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29/03/2021 às 12h15min - Atualizada em 29/03/2021 às 14h30min

Pizzaria aposta em digitalização e novas ferramentas de delivery para alavancar as vendas

Com respaldo da tecnologia, Pizzaria Vallença teve crescimento nos pedidos e contratou novos funcionários

SALA DA NOTÍCIA Jessâmine Barbosa Batista Nakagawa
Divulgação
Um dos setores que mais vem sofrendo com a crise gerada pela pandemia é o de bares e restaurantes. O toque de recolher, restrição de clientes dentro do estabelecimento e até o lockdown, tornaram ainda mais difícil a sobrevivência do setor.

Segundo contas da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mais de 50.000 estabelecimentos do ramo fecharam no Estado de São Paulo desde o início da pandemia.  Já a ANR (Associação Nacional de Restaurantes), estima que 84.000 pessoas, também do Estado, perderam o emprego no setor.
Antes da pandemia, em Leme, interior de SP, a Pizzaria Vallença – conhecida por ser tradicional na cidade e atender toda a região - atuava com o delivery, contudo, mais de 50% do faturamento era sustentado pelo público in loco.

Quando os dias de restrições chegaram, a preocupação tomou conta do ambiente. "Nós discutíamos quantos porcento o faturamento da empresa iria cair”, comenta Thiago Felipe Franzin, 29 anos, gerente do local. “Ficamos bem apreensivos. Além de tudo, queríamos manter o emprego dos nossos funcionários, então começamos a buscar opções que nos mantivessem ativos no mercado”, explica.

Inovação e desenvolvimento

Assim, Thiago conta que a alternativa adotada foi de profissionalizar o gerenciamento de todos os processos da pizzaria e utilizar novas ferramentas com foco na potencialização do delivery.

“Sempre utilizamos um sistema simples de gestão, mas atendia de forma rasa nossos problemas”, descreve. “Com o cenário, procuramos um programa completo, integrado e que nos desse muitas informações. Chegamos ao Programa Consumer. Desde então, percebemos uma melhora no controle. É um sistema que ajuda em muito no funcionamento, tem relatórios bem detalhados e que analisam mês a mês as vendas”, justifica.

O Programa Consumer, criado pela startup Consumer, é um sistema de gestão com foco exclusivo  no setor de bares e restaurantes. Criado há 10 anos, a solução propõe funcionalidades inovadoras para todas as etapas de um negócio; e tem como principal diferencial, a integração de todas as frentes.

APP de entrega: salvação na pandemia

Logo que aderiu ao software, o primeiro passo, tomado há oito meses - assim como outros empreendedores do setor – foi de reforçar a presença da pizzaria em apps de delivery (no caso da Vallença, quatro no total) e, além disso, adotar um site e app de entrega, próprios da marca.

A estratégia, aliada a ações de marketing deu certo. “Conseguimos manter as vendas em alta, e ainda, aumentá-las. Inclusive, nosso app de delivery cresceu bastante. Hoje já estamos recebendo mais pedidos nele do que no próprio Ifood”, comenta, Franzin.

Delivery em alta

Um levantamento realizado pela Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores –  mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020.

O país foi responsável por quase metade dos números do delivery, 48,77%. Em seguida estão México e Argentina, com 27,07% e 11,85%, respectivamente. As previsões para 2021 são de mais crescimento e estimam um movimento de aproximadamente US$ 6,3 trilhões do delivery em todo o mundo até dezembro.
 

Aplicativos de delivery potencializam serviço; diferencial competitivo

A alta demanda pelo delivery exigiu ainda que restaurantes recorressem a diferenciais no serviço. Por isso, o gerente buscou aplicativos inovadores de delivery como diferencial competitivo diante do mercado.

Entre eles, um app de logística (Smart Delivery) que realiza um roteiro de entregas inteligente, cujo resultado otimiza o tempo de delivery em até 30%. Na outra ponta, um aplicativo (App do Entregador) que auxilia através da tecnologia todo o trabalho do motoboy! No caso, ao pegar os pedidos em mãos, o entregador faz a leitura do QR Code em um cupom que é anexado às embalagens. Imediatamente aparecerá no celular dele o endereço do pedido e a melhor rota para realizar a entrega. Além disso, o dono do
estabelecimento acompanha todo o trajeto dele até chegar à casa do cliente.


“Para melhorar a performance do meu delivery e transformar isso em uma boa experiência para o meu cliente, investi nesses recursos adicionais do programa. Esses aplicativos transformam toda a logística em algo bem encaixado e com menos tempo para concluir os pedidos Sério, isso é fantástico!” relata, Thiago.

Atualmente a pizzaria é líder de delivery na cidade e chega a fazer 700 entregas na semana. E se antes o medo era de despedir funcionários e cair o faturamento, com a iniciativa o estabelecimento registrou crescimento nas vendas de 15%, e precisou contratar dois novos colaboradores.

“Momentos difíceis como esse pedem medidas que de fato façam a diferença. No caso de donos de bares e restaurantes a tecnologia provou que pode nos ajudar, principalmente quando associada ao delivery. O brasileiro que ainda não usava o delivery, foi obrigado a usar e gostou. Esperamos que o consumo presencial volte aos poucos, mas o delivery irá continuar forte, por isso devemos apostar nessa frente”, finaliza.

Sobre a Consumer
A Consumer é uma empresa de São José do Rio Preto (SP), responsável pela criação do sistema “Programa Consumer”, cujo foco é voltado exclusivamente a bares e restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Com 10 anos de desenvolvimento, o sistema possui mais de 100 mil instalações no Brasil e é a solução com maior número de integrações ao Ifood. Além disso, é líder nacional em soluções para o segmento food service e parceiro do SEBRAE no projeto “Alimentação Fora do Lar”, com palestras e treinamentos em todo o país. Em constante evolução, a Consumer busca sempre o que há de melhor para os seus clientes. Oferecendo uma solução completa, estável, simples de usar e com ótimo custo-benefício.

https://www.programaconsumer.com.br
@programaconsumer

Informações para a imprensa
Poulsen - Assessoria de Comunicação
Contatos: poulsen.comunicacao@gmail.com(17) 99124- 9528 ; @poulsen.comunicacao
Jornalista: Jessâmine Barbosa
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