Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
24/02/2021 às 14h44min - Atualizada em 25/02/2021 às 00h00min

Como ter uma mentalidade criativa nos negócios

Descanso, curiosidade e socialização estão entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da habilidade

SALA DA NOTÍCIA Ana Laura Souza

Atualmente, a inovação é vista como um sinônimo de sobrevivência dos negócios. Inclusive, uma pesquisa idealizada pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em 2019, identificou que 44% dos executivos indicam que as atividades com caráter inovador correspondem por mais de 20% do faturamento de suas empresas. No entanto, para ter um mindset capaz de se diferenciar da concorrência é necessário ter criatividade. 

“Na prática, a criatividade é a base de uma empresa. Um negócio de sucesso é feito a partir de boas ideias que chegam para solucionar um problema ou aprimorar o que já existe no mercado. Portanto, deve ser uma habilidade alimentada constantemente entre os empreendedores”, diz Rodolfo Gomes, cofundador da PPT GO, startup de tecnologia com foco em apresentações de alto impacto e vídeos interativos. Para quem deseja otimizar ou começar a desenvolver uma mentalidade criativa, o executivo lista algumas dicas.

Permita-se 
Atire a primeira pedra aquele que nunca rejeitou uma ideia por medo de errar ou de julgamentos. Mas essa é uma atitude que precisa ser trabalhada porque a criatividade surge a partir da liberdade de pensamento. Ou seja, longe de bloqueios. Uma boa ideia é acompanhada, muitas vezes, de tentativas e associações, então, é preciso permitir-se criar. 

Saia da rotina 
A vida no piloto automático contribui para a formação de ideias padronizadas. Portanto, o ideal para a geração de insights é procurar sair da rotina. Aqui, é válido tanto uma viagem como pequenas mudanças nos hábitos diários, como, por exemplo, uma nova maneira de realizar uma tarefa ou simplesmente ouvir um tipo de música diferente do usual. 

Socialize 
Muitas vezes acreditamos que para ter uma ideia estratégica é necessário concentração. Mas, na verdade, a criatividade também vem por meio de momentos descontraídos. Neste caso, ao entrar em contato com outras pessoas, é possível enxergar uma questão sob novas perspectivas. Para que isso aconteça, basta deixar os ouvidos atentos e priorizar trocas com colegas de profissões diferenciadas. 

Seja curioso
Uma ideia criativa que faça sentido depende de repertório. Portanto, é fundamental manter-se curioso, a fim de expandir essa base de conhecimento. 

Descanse 
É difícil a criatividade manifestar-se em um ambiente de pressão. Desta maneira, é imprescindível que, de tempo em tempo, ao longo do dia, tenha uma pausa no trabalho. Nessas horas, uma ótima alternativa é realizar algum hobby, o que contribui para a leveza mental e, consequentemente, seus insights. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
17.9%
0%
7.1%
7.1%
0%
0%
3.6%
0%
0%
3.6%
10.7%
0%
0%
0%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp