Uma solução de serviço que permite que as empresas que não fazem parte do mercado financeiro possam oferecer serviços de um banco digital, como conta digital, cartão de crédito e débito, pagamentos e PIX – esse é o Bank as a Service, ou BaaS. Na prática, ele agrega os serviços financeiros, ajuda na atração e retenção de clientes, personalização dos serviços e melhor experiência ao usuário.
“Quando se constrói uma plataforma bancária que roda dentro da própria cadeia, você consegue criar produtos específicos e aproveitar muito melhor o dinheiro que está lá dentro. Se a empresa tem uma cadeia onde existe trânsito de capital que possibilita a oferta de crédito direcionado para os seus participantes, ela pode partir para a construção de uma estrutura de BaaS”, afirma Carlos Benitez, CEO da BMP.
Personalização
O chamado banco white label funciona como uma plataforma digital, conectada a uma instituição financeira, com produtos e serviços financeiros, construído especificamente para cada tipo de negócio. "A instituição financeira tem preparo para oferecer digitalmente tudo o que a cadeia de negócios necessita em transações bancárias e, principalmente, produtos de crédito", destaca Benitez.
Para o cliente do BaaS, ter um ambiente financeiro preparado para atendê-lo facilita sua atividade. "Por exemplo, se um motorista de caminhão que precisa trocar seus pneus a cada quatro meses tem uma conta em um banco white label que atende caminhoneiros, ele terá um produto financeiro construído especificamente para ele, sem a necessidade de ter que ir buscar esse crédito em um banco tradicional, tendo que explicar para o gerente o porquê de precisar desse dinheiro", ilustra o CEO da BMP.
Oportunidade
Aproveitando o celeiro de oportunidades oferecidas pelo BaaS no Brasil, desde 2016 a BMP tem se conectado às fintechs, fundos de investimentos e até mesmo com outros bancos para oferecer um portfólio de serviços para as empresas.
Com um papel de destaque no mercado, a companhia é agente ativo no desenvolvimento desse mercado, tendo originado 4,5 milhões de operações somando mais de R﹩ 10 bilhões em crédito em 2021. Por isso, neste ano passou a integrar o grupo das 15 maiores instituições financeiras do Brasil em volume de crédito concedido.
"A BMP se preparou tecnologicamente para efetuar suas próprias operações, de suas carteiras de crédito e transações bancárias. No entanto, identificamos a oportunidade de oferecer a tecnologia do nosso core bancário desenvolvida por nossa equipe de tecnologia para o mercado de BaaS", conta Benitez.