JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
29/03/2024 às 09h07min - Atualizada em 29/03/2024 às 09h07min

Salvador 475 anos: O legado do Epucs, órgão que planejou avenidas de vale, bairros e moldou a cidade que conhecemos hoje

- Jbn Bahia
Por : Jhonatanbiths
Lucas Moura / Secom PMS

Municipal, no Pelourinho, onde havia uma sala em que estava o acervo do Epucs.

“Eu tomei um susto. Era, na verdade, um monte de plantas enroladas e guardadas, sendo que algumas delas já estavam até petrificadas. Pensei ‘poxa, eu escuto falar tanto do Epucs desde que cheguei à Faculdade, tanta coisa sobre o Mário Leal e sobre o Diógenes, como é que esse acervo chega a esse ponto’? Aquilo me deu uma tristeza enorme”, conta.

Foi assim que começou o trabalho de restauração do acervo do Epucs, finalizado em 2014 e que hoje permite a belíssima exposição na Casa das Histórias. Lá está apenas uma parte do arquivo, que contém mais de 4,6 mil peças e que está disponível para consulta digital. O projeto foi contemplado com um edital do Petrobras Cultural e a criação de um livro com toda essa memória.

“O material que foi produzido pelo Epucs, sobretudo o material gráfico, é de uma qualidade tão inacreditável… O papel, as tintas, as cores, os traços, tudo. Quando eu estava nesse projeto, eu só pensava assim: ‘eu devo ao Epucs algo de tanta qualidade quanto o que eles fizeram’. Eu me cobrava no cuidado com os mínimos detalhes, porque você sentia lendo aqueles documentos que cada detalhe presente ali foi muito pensado, muito refletido, muito pesquisado”, afirma a pesquisadora.

Durante a recuperação, o grupo realizou exposições em escolas públicas “tentando motivar as pessoas a também pensarem sobre a cidade”, diz Ana Maria. “Porque a Salvador atual é produto de milhões de agentes, de visões de mundo, de preocupações com o social e de alguma mesquinhez, também. Então, acho que essa exposição na Casa das História é uma vitória muito grande, pois traz mais pessoas para essa discussão”, completa.

“Tomara que o prestígio que o Epucs tem na Casa das Histórias seja ampliado para outros projetos, para que mais acervos sejam restaurados e sejam colocados à disposição do público, para que todos possamos crescer com esse conhecimento. E, também, para que a gente continue se encantando com essas peças, que são muito importantes para a nossa experiência aqui”, afirma Ana Maria.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp