar seu dinheiro. 

Nesta era digital, você não precisa fazer nada manualmente. Existem muitos aplicativos para ajudá-lo a definir um orçamento. Você pode comparar sua receita com despesas e controlar como gasta seu dinheiro de maneira inteligente: invista nisso!

Isso pode ajudá-lo a reduzir despesas frívolas e economizar para seu pagamento de sinal inicial na hora de comprar seu imóvel. Você não precisa cortar totalmente as despesas com seu estilo de vida, apenas cortá-las um pouco. Por exemplo, se você está comendo fora 10 vezes por mês, reduza para 5 ou 6 e economize algum dinheiro. 

Da mesma forma, em vez de comprar mantimentos de marcas mais famosas para cozinhar em casa, considere mudar para marcas genéricas, que podem ser mais baratas. O mesmo se aplica cortar assinaturas de academias caras para se exercitar fora de casa, a usar transporte público (ou mesmo uma bicicleta, se isso for viável) para trabalhar, e assim por diante.


3. Pesquise sobre a sua casa dos sonhos
Todos nós sonhamos em ter uma casa, mas você já organizou os detalhes sobre os detalhes que giram em torno à venda de casas em Salvador? Você está querendo comprar um apartamento, uma casa independente, um condomínio? Quantos quartos você quer? Por quais amenidades você está disposto a pagar - estacionamento, piscina, churrasqueira? Onde ficará situado o imóvel: no coração da cidade ou na periferia? 

O custo de propriedade de uma casa varia com base em todos (e mais) fatores mencionados acima. Por exemplo, uma casa na periferia custa bem menos do que uma na cidade pela mesma metragem quadrada. Conhecer esses detalhes significa que você saberá exatamente o quanto precisa economizar. No entanto, é crucial definir um orçamento que esteja de acordo com sua capacidade de reembolso atual. 

Às vezes, muitos optam por uma casa que realmente não podem pagar – o que pode afastar o sonho de ter seu imóvel próprio. Às vezes, fazer pequenas concessões para se monetizar pode ser uma forma de conquistar pouco a pouco o que você deseja, fazendo upgrades ao longo da vida. Fortaleça isso em seus projetos! 


4. Não apenas economize - invista 
Simplesmente colocar de lado seu excesso de renda em uma conta poupança pode não render retornos suficientes. Considere investir em algo. Uma conta poupança renderá juros máximos de 7% ao ano. Já uma conta de depósito fixo renderá juros a partir de 8%. Em contraste, alguns investimentos de fundos mútuos podem oferecer entre 10% e 15% (ou até mais), dependendo do fundo. 

Alguns são isentos de risco, ou seja, não são afetados pelas flutuações do mercado. Sim, os fundos mútuos são arriscados e dependem das condições de mercado, mas têm potencial para vencer a inflação no longo prazo. Isso pode ser uma grande vantagem porque você está economizando hoje para comprar uma casa amanhã. 

A mesma casa vai custar mais amanhã graças à inflação. Portanto, quanto maior risco tiver, considere receber uma maior recompensa. Além disso, geralmente, quanto mais jovem você for, maior será o risco devido ao seu menor comprometimento financeiro. Então avalie essas variantes e considere suas opções! 


5. Prepare-se para outras despesas 
Além do pagamento inicial, há outros custos diretos envolvidos. Por exemplo, imposto municipal, custo de registro, taxas imobiliárias, pagamento de corretores e cartório, além da decoração de interiores, condomínio, energia, abastecimento de água, e assim por diante. 

Existem também taxas de seguro residencial e de prestadores de serviços, etc. Embora possa ser difícil calcular com precisão todas as despesas não relacionadas a empréstimos, tente fazer pelo menos uma estimativa e traçar estratégias de acordo com o que é considerado atualmente no mercado. Isso o ajudará a ter tudo bem traçado, de maneira harmoniosa.


Gostou destas dicas para aprimorar sua disciplina financeira? Pois então foque em tudo o que seja realmente essencial para usar seu dinheiro e não deixe de focar no que realmente importa para conquistar a tão sonhada compra do seu imóvel. Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

ONDE VOCÊ PREFERE ASSISTIR A FILMES?

68.2%
4.5%
22.7%
4.5%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp