Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), em 2019 o Brasil produziu 756 mil toneladas de chocolate e desse montante o consumo foi de 749 mil toneladas. No 1° semestre de 2020 o consumo de chocolate nos lares brasileiros foi de 73%.
Vemos que o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de chocolate, porém, o chocolate é atrelado a relação com ganho de peso, e o torna um alimento que é proibido ou que devemos comer com remorso. Mas e se eu te contar que podemos consumir chocolate e que ele faz bem para saúde?
Mas primeiro vamos contar uma parte da história do chocolate.Existem vestígios do consumo de bebidas achocolatadas antes de Cristo.Essa bebida era a base da torrefação do cacau, o qual é um fruto do cacaueiro, planta nativa da América Central até a região tropical da América do Sul.As primeiras fábricas de chocolate datam de 1770 e o aperfeiçoamento das técnicas para a produção que conhecemos hoje em barras, tabletes, entre outras formas datam por volta de 1819. Desde então o cacau vem sendo utilizado em diversas preparações de chocolates com as mais variadas combinações.
Nos dias atuais temos chocolates com diferentes tipos, preparações, misturas e sabores. Dentre essas preparações a grande questão está na qualidade do chocolate que consumimos, e isso envolve as quantidades de cacau que estão presentes na preparação.
Um produto para ser considerado chocolate, de acordo com a legislação brasileira, necessita ter no mínimo 25% de cacau na sua composição. Os outros 75% podem variar conforme cada indústria que produz o chocolate, tendo diversos outros compostos, por isso é importante ler a lista de ingredientesantes de comprar. Quanto mais açúcar, gorduras e conservantes o chocolate tem, pior ele é para a saúde. Priorize os chocolates que tenham quantidades maiores de cacau.Partindo disso, temos chocolates com diferentes porcentagens, sendo o 50% cacau o chocolate meio amargo e o 75% o amargo, mas essa porcentagem pode variar conforme os fabricantes.
Vamos aos benefícios do cacau:
Ele é uma fonte de polifenóis e entre eles temos as catequinas e epicatequinas, que possuem as suas propriedades antioxidantes, que são relacionadas ao combate dos radicais livres que podem ser prejudiciais à saúde com o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares entre outras.
Em 100 gramas de chocolate temos 1664 mg de polifenóis, temos uma sugestão de consumo diário de 250 a 400mg desses compostos, ou seja, o chocolate contém mais do triplo da quantidade, por isso o consumo se torna benéfico.
Mas não por isso podemos exagerar, primeiro temos que escolher um chocolate mais rico em cacau, e o consumo é diário nesse caso para ter benefícios a longo prazo. Claro que o contexto do chocolate é dentro de uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.
Por isso nessa Páscoa, pode consumir seu chocolate tranquilamente, mas não precisar comer tudo de uma vez, consuma um pouquinho de cada vez e claro procure um chocolate mais rico em cacau para comer sem culpa e com moderação. *Alisson David Silva, nutricionista, pós-graduado em nutrição esportiva, mestre em alimentação e nutrição e atualmente doutorando em ciências farmacêuticas.