JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
19/09/2020 às 00h15min - Atualizada em 19/09/2020 às 00h11min

Gerência do lar

Marcus Barreto e Rita Machado
Fonte: Google
Graças a movimentos feministas, conquistas individuais e mudança de pensamento, as mulheres têm galgado cada vez mais posições na sociedade e também igualdade salarial e de oportunidades no mercado de trabalho.

Porem, ainda é uma realidade para muitas o fato de terem a responsabilidade de gerenciar o lar, transformando esse gerenciamento numa espécie de jornada dupla. E mesmo aquelas que optaram ou foram forçadas a abdicar da profissão, o fato de ser “do lar” não faz dessa jornada algo mais light.

Ser “do lar” muitas vezes é visto como algo depreciativo, como se as atividades exercidas ali não fossem merecedoras de maior atenção. É um trabalho quem muitas vezes não tem horário para terminar. Começa cedo, de madrugada até, tendo que acordar os filhos, fazer café ou mesmo o almoço para o companheiro levar, inclui também limpeza da casa, idas ao mercado, às vezes levar e pegar os filhos no colégio, lavar roupa, por o café ou a janta e ainda dar atenção a todos.

Quem trabalha fora realiza boa parte desses serviços, configurando uma verdadeira jornada dupla. Mesmo nos lares em que há ajuda de diaristas, por exemplo, a rotina ainda é pesada e cansativa. Ainda bem que aos poucos, a mentalidade de muitos homens está mudando. Muitos são companheiros na acepção da palavra e realmente ajudam nas tarefas domésticas, o que não é favor ou um ato louvável. É apenas algo óbvio, já que todos convivem sob um mesmo teto e sendo assim, nada mais justo repartir as tarefas.

E para aquelas pessoas que desenvolvem uma relação de emprego no âmbito doméstico, ou seja, aqueles que prestam serviços de maneira contínua à pessoa ou a família, de maneira onerosa e por mais de dois dias na semana, são considerados trabalhadores domésticos, conforme lei complementar n° 150.

Estes também são fundamentais no gerenciamento do lar, pois seja como doméstica, motorista, cozinheira ou qualquer outra função nessa área, todos ajudam a manter uma dinâmica dentro daquele ambiente. Como já foi dito em outro post, todas as atividades laborais são importantes. E com certeza isso se aplica aos trabalhadores domésticos.

Aproveitando o fato de que Rita, como milhões de brasileiras, tem sua rotina de gerenciamento do lar, deixo o convite para todos visitarem o perfil da pré-candidata Rita Machado no instagram, que é o @_ritamachadooficial, assistam e participem das lives que ela realiza diariamente ou ainda entrem em contato com ela pelo canal “fale comigo” ou pelo direct. Quem quiser conhecer o perfil de Rita, também pode acessar aqui: https://jbnbahia.com.br/coluna/205/pre-candidatura-a-vereadora.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp