JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
23/03/2021 às 16h36min - Atualizada em 23/03/2021 às 17h20min

Flacidez: o que é e quais são as suas causas?

Dermatologista esclarece ainda como tratar o problema e aponta os procedimentos indicados em cada região do corpo

DINO
https://clinicavaleriacampos.com.br/

A flacidez é a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como oscilação de peso e falta de exercícios físicos. Segundo a Dermatologista Valéria Campos não há um fator único e específico que cause a flacidez. "O próprio tempo é uma causa, após os 25 anos começamos a perder colágeno e fibras elásticas, isso já é o começo da flacidez. Mas isso pode ser amplificado por fatores como maus hábitos alimentares e com a falta de exercícios físicos", explica a médica.

A flacidez corporal pode ser uma flacidez muscular ou flacidez da pele, podendo também ser uma associação das duas

Flacidez Muscular

A anatomia feminina é integrada por curvas e consistências, que são fornecidas pelos músculos. O formato da coxa ou a projeção do glúteo são consequência de massa muscular bem desenvolvida e com tonicidade, estado de contração muscular em repouso, que dá um aspecto de firmeza. A sua diminuição é chamada de flacidez muscular. "Nenhum remédio oral é capaz de aumentar a massa muscular ou a tonicidade sem exercícios associados", reforça a Dra. Valéria.

Flacidez da pele

É a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como falta de exercícios físicos, alterações constante de pesos ou mesmo o envelhecimento. A pele geralmente está sobreposta ao músculo e acompanha a tonicidade do mesmo. Se o músculo está flácido, a pele também parece flácida. " Da mesma maneira se a pele está flácida e o músculo tonificado, o resultado não é o desejável, no entanto a flacidez não é tão evidente. A pele tem um tecido e o músculo é outro", explica.

Fatores de risco

Estão mais suscetíveis a flacidez, a "maturidade"(mais de 50 anos na mulher e 60 anos no homem), porque ocorre perda muscular e aumento de gordura. Os idosos também produzem menos colágeno e fibras elásticas que são as fibras mais importantes da tonicidade da pele. Outro fator de risco são as dietas muito restritivas para perda de peso e cirurgias que promovam perda de peso rápida. O sol, cigarro e a falta de exercícios aparecem como fatores de risco importantes, assim como o estresse e a falta de sono.

Como prevenir a Flacidez

O alimento é a base para a formação dos tecidos e o exercício físico é necessário para manter a fibra muscular tonificada. O consumo de proteínas é importante. No caso de pessoas vegetarianas, elas devem ter ajuda de uma nutricionista para evitar a flacidez. "É importante lembrar que manter a irrigação da pele também é muito importante. O uso diário do filtro solar, mesmo em dias nublados, ajuda a evitar a flacidez na pele", completa Dra. Valéria.

Tratamentos mais eficientes contra a flacidez

Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é precoce, o ideal é fazer uma profilaxia, iniciando logo após os 30 anos. A principal novidade hoje é a HIFEM - High Intensity Focused Electromagnetic um tipo de tratamento não invasivo. O HIFEM é um tecnologia eletromagnética focalizada, de alta intensidade que induz contrações supra-máximas nos músculos, impossíveis de conseguir com contrações voluntárias. Ao contrário da estimulação elétrica, o HIFEM penetra profundamente no tecido e, portanto, afeta os neurônios motores mais profundos. A estimulação elétrica funciona com base na carga elétrica corrente entre os eletrodos e, como tal, a corrente permanece na superfície. O HIFEM penetra muito mais profundamente e pode ser usado para um tratamento mais individualizado já que usa uma faixa específica. "O músculo responde com uma profunda remodelação da sua estrutura interna que resulta num aumento de massa muscular e em gorduras queimadas", destaca.

Outros tratamentos

Para tratar a Flacidez de pele são indicadas as seguintes tecnologias:
• US Focado
• Radiofrequência
• Infravermelho
• Laser fracionado não ablativo
• Drug delivery (laser ablativo para facilitar a absorção de medicamentos)
• Bioestimaladotes (Injeção de ácido polilatico ou hidroxiapatita de Calcio)
• Cirurgia (casos extremos e graves)

"Para a Flacidez muscular a indicação são aparelhos de estimulação muscular artificiais que são capazes reverter a flacidez muscular, mas só são eficientes enquanto utilizados. O ideal mesmo é realizar exercícios" acrescenta a doutora.

O que funciona e o que não funciona para Flacidez

1- Os cremes para enrijecer a pele funcionam?
Cremes para flacidez não funcionam, pois não tem absorção suficiente.

2- Tomar colágeno pode ajudar a melhorar o aspecto da pele?
Imaginar que o colágeno ingerido vai todo para a pele é no mínimo ingênuo e equivale a imaginar que ao ingerir proteína seu músculo já cresce! Na vida real a ingestão de colágeno é mais vantajosa para as pacientes que tem baixa ingestão de proteínas, como é o caso das vegetarianas. Na minha experiência tenho visto resultados melhores na ingestão de moléculas precursoras do colágeno, quando associadas a alguma forma de tratamento de flacidez, como é o caso da radiofrequência, infravermelho ou ultrasom focado!

3- Que exercícios podem ser feitos para amenizar a flacidez?
O melhor é a musculação. No entanto a associação de atividade aeróbica (Natação, Andar-Correr, Bicicleta Ergométrica) e Anaeróbica ( Musculação) é a mais indicada. A estimulação muscular eletrônica é utilizada no tratamento, enquanto os exercícios estão sendo iniciados, o ideal é ter uma rotina de exercícios que deve ser mantida para sempre a fim de se manter os resultados.

4- Qual a eficiência de nutricosméticos - no caso, balas com colágeno?
As balas não contem somente colágeno, mas sim vitaminas que são essenciais na manutenção e saúde da pele (é quase um cápsula multivitamínica). "Mas temos que tomar muito cuidado pois o excesso de vitaminas é mais prejudicial que a falta, e as mesmas só devem ser ingeridas após aprovação de uma nutróloga ou nutricionista", finaliza a médica.

Mais informações: www.ageimagem.com.br



Website: https://clinicavaleriacampos.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp