JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
23/05/2019 às 10h43min - Atualizada em 25/05/2019 às 00h00min

Encontro debate a educação contemporânea por um olhar global

Programa de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil realiza encontro nacional de escolas públicas e privadas em Ouro Preto

DINO
http://www.peaunesco.com.br
Myriam Tricate, coordenadora nacional da Rede PEA UNESCO.

Em setembro, a histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, será a sede de um importante palco de discussões e debates sobre a educação. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, ocorre o Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O PEA é um programa da UNESCO desenvolvido a escolas de educação básica em todo o mundo, com 11 mil escolas em 182 países.

Pesquisadores, gestores e educadores de várias partes do país vão se reunir na cidade eleita Patrimônio Cultural da Humanidade para compartilhar boas práticas de formação de valores da UNESCO, como a educação para o desenvolvimento sustentável, a cultura da paz, inovação e cidadania global, e temas como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://www.peaunesco.org.br.

As várias palestras programadas terão estudiosos de relevo. Em uma delas está o filósofo, historiador e psicólogo Daniel Munduruku, escritor pertencente a etnia indígena mundurucu e Doutor em Educação pela USP, na seção "Todas as línguas do mundo". Nesse dia, vários colégios indígenas contarão um pouco de suas vivências e experiências com a Rede PEA UNESCO.

Indo das raízes para o futuro no mesmo dia, Miguel Thompson, Diretor Executivo do Instituo Singularidades, vai falar sobre a inovação na formação dos professores para a educação no século XXI.

Outros temas interessantes serão debatidos com outros especialistas ao longo do evento, como o trabalho e a liderança, a educação criativa e a escola em tempos de fake news. Os dias do evento terão um encerramento marcante com apresentações da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto e o Clube da Esquina, com Murilo Antunes, Telo Borges, Bárbara Barcellos e Flávio Venturini.

Myriam Tricate, coordenadora nacional da Rede PEA Unesco, explica que como todos os eventos, este também terá marcas muito próprias. "Será um encontro cheio de surpresas e momentos emocionantes com apresentações culturais cheias da sensibilidade mineira. Os encantos de Ouro Preto também trazem consigo desafios inerentes de logística. Assim, será nas pequenas e charmosas pousadas locais e caminhando por dentro da história que as escolas da UNESCO vão fazer um evento único nesta cidade, mundialmente conhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade".

O PEA UNESCO é uma rede global criado em 1953 e forma no Brasil uma comunidade de aprendizagem e troca de conhecimento entre escolas públicas e privadas. O Brasil possui a segunda maior Rede PEA UNESCO do mundo, com 583 escolas associadas, reunindo cerca de 550 mil alunos e 42 mil professores. Há ainda 280 escolas candidatas.

O objetivo é difundir os princípios da UNESCO, como construir a cultura da paz, promover o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. Para 2019, os temas de trabalho proposto para as escolas são, em especial: o Ano Internacional das Línguas Indígenas, Educação para as Mudanças Climáticas, o Ano Internacional da Tabela Periódica, patrimônio material e imaterial, a Década Nacional dos Afrodescendentes e o ano internacional da moderação.

A Rede PEA UNESCO oferece a seus membros uma oportunidade de vivenciar uma troca de experiências entre as escolas, como propostas, ideias, recursos, conhecimentos e boas práticas, em escala regional, nacional e mundial. E além disso, carrega consigo características importantes da identidade nacional: a representatividade da rica diversidade sociocultural do Brasil, com escolas indígenas, quilombolas, rurais, além de grandes escolas públicas e particulares de todo o país.

Uma vez associada, a escola se caracteriza como um laboratório de ideias para promover novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos valores e prioridades da UNESCO. Além disso, a escola abre suas portas para o mundo: as escolas associadas participam de concursos e projetos globais, com a possibilidade de agregar conhecimento a partir de uma visão internacional sobre a educação contemporânea. Em um estudo feito com gestores de escolas membros do programa, 91,2% dos entrevistados afirmam textualmente que fazer parte do programa mudou a escola para melhor.

A adesão ao programa é aberta a todas as escolas públicas ou privadas de educação básica e instituições de formação de professores. Por meio de uma inscrição online, os candidatos passam por uma avaliação pelos membros da coordenação nacional e internacional do PEA UNESCO. Para saber mais detalhes e dar início ao processo de adesão, os interessados devem acessar o site www.peaunesco.com.br e preencher o formulário disponível no portal, na aba "Como Fazer Parte". É possível também conferir a lista de escolas associadas ao programa.

A programação do evento também pode ser conferida no site.



Website: http://www.peaunesco.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp