27/12/2018 às 16h44min - Atualizada em 29/03/2019 às 21h12min

Quer isenção de IPVA? Então corra que o prazo encerra na segunda, 31

A isenção do tributo, segundo a advogada Danielle Bitetti, será concedida para apenas um único veículo de propriedade da pessoa que se enquadre nas condições.

DINO
http://www.dino.com.br/releases/quer-isencao-de-ipva-entao-corra-que-o-prazo-encerra-na-segunda-31-dino890187677131


Estudos do IBGE mostram que 23,9% da população brasileira declaram ter ao menos um tipo de deficiência - visual, auditiva, motora, mental e intelectual são as mais apontadas.

Não por acaso, cresce a cada dia o número de agências especializadas em assessorar estas pessoas, e garantir seus direitos, seja em uma vaga de emprego ou até na compra de carros com desconto.

No Estado de São Paulo, um dos estados que mais avançou nesse campo, o benefício de isenção de IPVA para deficientes, previsto no inciso III do artigo 13 da Lei 13.296/2008, foi ampliado.

Agora, pessoas com deficiência visual, mental (severa ou profunda) e autistas também serão favorecidas com a isenção, que antes era apenas válida para deficientes físicos.

Danielle Bitetti, advogada do escritório Porto & Bitetti, explica que "a ampliação foi aprovada para que estas pessoas possam ter acesso à isenção por meio de alguém que dirija por eles. Isto é importante para o exercício da cidadania, que envolve poder se locomover livremente e realizar suas atividades diárias".

O IPVA, que todo dono de automóvel paga a partir de janeiro, é um imposto estadual, cobrado anualmente. Sabendo disto, a isenção do tributo será concedida para apenas um único veículo de propriedade da pessoa que se enquadre nas condições.

A Lei também estabelece o limite de valor do automóvel em R$ 70 mil, para, segundo Danielle Bitetti, evitar que veículos de luxo sejam comprados com isenção.

Como funciona?

Você já deve ter notado lojas físicas ou até mesmo recebido abordagens de empresas que oferecem assessoria nesta área para pessoas com algum tipo de deficiência, não é mesmo? Mas é importante saber que o processo de solicitação da isenção é eletrônico, para facilitar o acesso.

Para veículos novos, segundo a advogada Daniele Bitetti, "o pedido deve ser efetuado em até 30 dias a partir da data de emissão da nota fiscal de compra".
Já para carros usados, a solicitação deve ser realizada antes da data do fato gerador do imposto, ou seja, para usufruírem da isenção de IPVA em 2019, você precisa correr: a solicitação deve ser realizada até segunda, dia 31 de dezembro.

"De maneira geral, as exigências necessárias para a isenção de IPVA são as mesmas vigentes para a aquisição de veículo novo com isenção do ICMS e incluem a necessidade de um laudo médico que ateste a deficiência", comenta a especialista.

Poder se locomover pela cidade é um direito de todo cidadão. A isenção traz justiça aos deficientes, pois facilita o acesso ao trabalho e atividades de lazer, garantindo a experiência humana dentro do município.

Quem Somos

O escritório Porto & Bitetti oferece assessoria completa, tanto preventivamente quanto no âmbito do Poder Judiciário e da Administração Pública, em todos os Estados do Brasil e graus de jurisdição.

Atende pessoas físicas e jurídicas nas seguintes áreas do direito civil:
Atuação especializada em questões cíveis litigiosas de caráter indenizatório (danos morais e/ou materiais), responsabilidade civil, lucros cessantes, perda de uma chance, disputas imobiliárias, ações de cobrança, ações contra seguradoras, ações monitórias, execuções, disputas contratuais, descumprimento contratual e prestação de serviços.

Contato
Danielle Bitetti
Porto & Bitetti Advogados Associados
Av. Giovanni Gronchi, 1294 - Morumbi, São Paulo/SP
Tel: (11) 95580.8791

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

48.4%
32.6%
0%
4.2%
3.2%
2.1%
0%
1.1%
0%
1.1%
1.1%
4.2%
1.1%
0%
1.1%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp