JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
09/09/2022 às 16h50min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h02min

Denise Milan expõe TrincAr, instalação/poema na 13ª Bienal do Mercosul

Na obra, a artista trabalha com a pedra como suporte principal, propondo, por meio de metáforas, reflexões sobre a sobrevivência humana em tempos de conflitos

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Thiele Elissa
Um rasgo numa parede com cerca de 20 m de comprimento, encrustado por pedras como ametistas, gipsitas e vidros. Este será o primeiro impacto que o visitante terá ao se deparar com a obra TrincAr, que a artista Denise Milan criou especialmente para a 13ª Bienal do Mercosul. A instalação ficará exposta no piso térreo do Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), a partir do dia 15 de setembro.
 
Com TrincAr, a artista – que se utiliza da pedra como seu eixo criativo – apresenta uma “metáfora da existência”, num mundo que recentemente vem atravessando períodos que colocam em xeque a sobrevivência humana.
 
“Trabalho com as origens do universo mineral, com a gênese da pedra. O mundo todo ficou sem ar por conta da pandemia e da guerra. O rasgo na parede traz à tona o ‘drama da matéria’, em que a bolha de ar é o lugar do conflito, ‘do ser ou não ser’, em que o quartzo poderá existir ou desaparecer. Através da ruptura, penetramos a matéria de 130 milhões de anos e contemplamos seus ensinamentos”, comenta a artista sobre a metáfora de seu trabalho.
 
Mas com TrincAr, Denise Milan propõe uma reflexão que vai além destes momentos em que a vida ficou interrompida. “Através da trinca, a luz passa. Essa luz traz a regeneração, a cura. As estruturas, trincadas, tornam visíveis a alquimia que aponta o caminho da sobrevivência. A cicatrização é a superação do conflito, a matéria se autorregenera. Uma cura existencial.”, acrescenta a artista.
 
Completa a instalação um poema de autoria de Denise Milan, em que o visitante poderá sentir, agora por meio das palavras, a força inspiradora dos mistérios e saberes da natureza.
 
Denise Milan - Artista brasileira contemporânea, nasceu em São Paulo em 1954. Atua em diferentes mídias, interage com especialistas em ciência e tecnologia, antropologia, filosofia, literatura e música. Usando a pedra como eixo criativo, seu trabalho abrange esculturas, arte pública, performance urbana, artes cênicas, ópera, poesia, videoarte e arte multimídia. Faz exposições e instalações em diversas instituições e em museus de vários continentes.
 
Dentre os destaques de seus trabalhos nos cinco continentes estão, na América do Norte, em Nova York (P. S. 1, The Institute for Arts and Urban Resources – MoMA), Chicago (Adler Planetarium & Astronomy Museum, Museu de Arte Contemporânea e Chicago Cultural Center) e em Washington (Wilson Center e John F. Kennedy Center). Na América do Sul, destaque para trabalhos expostos na Casa das Onze Janelas (Pará), Centro Cultural Banco do Brasil (Brasília), Pelourinho (Bahia) e Museu de Arte Moderna, MASP, 20ª, 21ª e 33ª Bienais (São Paulo).
 
Na Europa, destaque para Glasstress e Unbreakable Women in Glass (Veneza/Itália); Palazzo del Monte Frumentário e Fondazione Berengo (Assis/Itália). Na África, expôs durante o COP22 e DO-FEST no Emerson Collective (Marrocos) e, na Ásia, na Guandu Nature Park (Taiwan).
 
Bienal do Mercosul - Assinada pelo curador-geral, Marcello Dantas, a 13ª Bienal do Mercosul tem Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt e Tarsila Riso, como curadores adjuntos e curadoria pedagógica de Germana Konrath. Com acesso gratuito, a mostra ocupa Porto Alegre de 15 de setembro a 20 de novembro. As exposições, que incidem sobre o tema Trauma, Sonho e Fuga, pretendem proporcionar ensaios de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes.

Poema de Denise Milan
 
TrincAr
 
Uma fenda se abriu…
Cra cra cra cra cra cra cracareia
Urro, me contorço, grito
rrrrrrrrrrrrrrrrr
 
Sem ar,
agitada, desorientada, desequilibrada
insisto
 
Transformação
 
Dança metafísica
moléculas rodopiam
átomos da matéria se unem
com ares de esperança,
início da cura
 
Com bolhas de superação,
a cicatriz é anunciada
 
Reconquisto o ar
A vida continua
Volto,
Matéria a respirar


TrincAr – instalação de Denise Milan na 13ª Bienal do Mercosul
Visitação: de 15 de setembro a 20 de novembro
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS
Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-150
Terça a domingo, das 9h às 19h
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp