JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
12/09/2022 às 17h53min - Atualizada em 13/09/2022 às 00h02min

ESTUDO DA RUSSELL REYNOLDS MOSTRA QUE 80% DOS CONSELHOS DE ALTO DESEMPENHO SÃO FOCADOS NA CRIAÇÃO DE VALOR E NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE LONGO PRAZO

A pesquisa Cultura de Conselho e Comportamento dos Conselheiros 2022 mostra ainda que esse grupo se destaca por fomentar cultura inclusiva, pela capacidade de entender diferentes perspectivas, comprometer-se com iniciativas de Sustentabilidade, possuir perspectiva independente e ter mais disposição para engajar e desafiar a gestão quando apropriado

SALA DA NOTÍCIA DIX Conteúdo e Relacionamento
Russell Reynolds Associates

São Paulo, 12 de setembro de 2022 – Cerca de 80% dos conselheiros de alta performance têm visão voltada para o longo prazo e, quando comparados aos seus pares, eles são 17% mais abertos a entender diferentes perspectivas, 12% mais capazes de manter a discussão focada no que mais importa e 11% mais dispostos a engajar e desafiar a gestão, quando apropriado. A conclusão é do estudo Cultura de Conselho e Comportamento dos Conselheiros 2022, que analisa os atributos de Conselheiros com Alto Desempenho, reconhecidos por serem altamente eficazes e por integrarem empresas referência e líderes de mercado. A pesquisa desenvolvida pela Russell Reynolds Associates, líder global em consultoria de avaliação e desenvolvimento de lideranças e governança corporativa, revela que esse grupo leva em conta um horizonte temporal de três a cinco anos para avaliar oportunidades e tomar decisões, sem perder o desempenho de curto prazo. Os profissionais destacam-se também por comprometerem-se com iniciativas de Sustentabilidade.

 

“Formar um ótimo Conselho de Administração exige uma seleção apurada de seus membros, baseada em competências pertinentes ao desafio das empresas, capacidade de focar em tópicos relevantes e na escolha de um presidente de Conselho com excelentes habilidades de liderança. Embora não seja fácil, essa formação é alcançável focando-se na compreensão das reais necessidades desse Conselho e escolhendo-se conselheiros capazes de trazer valor para endereçar esses desafios”, afirma Jacques Sarfatti, sócio-diretor da Russell Reynolds Associates. “Os Conselhos de Alta Performance focam na criação de valor e na construção e manutenção de relacionamentos críticos com os demais conselheiros, com o CEO e com outros executivos. Essas ações servem como exemplo a ser seguido por conselheiros que desejam aperfeiçoar sua performance”, conclui Sarfatti.

 

O olhar direcionado para o futuro da empresa é um dos atributos mais recorrentes da atuação dos conselheiros de alta performance. Enquanto os demais conselhos aumentaram sua preocupação com estratégias reativas à pandemia nos últimos dois anos, por exemplo, os Conselhos de Alta Performance mantiveram o foco em fusões e aquisições e na alocação de capital, uma vez que esse período gerou oportunidades para adquirir potenciais competidores e/ou parceiros estratégicos. Além disso, 62% dos conselheiros de alta performance dedicaram-se mais aos planos de sucessão, tanto para o Conselho quanto para o CEOs, garantindo uma estratégia extremamente eficaz para selecionar candidatos adequados independentemente da agenda de sucessão, em contraste aos 46% do restante dos conselheiros.

 

A visão de longo prazo é notada também quando o assunto é Sustentabilidade. A pesquisa da Russell Reynolds mostra que 73% dos Conselhos discutem o tema pelo menos uma vez ao ano e 65% dos conselheiros afirmam ter compromisso genuíno quando se trata de práticas sustentáveis, apesar de dois terços ainda não terem definido suas metas de Net Zero. A igualdade de gênero, diversidade etária, racial e geográfica provou ter um impacto positivo na performance, 70% dos Conselhos que investiram em Diversidade e Inclusão apresentaram melhoras de desempenho. Apenas 23% dos Conselhos não se diversificaram nos últimos dois anos em uma dessas cinco dimensões – gênero, idade, etnia, nacionalidade ou orientação sexual. Os desafios apontados para diversificação e inclusão foram a falta abertura de novas posições disponíveis ou renovação de mandatos, candidatos sem experiência suficiente para os Conselhos procurados, número limitado de candidatos com diversidade ou ainda que a não prioridade dessa pauta para as empresas. 

 

Os índices evidenciam o olhar atento dos Conselhos de Alta Performance para um futuro mais equalitário da companhia e para as tendências do mercado, que apresenta uma crescente demanda dos investidores e mudanças nos requisitos legais em todo o mundo para adequarem-se a métricas e metas ESG. Sarfatti ressalta que para realmente avançar na agenda sustentável e atender às expectativas do mercado e da sociedade, os líderes devem encontrar maneiras de permitir, impulsionar e incorporar a Sustentabilidade na corporação. Entre as ações recomendadas estão incorporar a pauta em todas as discussões com o C-suíte, estabelecer uma cultura orientada a propósito, aplicar uma lente de Sustentabilidade à tomada de decisões, educar os conselheiros atuais e priorizar essa mentalidade em futuras contratações.

 

A pesquisa destaca ainda o papel crítico do presidente do Conselho no desempenho do grupo e um conjunto único de responsabilidades, possibilitando extrair o melhor de cada conselheiro individual e coletivamente. Uma prática comum desses conselheiros é a promoção de avaliações frequentes de feedbacks detalhados, com ações e orientações construtivas visando a melhoria de performance. Esses feedbacks constantes são realizados por 66% dos Conselhos de Alta Performance – 10 pontos percentuais à frente dos demais, que geralmente tratam essas reuniões como um evento anual, e não como parte de uma abordagem integrada e contínua para melhorar seu desempenho

 

A Russell Reynolds realiza o estudo global Cultura de Conselho e Comportamento dos Conselheiros a cada três anos. Nesta edição, foram ouvidos mais de 1 100 conselheiros de empresas da Europa, Américas, Oceania, Ásia, África e Oriente Médio. As companhias representadas tiveram receita anual superior a US$ 1 bilhão e atuam nos setores de Serviços Financeiros, Industrial e de Recursos Naturais, Consumo, Tecnologia, Saúde e Serviços Profissionais e Empresariais.

 

Sobre a Russell Reynolds Associates 

A Russell Reynolds é líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças e Governança Corporativa. Com atuação junto a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos em mais de 26 países, a consultoria atua em todos os setores da economia. Russell Reynolds apoia os clientes a construir equipes de líderes transformacionais que podem enfrentar os desafios de hoje e antecipar as tendências digitais, econômicas e políticas que estão remodelando o ambiente de negócios global. Desde ajudar os conselhos administrativos com sua estrutura, cultura e eficácia até identificar, avaliar e definir a melhor liderança para as organizações, a empresa traz 52 anos de experiência para apoiar os clientes na solução de seus problemas de liderança mais complexos. A Russell Reynolds existe para melhorar a forma como o mundo é conduzido. Mais informações em www.russellreynolds.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp