21/01/2021 às 17h25min - Atualizada em 22/01/2021 às 00h00min

O mundo do trabalho no pós pandemia

A pandemia acelerou as transformações no mercado de trabalho

SALA DA NOTÍCIA Sandra Cunha
O mundo do trabalho no pós pandemia
A pandemia acelerou as transformações no mercado de trabalho
         Quem imaginava, há um ano, que estaríamos discutindo novas formas de trabalho, com ferramentas disruptivas que colocaram o trabalhador exercendo suas atividades de qualquer lugar? Pois bem, a pandemia suscitou discussões, mudou a forma como trabalhamos e como as empresas executam seus planejamentos.
         A primeira grande mudança foi a adoção por grande parte das organizações do teletrabalho, modalidade que permanecerá, mesmo de forma híbrida, em ao menos 30% das empresas.
         Eliana Saad Castello Branco, advogada, empreendedora, palestrante e uma estudiosa das questões trabalhistas lembra que essa mudança pode provocar, inclusive, transformações na estrutura física das empresas. “Dentre essa adequações é possível que as companhias transfiram seus escritórios para espaços menores e mantenham a maior parte dos colaboradores atuando à distância. As empresas foram forçadas a se adaptarem, tecnologicamente, para os colaboradores produzirem fora do seu espaço físico, devido a pandemia. Com isso, foi possível mensurar uma economia de cerca de 40% nas despesas de empresas (como em energia elétrica, água, insumos de limpeza e custos de transporte e refeição dos trabalhadores) de diversos segmentos do mercado".

A transformação digital passou a ser imprescindível e urgente

         A pandemia provou que a transformação digital é obrigatória e não mais operacional. Os profissionais, por exemplo, tiveram que desenvolver suas habilidades de adaptação tecnológica em um curto prazo para manterem suas posições de trabalho.
         Eliana Saad ressalta que a empresa que não ingressar na Era Digital estará fadada à obsolescência. “É fato que não haverá espaço para aqueles que não buscarem conhecimento, cursos, especialização e atualização. A palavra-chave e transformadora é “informação”.

Tendências futuras
         A pandemia, ninguém duvida, imprimiu um sentimento de incerteza nas pessoas e no mundo do trabalho não foi diferente.
         A advogada e palestrante destaca as transformações que o mundo corporativo vai encarar. “Estamos diante de tendências de flexibilização das jornadas, automação de processos e transformação digital. São mudanças que deveriam acontecer ao longo de 5 anos, mas que com a pandemia aconteceram praticamente do dia para a noite e se tornaram questão de sobrevivência para as empresas, já que a capacidade de absorver mudanças e se adaptar com facilidade serão fundamentais nos próximos anos”, alerta Dra. Eliana Saad Castello Branco. 
         Ela afirma ainda que apesar de o futuro ser imprevisível, alguns estudos já estão sendo feitos para identificar os possíveis comportamentos do mercado de trabalho pós-pandemia, cuja principal preocupação é a recuperação econômica já para esse ano. “O maior desafio será descobrir novas formas de liderar, mas já é possível elencar algumas tendências para o mercado de trabalho pós-pandemia, como o trabalho híbrido ou remoto; a implantação dos 4 P’s (Propósito, Potencial, Perspectiva e Possibilidade); a (des) humanização do trabalho; as ferramentas de gestão e a definição de habilidades e competências para o trabalho no “novo normal”. O que temos de certo e irrevogável é que as mudanças são necessárias, e um indicador de quem segue adiante e quem fica parado no momento que antecedeu a pandemia que marcou uma geração”, completa Eliana Saad Castello Branco.

Sobre Eliana Saad Castello Branco

         Eliana Saad Castello Branco é advogada e sócia do escritório Saad Castello Branco, que está em atividade há três gerações.
         Participou da 3ª Turma de Criação de Novos Negócios e Empreendedorismo, GVPEC e se especializou em Direito Empresarial do Trabalho pela FGV/Law.
         Diplomada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) pelo reconhecimento aos trabalhos prestados, é importante palestrante do meio jurídico, empreendedor e de gestão de pessoas.
         Soma importantes conquistas jurídicas, como em favor dos consumidores que tiveram seu nome inscritos indevidamente no Serasa e SCPC, das vítimas de erro médico e da falta de atendimento em plano de saúde.
         Permanece trabalhando incansavelmente na busca do ressarcimento de violação de direito à imagem, da proteção e defesa de trabalho intelectual por meio de litígios, sempre com o foco em advogar com sucesso na interlocução social com empresas e trabalhadores.
         Mantém informações atualizadas no site www.saadcastellobranco.com.br  e www.empreendedorlegal.com . Além do seu canal no YouTube: Eliana Saad e por meio das redes sociais: Facebook eliana saad - Instagram elianasaadc e LinkedIn Eliana Saad



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

52.5%
23.7%
0%
5.1%
5.1%
1.7%
0%
1.7%
0%
1.7%
1.7%
5.1%
0%
0%
1.7%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp