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18/01/2021 às 09h48min - Atualizada em 19/01/2021 às 00h00min

Terceirizar ou contratar? Entenda a melhor alternativa para a sua área de TI

Especialista afirma que a decisão deve ser personalizada para cada negócio

SALA DA NOTÍCIA Mayra Ribeiro

O início de um novo ano contribui para o surgimento de certas necessidades nas empresas, como, por exemplo, o aperfeiçoamento do time de colaboradores. Neste contexto, a área de Tecnologia destaca-se. Segundo informações divulgadas pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), houve um aumento de 63% em oportunidades de trabalho no setor. O número de vagas em TI chegou a 12.682, em setembro, enquanto em 2019 foi de 8.049, considerando o mesmo período. Aqui, o desafio das empresas está na tomada de decisão sobre a melhor alternativa de prestação de serviço: contratar ou terceirizar. 

De acordo com Luana Ribeiro, CEO da Devninjas, startup com foco em transformação digital, existem diversos elementos a serem analisados no momento de realizar essa escolha. “Orçamento, prazo de entrega, estrutura, equipamentos e licenças de softwares são apenas alguns pontos importantes que precisam ser avaliados. Ou seja, é uma escolha personalizada, que acontece a partir do cenário atual do negócio”, explica. Para auxiliar as empresas na tomada de decisão sobre contratar ou terceirizar a equipe de TI, a executiva lista os cinco principais fatores a serem estudados. Confira: 

Finanças 

A terceirização de serviços pode gerar uma economia de 20% a 80%, pois  não há vínculos empregatícios e nem custos iniciais de operação. Sendo assim, os gastos como salário, transporte, alimentação, infraestrutura, plano de saúde, licenças remuneradas, 13º salário, cursos de treinamento, infraestrutura (mesa, cadeira, computador, periféricos e outros) e capacitação não são necessários, já que essas obrigações passam a ser de responsabilidade da empresa terceirizada. Por sua vez, a contratação de um profissional pode ser vista como um investimento a longo prazo. 

 

Qualificação

Enquanto na contratação é necessário um processo seletivo para verificar as habilidades do candidato, a terceirização já garante uma equipe pronta e qualificada para as demandas específicas da empresa de acordo com o Acordo de Nível de Serviço (SLA). A empresa contratada também é responsável por fazer uso de novas tecnologias para que os profissionais possam executar suas atividades com qualidade e rapidez.

 

Perfil do Profissional

Um profissional de outsourcing possui um perfil bastante rico em experiência, certificações e crescimento individual.  Eles também costumam ser bem ativos e capazes de solucionar problemas com rapidez, além de terem iniciativas que melhoram o processo de execução dos projetos, com total domínio das tecnologias e comprometimento com as atividades designadas a eles. Já ter profissionais de TI em um convívio diário com o time, pode resultar no incentivo do alcance das metas propostas. 

 

Projeto

A autonomia que a empresa contratante tem sobre a squad terceirizada são muitas. Um exemplo é a autoridade sobre os profissionais terceirizados, horário de trabalho, prazo de entrega, metodologia de gerenciamento, prioridade de tarefa e até mesmo a substituição do programador caso haja algum inconveniente. Esta relação abre infinitas possibilidades para acelerar o processo de desenvolvimento da solução e utilizar o excedente dos profissionais terceirizados para projetos de melhoria do mesmo. Por sua vez, profissionais de TI buscam por oportunidades em que possam ter crescimento profissional. Então, caso se identifiquem com o projeto proposto, há um engajamento e não aceitam, nem procuram, por outras oportunidades de trabalho.

 

Para mais detalhes, acesse: https://www.devninjas.com.br/


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