JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
18/11/2022 às 18h26min - Atualizada em 19/11/2022 às 00h01min

Dilemas da adolescência em sala de aula: como lidar?

Além de exercitar a escuta ativa e a empatia por quem enfrenta essa fase tão delicada, contar com o apoio de materiais didáticos leves e divertidos nas atividades escolares pode ajudar a construir um ambiente mais colaborativo

SALA DA NOTÍCIA Fibra Comunicação
Divulgação

Uma etapa de vida complicada, onde não se é nem criança e nem adulto, com muitas transformações físicas e psicológicas acontecendo, e uma eterna sensação de que “ninguém me entende”. Sim, a adolescência é um período desafiador! E que o digam os educadores que atuam com alunos desta faixa etária, no Ensino Médio.

 

Mas, de acordo com a pedagoga, escritora e coordenadora de projetos da Evoluir, Bárbara Dias, há ferramentas importantes e acessíveis que podem ajudar a fomentar a reflexão e abordar de uma maneira mais leve e até divertida todas essas mudanças.

 

“O principal objetivo é fazer com que o estudante se sinta mais acolhido em seus conflitos e possa contribuir para um ambiente mais colaborativo em sala de aula, se sentindo seguro para se expressar e aproveitar melhor as atividades escolares”, diz Bárbara. 

 

“No fundo, os dilemas da juventude são os dilemas humanos. Talvez a gente só viva tudo isso de forma um pouco diferente, conforme a fase da vida”, diz. “Como já passamos por tudo isso há muito tempo, é comum que, nós, adultos, esquecemos o peso e a relevância que essas questões têm para o jovem, e atribuímos tudo a uma rebeldia complexa de gerenciar”, acrescenta a pedagoga. 

 

Bárbara conta que exercita na prática alguns recursos que ajudam a mudar a dinâmica em sala de aula para melhor. “É essencial que o educador se desarme, se disponha a escutar e esteja aberto a estas questões, respeitando a sua riqueza e profundidade, partindo desses temas para promover aprendizagem. Outra dica é recorrer a materiais que abordem essa fase de maneira lúdica e leve. Existem, inclusive, livros da Editora Evoluir com este perfil que fazem parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e que atraem muito o interesse dos jovens”, completa. 


Entre os livros do PNLD recomendados por Bárbara Dias está o “Me Liga! – Romances, Encrencas E Confissões”, de Flávia Bastos e Juliana Rizzuto, da editora Evoluir. 

 

Colorido e dinâmico, com ilustrações de Caroline Pereira, a obra traz as personagens Kátia, Andréa e Fernanda cursando o 3º ano do Ensino Médio e lidando com todos os desafios daquela fase em que não são mais garotas, mas ainda não se sentem mulheres. Entre esses dilemas, estão a escolha da futura carreira e o despertar das primeiras experiências do coração. 

 

Confira a obra completa em: https://meulivropnld.com.br/

 

Editora Evoluir no PNLD

Parte integrante da Evoluir, empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais, a Editora já distribuiu, desde 1996, mais de um milhão de livros para apoiar projetos voltados a crianças e adolescentes. Suas obras têm sempre como foco estimular as potencialidades do leitor, sua relação com a comunidade e o ambiente ao seu redor e a descoberta da sua vocação como um propósito maior. 


Pela qualidade do material publicado, já recebeu o reconhecimento da Unesco e o apoio de programas governamentais dos Ministérios da Cultura e da Educação e de Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura. Há alguns anos seus livros integram o catálogo do PNLD. Em 2022, a obra “Me Liga! – Romances, Encrencas E Confissões”, de Flávia Bastos e Juliana Rizzuto, é uma das que se encontram disponíveis para a escolha dos educadores. 

 

Sobre o PNLD 

Desenvolvido pelo governo federal brasileiro, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) atende escolas públicas de educação básica. Seu objetivo é disponibilizar livros e materiais didáticos de qualidade de forma gratuita para as instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. Com o objetivo de garantir o padrão de excelência do material, as obras inscritas para participar do catálogo passam por uma severa avaliação, onde especialistas analisam os materiais e elaboram resenhas dos livros aprovados, que são disponibilizadas no formato de guia para as escolas. Esses guias orientam a escolha do livro e podem ser consultados nos portais on-line do MEC. De maneira democrática e autônoma, diretores e professores participam da escolha dos materiais.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.

 

Saiba mais: www.evoluir.com.br

 

Informações para a imprensa – Fibra Comunicação

Rebeca Dias 19 98296-9925 / [email protected]

Leila Bonfietti Lima 19 99732-0385 / [email protected]

 





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp