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30/03/2021 às 09h14min - Atualizada em 30/03/2021 às 10h20min

Especialistas ensinam como ler etiqueta e código do pneu na hora da compra

Etiqueta dos pneus conta com informações essenciais para os compradores

DINO
http://casagrandeautoshopping.com.br

Comprar um novo jogo de pneus para o carro tem seus segredos. É comum que motoristas não deem atenção a isso, preferindo adquirir o jogo mais barato encontrado em grandes hipermercados.

No entanto, não dar atenção para o pneu comprado tem consequências para o carro. E, em muitos casos, elas não são nada positivas.

"De fato, escolher o pneu errado pode trazer problemas para o carro. Para começo de conversa, cada pneu tem uma capacidade de carga. Se o modelo escolhido não for compatível com o veículo, o automóvel correrá sérios riscos de segurança", explica Mário Anderson, diretor comercial da Casa Grande AutoShopping , uma rede de loja de pneus e oficinas da Grande Florianópolis.

Além do risco de segurança em relação à capacidade de carga do modelo, existem outros motivos para ter atenção na hora de comprar um pneu. Isso porque cada produto conta com características específicas, que afetam drasticamente a qualidade da experiência de direção do automóvel.

"Sem a menor dúvida, dependendo do modelo de pneu comprado, a condução do carro pode ser mais ou menos confortável. Inclusive, alguns modelos podem ajudar a economizar combustível, já que forçam menos o motor. Portanto, existem muitos fatores a considerar", explica o especialista.

Para o consumidor, no entanto, todos esses fatores podem parecer itens demais a serem analisados. Por isso, as etiquetas dos pneus contam com as principais informações necessárias para o motorista.

Em 2018, um novo padrão de etiquetagem de pneus foi introduzido no Brasil. Esse padrão conta com três informações centrais sobre cada modelo: resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e emissão de ruído.

Cada pneu é avaliado pelo Inmetro em cada uma dessas categorias e recebe uma nota, que é impressa na etiqueta. Dessa forma, o motorista sabe mais ou menos o que esperar de cada produto antes de fazer a compra.

A resistência ao rolamento é um dos critérios mais focados pelos consumidores, pois influencia na eficiência energética do automóvel, como explica a seguir o diretor comercial da Casa Grande AutoShopping.

"Quanto mais resistente ao rolamento for um pneu, mais força o motor precisará fazer para que o carro se mova. Para gerar essa potência extra, o motor precisa queimar mais combustível e, dessa forma, emite mais gases poluentes. Por isso, um pneu com melhor classificação nesse quesito ajuda o motorista a economizar combustível", explica.

Já a aderência à pista molhada é um critério de segurança. Todo pneu conta com sulcos na sua banda de rodagem. A função desses sulcos é expelir a água que está na pista, permitindo mais aderência do pneu ao asfalto. Dessa forma, evita-se a aquaplanagem, que pode causar acidentes sérios. A avaliação de aderência à pista feita pelo Inmetro mede o quão bem aquele pneu lida com o excesso de água no asfalto. Quanto melhor a classificação, menor o risco de aquaplanagem.

Por fim, o terceiro critério de avaliação mede a quantidade de ruído emitido pelo pneu ao rodar. Essa classificação é importante para mensurar o conforto sonoro ao dirigir com aquele modelo de pneu.

Além desses três fatores classificatórios, ainda existem outros elementos que o consumidor deve ter em conta antes de comprar um jogo de pneus. O diretor comercial da Casa Grande AutoShopping explica.

"É essencial para o consumidor ficar atento ao código de medidas do pneu. Ele é composto por 5 dígitos, uma letra e mais dois dígitos, que informam elementos como largura da banda de rodagem, tipo de pneu e tamanho do aro. Esse código é importante pois cada modelo de carro trabalha com um tamanho mínimo e máximo de pneus. Se o consumidor comprar um modelo fora de proporção, pode ser que não consiga instalar o modelo. Ou, caso consiga, terá problemas sérios para dirigir", revela.

O código de medidas de um pneu é algo como 165/70 R13. Nesse caso, o pneu em questão é pequeno e indicado para carros populares de pequeno porte. É possível saber isso pela estrutura do código:

• 165: largura da banda de rodagem do pneu em milímetros;
• 70: altura da banda de rodagem do pneu em porcentagem da largura (ou seja, a altura equivale a 70% da largura);
• R: se o pneu é radial;
• 13: tamanho do aro em polegadas.

"Uma dica que damos a todos os clientes é olhar sempre o Manual do Proprietário do carro. Lá deve constar os tamanhos de pneus compatíveis com o modelo do automóvel. Dessa maneira, fica mais fácil para o consumidor escolher qual pneu comprar", explica Mário.

Portanto, um bom processo para comprar pneus seria filtrar as opções possíveis com base nas medidas compatíveis citadas no manual do proprietário. Entre essas alternativas, o motorista deve fazer uma triagem com base nas informações das etiquetas. Se ficar em dúvida entre alguns modelos, é possível escolher com base no preço ou em tecnologias específicas.



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