JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
14/04/2022 às 17h21min - Atualizada em 15/04/2022 às 00h01min

Casa Vogue apresenta detalhes do design do luxuoso hotel Rosewood, em São Paulo

Com restauração e renovação dos interiores orquestradas pelo designer e arquiteto Philippe Starck, o hotel redefine a experiencia do luxo com leve sotaque francês

SALA DA NOTÍCIA Suellen de Andrade
Casa Vogue_edição de abril _Rosewood São Paulo_foto_ Filippo Bamberghi
Com restauração e renovação dos interiores orquestrado pelo francês Philippe Starck, estrela incomparável do design internacional, o recém-inaugurado Rosewood São Paulo, ocupa o edifício histórico da antiga Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, original de 1943. A um mês de sua reabertura ao público, em maio, Casa Vogue apresenta o resultado do processo de modernização deste, que é considerado um novo ícone global para a marca de ultraluxo.  

Parte do complexo Cidade Matarazzo, idealizado pelo empresário Alexandre Allard, também francês, o hotel contará com 160 suítes e apartamentos, quando a nova edificação for inaugurada, e seis restaurantes e bares, todos repletos de arte contemporânea, móveis autorais e materiais nacionais, propondo uma verdadeira celebração da diversidade brasileira.

“Desenhei os interiores do hotel como se fizesse literatura”, conta Philippe Starck. Caso fosse um livro, conforme a analogia de Starck, a narrativa da remodelação dos espaços, tombados desde 1987 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) da secretaria estadual de cultura, começaria pouco antes de ele entrar em cena, por uma insistência de Allard em investir no Brasil.  “Ele me mostrou algumas imagens incompreensíveis de ruínas, uma espécie de mata virgem, e me disse que descobriu esse local e que tentaria comprá-lo. Quatro meses depois, fechou negócio e me falou que tínhamos de criar o lugar mais bonito do mundo”, relembra Starck.

O entusiasmo acabou contagiando um terceiro compatriota: o curador de arte Marc Pottier, radicado no Rio de Janeiro, que define a Cidade Matarazzo como um “rito de amor de Allard ao Brasil”. Especialista em arte contemporânea, o curador vem estudando, desde 1992, a multiplicidade de vozes e representações artísticas nacionais. Em 2014, dois anos após ingressar em definitivo na empreitada, organizou, nas ruínas, a Made By... Feito por Brasileiros, uma invasão criativa que contou com a participação de mais de 100 artistas.

Para ele, a iniciativa embrionária ajudou a definir o que está exposto hoje pelas paredes e salões do Rosewood. Segundo Pottier, o grande trunfo da seleção de expoentes – são 450 obras site-specific, assinadas por 57 profissionais – é preceder o projeto de interiores, e não atuar como um arremate. “A arte está no DNA do hotel. A curadoria começou antes de todo o resto, e isso fez a diferença”, explica. “O conjunto é uma obra-prima, uma raridade. É inseparável, e aí reside sua beleza estrondosa”, completa Allard.

Para completar, a parceria com o grupo Rosewood Hotel & Resorts, eleito para operar o negócio, caiu como uma luva. Edouard Grosmangin, diretor-geral do estabelecimento, diz que a missão da rede – trazer à tona o melhor dos destinos onde se encontra – dialogou diretamente com a intenção do complexo. “Acredito que São Paulo vive uma revolução, me lembra muito Nova York há 25 anos. O Brasil está sendo redescoberto, e a América do Sul já desponta como o futuro do turismo”, opina. “Na propriedade, a arte e os materiais essencialmente brasileiros simbolizam esse renascer”, acrescenta.

Philippe Starck também discorre sobre tal renascimento em reverência ao histórico do local. “Gosto de imaginar a maternidade acordando e dando nova vida a São Paulo. Meu objetivo é que as pessoas saiam daqui mais criativas, mais inspiradas, cheias de ideias”, conclui ele sobre um enredo que, definitivamente, não se encerra agora.
Detalhes do design do luxuoso hotel, que conta com peças de Vik Muniz, Regina Silveira, Jerome Sainte Rose, entre outros grandes nomes do universo das artes, podem ser conferidos na íntegra na edição de abril de Casa Vogue, já disponível nas bancas de todo o país.


Sobre a Casa Vogue
Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp