JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
25/03/2021 às 16h24min - Atualizada em 25/03/2021 às 17h20min

O ator e diretor Abílio Tavares é o convidado para o bate-papo aberto ao público com os selecionados do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia-MG

O encontro será transmitido ao vivo, no dia 28 de março, no YouTube.

DINO
https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw
Ator Abílio Tavares em cena

Dentro da Programação do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia-MG, que será realizado entre os dias 26 e 31 deste mês, um bate-papo virtual promete reunir artistas e público, no dia 28, às 19 horas, no YouTube. Todos os artistas selecionados para participarem do Festival estarão presentes numa live, que contará com a presença do ator e diretor de teatro, Abílio Tavares, uberlandense que reside na cidade de São Paulo-SP.

O encontro tem como objetivo falar sobre o desafio de criar e produzir arte em plena pandemia da Covid-19. "A nossa ideia é realizar uma integração entre os selecionados e também ouvir a experiência do nosso convidado Abílio Tavares", destaca uma das organizadoras do festival, atriz e cofundadora do Grupontapé, tradicional companhia de teatro de Uberlândia-MG que realiza do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia com a Escola Livre do Grupontapé.

Segundo Katia Bizinotto, a expectativa deste bate-papo é excelente. "Nós convidamos o Abílio Tavares para estar conosco, por ser um profissional natural de Uberlândia, mas que ganhou reconhecimento em outros estados brasileiros, e atualmente está com um espetáculo virtual, com sessões ao vivo, pelo YouTube. Um exemplo de profissional que se reinventou para continuar fazendo teatro neste período de pandemia no país", destaca.

O espetáculo que Abílio Tavares apresenta na internet é Todo Mundo quer Ser Dona Margarida (?) no canal A Dona Margarida Oficial, sempre aos sábados e domingos, às 20 horas. A temporada finaliza no dia 28 de março.

Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário que chega para preparar os alunos para o temido exame de admissão ao ginásio, segundo ela, a "prova mais terrível de quantas já fizeram até hoje". Escrita em 1971, a peça combina elementos intensamente cômicos com elementos dramáticos. Essa releitura online que estreou em 2020 é o sétimo reencontro de Abílio Tavares, desde 1980, com o texto Apareceu a Margarida, agora com a direção do jovem estreante diretor Nicolas Iso.

Nesta montagem, o ator Abílio Tavares nomeou a peça como Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?) por flagrar nela uma espantosa atualidade. "Passados 50 anos, é como se a peça estivesse retomando a mesma força de quando foi escrita. A alteração no nome foi para enfatizar que hoje há muitas Margaridas autoritárias protagonizando a cena nacional", reforça.

O ator também destaca que o título faz uma referência ao sucesso do espetáculo na história da dramaturgia brasileira, visto que ele recebeu mais de 400 montagens traduzidas para cinco idiomas em mais de trinta países. "De certa forma esta nova montagem da Margarida abre o cinquentenário da peça, que será comemorado em setembro de 2021", destaca Abílio. O projeto tem direção de Nicolas Iso, pesquisa pedagógica de Paula Zurawski e consultoria sobre direção de arte de Marco Lima.

Festival Cenas Curtas

O 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia foi realizado em duas etapas pela primeira vez: uma municipal e outra estadual.

Com a classificação do estado de Minas Gerais na "onda roxa" da pandemia da Covid-19, todas as apresentações serão virtuais, transmitidas pelo canal do Grupontapé no YouTube, sempre às 19 horas.

O objetivo do projeto é um estímulo à criação e a difusão das artes cênicas no estado de Minas Gerais. Segundo a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto em 2020 com os recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PMIC e patrocínio de algumas empresas da cidade, foi divulgado o edital apenas para os artistas de Uberlândia, e com a Lei Aldir Blanc o Grupo pode estender o projeto para todo o estado e privilegiar os artistas mineiros. "Nós já inovamos as nossas ações ao longo de 2020, levando-as para as plataformas digitais. É uma estratégia que tem dado certo e, pelo menos, mantém-nos em atividade. Portanto, o nosso tradicional Festival de Cenas Curtas, que era realizado em Uberlândia, agora também será em nível estadual, virtualmente, confirmando o nosso propósito de fomentar a cultura e a arte na sociedade, gerando oportunidade para que outros grupos e artistas também permaneçam fazendo arte", destaca.

Etapas

As atividades da etapa local, que tem o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Uberlândia, com o patrocínio das empresas locais: Instituto Alair Martins, Hotel Villalba e Ética Conservação, serão realizadas nos dias 26 e 27 de março, e marcarão as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. "Nós sempre celebramos essa data, com manifestações, teatro, cortejos etc. Neste ano, com a pandemia, não poderíamos deixar passar em branco. O Dia Mundial do Teatro será celebrado com os artistas, público de Uberlândia e de todo país, já que as apresentações do Festival serão na internet, abertas para qualquer pessoa conectada à rede", salienta Katia Bizinotto.

Já as atividades da etapa estadual contam com os recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020) em âmbito do Estado de Minas Gerais, e as apresentações serão realizadas de 28 a 31 de março. Além das Cenas Curtas, o Festival contemplará também quatro oficinas gratuitas, que foram selecionadas no projeto, e que serão realizadas entre os dias 28 a 31. São elas: Oficina - Voz e qualidade de presença do atuante, com Maria Lyra; Oficina - Composição e criação de canais de YouTube - renda passiva para grupos de Teatro, com Call Oliver; Questões dramatúrgicas para o teatro na internet, com Marcos Coletta, e Frases corporais de apartamento, com Juliana Nazar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/xdknhJt1qH8Kexeh9.


Serviço 01:

O quê: Bate-papo virtual com os artistas do 9º Festival Cenas Curtas
Quando: 28 de março
Horário: 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube

Serviço 02:
O quê: 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia
Quando: 26 a 27 - Etapa Municipal
28 a 31 - Etapa Estadual
Horário: Sempre às 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Inscrições oficinas: https://forms.gle/xdknhJt1qH8Kexeh9



Website: https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp