12/02/2021 às 10h57min - Atualizada em 12/02/2021 às 11h20min

Automóveis azuis para combater a falta de ânimo causada pela COVID? O relatório de Cores Automotivas de 2020 da PPG mostra que os tons de azul mantêm o crescimento de antes da pandemia

A cor otimista transmite confiança, segurança, cura e esperança

DINO

PPG (NYSE:PPG) divulgou hoje o seu relatório de popularidade das cores automotivas de 2020, que mostra que os tons de azul continuam a crescer em popularidade. A cor otimista subiu para 9% na participação global de cores - um aumento de 1% em relação a 2019.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210212005300/pt/

PPG released its 2020 automotive color popularity report, showing blue hues continuing to increase in popularity. The optimistic color climbed to 9% of global color share – an increase from 2019. (Graphic: Business Wire)

PPG released its 2020 automotive color popularity report, showing blue hues continuing to increase in popularity. The optimistic color climbed to 9% of global color share – an increase from 2019. (Graphic: Business Wire)

PPG released its 2020 automotive color popularity report, showing blue hues continuing to increase in popularity. The optimistic color climbed to 9% of global color share – an increase from 2019. (Graphic: Business Wire)

A tendência reforça a previsão de cores automotivas de 2019 da PPG, que antecipava que as vendas de automóveis na cor azul aumentariam nos próximos quatro anos. Os especialistas da PPG acreditam que a pandemia global da COVID-19 provavelmente aumentará ainda mais a preferência global pela cor azul.

“A COVID-19 fez com que os consumidores dessem atenção aos seus desejos e necessidades”, disse Misty Yeomans, gerente de estilo de cor da PPG para as Américas. “O azul é uma cor otimista e confortadora que transmite confiança, segurança, cura e esperança. Também está associadaànatureza, limpeza e tecnologia voltada para o futuro.”

Embora o azul tenha se mantido estável na maioria das regiões, ele aumentou 1% nos mercados da Ásia-Pacífico, sendo responsável por praticamente todo o crescimento global geral da cor. Na América do Norte, os tons de azul detinham 10% de participação da cor, mas se tornaram mais populares em minivans, carros compactos e carros esportivos. O azul comanda agora 15% do segmento de carros esportivos na região.

Na Europa, o azul ocupa 11% do mercado. As vendas de veículos de luxo, de tamanho médio e subcompactos azuis cresceram 1% em todo o continente no ano passado. Na China, a aquisição de subcompactos azuis aumentou para 4% e de carros de tamanho médio para 2%, mas a cor sofreu uma queda 6% no segmento de minivans.

Enquanto o movimento em direção ao azul continua, Misty Yeomans espera que a cor apareça em tons mais vívidos ou dessaturados, tons luxuriantes do mar profundo e tons com uma leve influência turquesa.

“Os tons de azul-água de inspiração digital combinam a versatilidade com uma sensação de juventude e espírito novo”, disse Yeomans. “O surgimento do mercado de veículos elétricos (EV) também deve impulsionar o crescimento em tons vibrantes e efeitos interessantes, como cores que mudam de tom. Também observamos que o azul está sendo usado extensivamente em linhas de acabamento, logotipos e outras aplicações de acessórios.”

A demanda do consumidor e a necessidade de acomodar tecnologias de direção autônoma ajudaram o branco a permanecer como a cor de automóvel mais popular do mundo. Enquanto a preferência pelos tons de branco caiu 1% em relação a 2019, os tons sólidos e metálicos da cor atingiram 34% dos carros adquiridos no mundo inteiro em 2020, de acordo com o relatório da PPG. Esta tendência foi liderada por 41% dos automóveis montados na região Ásia-Pacífico, o que é um aumento de 1% em relação a 2019, e 36,5% na América do Sul, onde a demanda caiu 2,5%. Na América do Norte, os metálicos brancos saltaram substancialmente no segmento de carros de luxo, de 21% no ano passado para 38% em 2020.

“As cores em tons de branco também refletem o desejo dos consumidores por simplicidade refinada e versatilidade em tempos turbulentos”, disse Misty Yeomans. “Além dos brancos perolados e metálicos que já são amplamente populares, antecipamos uma nova dimensão de estilos de branco no mercado automotivo que transmitem um sentimento aconchegante e sofisticado, como os tons cremosos do marfim ou tons de osso e efeitos cerâmicos. As cores brancas também são altamente compatíveis com as tecnologias emergentes de radar e do LiDAR, que possibilitam os veículos de condução autônoma.”

