JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
17/10/2017 às 05h09min - Atualizada em 17/10/2017 às 05h09min

Ciclo formativo discute entrada e permanência de negros na pós-graduação

Secom/Bahia
#Jhonatanbiths
Enfrentar as dinâmicas sociais, econômicas e políticas que dificultam o acesso e ingresso da população negra nos cursos de nível superior de universidades públicas. Nesse sentido, o ciclo formativo Opará Saberes chega à 2ª edição em Salvador, como apoio à ocupação negra nas vagas de mestrado e doutorado. 

A conferência de abertura, prevista para o próximo dia 24, às 14h, tem como tema ‘Teoria do Pensamento Branco: Branquitude e Branquidade’, com o professor Lourenço Cardoso. Na sequência, às 17h, a feminista Djamila Ribeiro apresenta ‘O Pensamento de Simone de Beauvoir sob o olhar de uma filósofa negra’. O ciclo formativo acontece na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no campus de Ondina.

Já no dia 6 de novembro será a vez de Dr. Hélio Santos abordar a discussão sobre ‘O Feminismo Negro como vetor para o Desenvolvimento do Brasil: um contraponto ao racismo institucional’. “Lutamos por monografias, teses e dissertações capazes de responder pautas como aborto, feminicídio, encarceramento, mas para isso as ferramentas teóricas não podem mais ser as da Casa Grande”, destaca Carla Akotirene, assistente social, doutoranda e professora da Ufba. 

Aberto ao público e com inscrições feitas no local, o evento segue até 9 de novembro, contribuindo para que outras pessoas, assim como as 20 aprovadas após a primeira edição do Opará Saberes, possam encarar o desafio e permanecer na luta política contra a invisibilidade negra. 

O ciclo formativo tem apoio do Grupo Gira/Ufba, do projeto Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM) e do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem) do Ministério Público do Estado (MPBA). Mais informações podem ser obtidas na fanpage do evento. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp