JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
01/09/2020 às 22h06min - Atualizada em 01/09/2020 às 22h02min

Livros infantis e as lições para a vida

Marcus Barreto e Rita Machado
Fonte: submarino.com.br
Muitas vezes o primeiro contato que tivemos com literatura se deu através dos livros infantis. Quantos de nós tivemos o sono embalado pela narrativa fantástica das estórias contadas por nossos pais?

Além de despertar o lado lúdico, esses livros fazem com que o gosto pela leitura também seja desenvolvido. Sem contar as muitas lições que são incutidas nas mentes desde a infância, a exemplo da obediência aos pais. Quem já ouviu ou leu a famosa estória de Chapeuzinho Vermelho deve ter percebido que nas entrelinhas tudo que ocorreu com ela foi por não ter obedecido as orientações da mãe.

Se fizermos uma rápida pesquisa, veremos que no caso dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm eles fizeram uma compilação de vários folclores germânicos e que, originalmente, tinham tons mais sombrios e sem finais felizes. Até porque a ideia original não era criar contos infantis. Exemplo: aquilo que ficou conhecido como Cinderela o nome era Aschenputtel, os desejos eram realizados não por uma varinha mágica, mas por uma avelã que crescia no túmulo da sua mãe e regada com lágrimas. E por fim, na tentativa de calçar o sapatinho de ouro (não de cristal), as irmãs de Aschenputtel (Cinderela) desmembram seus pés. Uma arranca o dedão e a outra corta parte do calcanhar.

Inicialmente os contos foram publicados de maneira a manter a tradição tal qual foram contados. Porém, posteriormente, Wilhelm expandiu a prosa e modificou o enredo, atenuando o tom mais sombrio e tornando-os mais acessíveis para as crianças.

Da mesma forma os gibis (ou hq’s) também tem sua importância. Se hoje vemos filmes de heróis batendo recordes de bilheterias ou impactando por sua representatividade (como Pantera Negra, por exemplo), foi porque todos eles nasceram dos gibis da Marvel, DC Comics e outras. Sem contar os nacionais como A Turma da Mônica, com incontáveis personagens criados por Maurício de Sousa.

Manter essa veia lúdica é necessário, ainda mais em tempos de internet, redes sociais e afins. Estar “on line” quase que o tempo inteiro toma o tempo de qualquer um. Claro que uso da internet trouxe vantagens, mas é necessário ter tempo para as coisas fora do mundo digital e a leitura ajuda no desenvolvimento intelectual, a escrita, o pensamento crítico.... Se fala muito em inversão de valores e alguns desses valores “perdidos” estão justamente nesses contos. Então estimulem seus filhos seja lendo, seja incentivando-os a ler.

Na live de hoje a pré-candidata a vereadora Rita Machado tocou nesse assunto e faço um convite para visitarem o perfil oficial da Rita Machado (@_ritamachadooficial), assistam e participem das lives e entrem em contato diretamente com ela pelo canal "Fale comigo" ou também pelo direct.  Todos(as) são bem-vindos(as)! 

Fonte de pesquisa: HERNÁNDEZ, Isabel. Contos de fadas dos irmãos Grimm nunca foram feitos para crianças. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2019/10/contos-de-fadas-irmaos-grimm-criancas-cinderela-branca-de-neve-folclore-alemanha>. Acessado em: 01 set 2020.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp