04/01/2021 às 10h56min - Atualizada em 04/01/2021 às 16h10min

Como o design pode influenciar no marketing do seu e-commerce?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Quando você está pesquisando sobre um produto na Internet, principalmente através do Google, e ao acessar o e-commerce, o que você observa de imediato? 

O valor? O produto? As informações? Ou o visual da loja? 

Apesar de parecer uma pergunta simples, muitas vezes deixamos de realizar uma compra online pelo design do site, são detalhes que realmente fazem a diferença na hora da decisão da compra. 

Um e-commerce mal estruturado, com informações confusas, poucos detalhes do produto, pouca ou nenhuma informação sobre produto, dificilmente algum consumidor realizará a compra, por não confiar na empresa. 

Mesmo que seu produto seja bom, e a sua empresa seja confiável, e tenha um preço competitivo no mercado, sempre existirá a comparação com outras marcas do mesmo segmento, e que podem influenciar na decisão de compra. 

Por que o design é tão importante no marketing da sua loja virtual?

O design tem um papel fundamental no processo de decisão da compra dos consumidores, ele tem o poder de ajudar no crescimento do seu site ou até mesmo de “quebrar” o seu comércio online. 

De acordo com informações oriundas de um estudo realizado pela Smart Insights, aproximadamente 38% das pessoas desistem de um site quando entendem que o layout não é atraente, ou está fora dos seus padrões. 

Esse número corrobora com a afirmação, também do mesmo estudo, que indica que as pessoas olham um site por cerca de 15 segundos antes de clicar, provavelmente por realizar uma avaliação prévia do design, da marca, entre outros pontos. 

E a primeira impressão tem um efeito duradouro nos seus leads, já que não haverá outra oportunidade para você causar uma boa primeira impressão nos seus clientes. Por isso, o design no desenvolvimento de e-commerce é tão importante. 

Quais são os fatores que reforçam a importância do design para o seu site?

Existem alguns fatores que podem reforçar a importância de um bom design para a construção do seu e-commerce. Conheça os principais a seguir: 

Credibilidade

O design de um site precisa passar credibilidade para seus clientes. Um estudo interessante publicado nos Estados Unidos entendeu que mais 93% dos clientes consideram a aparência e o design de um site determinantes no processo de compra? 

Isso demonstra a necessidade latente de dar mais atenção ao design no momento da sua criação. A aparência não está relacionada apenas às imagens de produtos e com a sua propaganda, mas também sobre os demais detalhes, como cores, disposição de informações, relevância das descrições, entre outros. 

Essa análise por parte do consumidor inicia no logotipo, até a qualidade das imagens utilizadas, elas precisam ser atraentes aos olhos do público e indicar confiança e credibilidade. 

Além da parte visual, contar com opções variadas de pagamento é uma forma de se conectar com o seu público e passar confiança no seu processo. 

Logo, ao criar site tenha isso em mente ao projetar o tema do seu site. Certifique-se de manter as imagens de alta qualidade e branding consistente, para conseguir ir longe com seus clientes.

Experiência do usuário

A experiência do usuário ou UX, está relacionada à usabilidade e todos os detalhes. É necessário tornar a navegação pelo seu site o mais amigável possível. A última coisa que você deseja é que um cliente entre no seu site e não saiba como fazer uma compra ou encontrar o que procura.

Ser compatível com dispositivos móveis (responsivo) é outra parte essencial da experiência do usuário. Você precisa ter certeza de que seu site funciona perfeitamente em smartphones, tablets e computadores com diferentes formatos de telas.  

Somente em 2018, 62% dos usuários de smartphones fizeram uma compra online usando seu dispositivo móvel. Os problemas mais comuns na experiência do usuário ruim incluem:

  • Preços pouco claros;
  • Falta de confiança ao fazer uma compra;
  • Métodos de pagamento insuficientes;
  • Erros do site;
  • Navegação pouco clara no site e muito mais

As falhas acima na experiência do usuário implicam diretamente na finalização da compra, resultando em abandono de carrinhos. 

Tempo de carregamento

O tempo de carregamento das informações é frequentemente negligenciado no momento da criação de sites WordPress. A velocidade do seu site faz parte do design de sua experiência do usuário, mas é importante o suficiente para ter seu próprio lugar na lista.

A velocidade de carregamento da página também se tornou um fator de classificação no algoritmo do Google e pode até afetar sua classificação, fazendo com que você receba menos visitas em seu site. Os tempos de carregamento de página mais rápidos são ideais, é claro, mas ter conteúdo interativo e rico em sua página também é importante.

Então, como você consegue encontrar um equilíbrio entre ter um conteúdo rico em sua página e ao mesmo tempo ter um tempo de carregamento rápido? Pode parecer paradoxal, mas é possível. Veja como:

  • Através de elementos técnicos e otimização cuidadosa, você pode atrair mais visitantes ao seu site.
  • Identifique as principais páginas de destino que você direciona para velocidades de carregamento reduzidas.
  • Remova todos os scripts de terceiros desnecessários que podem estar deixando você mais lento. Às vezes, eles estão sob carga mais alta do que o normal e não há nada que você possa fazer a respeito.
  • Escolha as imagens que terão impacto sobre as menos importantes - qualidade vs quantidade. 

 
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