Juntos, os tons de verde, azul e naturais foram responsáveis por 16% da participação global de cores automotivas. Este número é consistente em todas as regiões, exceto na América do Sul, onde o branco, o prata e o preto e o cinza virtualmente eliminam este tons.

“O vermelho é um espaço de cor consistente e importante no mercado automotivo, mantendo-se estável em 8% no mundo inteiro”, disse Yeomans. “Esta cor terá um novo impulso com as empresas de carros elétricos, devidoàsua natureza destacada e associação com modelos de carros esportivos. Anos após ano, vemos o interesse crescer em relação aos vermelhos de alto croma.”

Ao ficar estável em 18% em comparação com 2019, o preto manteve a sua popularidade como uma cor básica, devidoàsua versatilidade e potencial de design dramático.

“Efeitos e acabamentos que incorporam tons de preto possibilitam revelações artísticas na maneira como as cores mudam, destacando tons ocultos e adicionando um toque dramático às possibilidades oferecidas por novos pigmentos e acabamentos desenvolvidos dentro desta família de cores”, disse Yeomans.

Globalmente, uma ligeira diminuição na popularidade da cor prateada foi contrabalançada por um aumento correspondente nas preferências pelo cinza. Os tons prateados apresentaram uma queda de 15% nas montagens de automóveis em 2019 para 12% em 2020. Os tons de cinza aumentaram de 10% para 12% durante o mesmo período.

A PPG prevê que o cinza continuará a ser uma cor básica popular para estilistas automotivos que continuam a seguir em frente, motivados pelo ressurgimento de materiais de concreto e pedra e pelo apelo contínuo de tons de cerâmica e metal. A paleta do cinza deve mudar para os tons mais quentes com influências marrons, enquanto os tons cinzas azulados devem manter a sua tendência.

A influência da natureza será aparente nos estilos em prata, que devem avançar também, de acordo com especialistas do PPG. Tons mais quentes e mais orgânicos refletirão ainda mais os gostos do consumidor atual, ao mesmo tempo que se alinham com a natureza altamente compatível dos tons muito claros, incluindo os brancos, com as novas tecnologias de radar e do LiDAR.

Como a PPG reveste mais superfícies do que qualquer outra empresa e suas cores de tintas são vendidas em mais de 70 países, o desenvolvimento das tendências de cores é um esforço global e intercultural. A colaboração com base em fatos entre mais de 20 especialistas em cores da PPG gera as tendências de cores da empresa e as preferências do consumidor, resultando em uma voz unificada na direção das cores.

Os estilistas de cores da PPG do mundo inteiro se especializam em setores que incluem os eletrônicos de consumo, arquitetura, automotivo e aeroespacial. Estes especialistas estudam a mentalidade do consumidor, as tendências dos materiais de construção, as preferências de bem-estar e muito mais para selecionar uma previsão de cores selecionadas que ressoe e reflita as atitudes atuais do consumidor e englobe culturas, regiões e mercados.

NOTA DO EDITOR: para mais informações sobre o relatório de popularidade das cores automotivas da PPG, acesse news.ppg.com/2020automotivecolor. Para obter mais informações sobre as tendências de cores de revestimentos arquitetônicos da PPG, acesse news.ppg.com/2021colortrends.

PPG: WE PROTECT AND BEAUTIFY THE WORLD™

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e fornecer as tintas, revestimentos e materiais especiais nos quais nossos clientes confiam há 135 anos. Com dedicação e criatividade, solucionamos os maiores desafios de nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, atuamos e inovamos em mais de 70 países e em 2020, reportamos vendas líquidas de US$ 13,8 bilhões. Atendemos clientes nos setores de construção, produtos de consumo, mercados industrial e de transporte e pós-venda. Para saber mais, acesse www.ppg.com.

We protect and beautify the world é uma marca comercial e o logotipo da PPG é uma marca registrada da PPG Industries Ohio, Inc.

CATEGORIA Revestimentos automotivos OEM

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


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Fonte: BUSINESS WIRE

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