Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
16/03/2021 às 12h21min - Atualizada em 17/03/2021 às 00h00min

Dono de imóvel financiado paga mais do que deveria, afirma advogado

André Z. Baptista orienta o consumidor a "consultar um especialista no assunto antes de assumir uma dívida que pode perdurar por 5, 10 ou 20, certo que a solução está na matemática financeira".

SALA DA NOTÍCIA Eduardo Negrão
https://estadodoparana.com
Assessoria

 "Quem tem imóvel financiado, está pagando mais do que deveria". A afirmação é do advogado André Z. Baptista, mestre pela PUC-SP, que já atuou como professor de graduação e pós-graduação em diversas universidades, e é sócio fundador do Rocha e Baptista Advogados.

Segundo Baptista, as distorções nos cálculos de juros e nas amortizações em financiamentos de imóveis realizados diretamente com as construtoras são recorrentes da utilização de sistemas de amortização que cobram juros compostos.

O advogado orienta o consumidor a "consultar um especialista no assunto antes de assumir uma dívida que pode perdurar por 5, 10 ou 20, certo que a solução está na matemática financeira".

André Baptista pertence a um grupo de economistas, matemáticos e peritos judiciais, 'Os Gaussianos', que questionam frontalmente as premissas para cálculos de juros no Brasil e até mesmo o ensino da matemática financeira nos cursos universitários. 

No entender do grupo, essas distorções no ensino são uma das razões dos juros praticados no Brasil estarem entre os maiores do mundo. O nome do grupo é inspirado no matemático e físico alemão Carl F. Gauss, falecido no século XIX, conhecido como o príncipe da matemática.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp