JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
21/11/2022 às 17h53min - Atualizada em 22/11/2022 às 00h01min

Recital de violino da Academia Livre de Música e Artes acontece neste domingo (27)

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Os alunos de violino da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) passam por uma experiência que os aproxima do universo da música profissional. Eles participam do recital de encerramento das atividades letivas de 2022 e têm a oportunidade de vivenciar o palco diante da plateia. O evento, agendado para 16h na Sala de Concertos da Tulha, na USP, terá participação de 30 estudantes e acesso gratuito ao público. As vagas são limitadas de acordo com a capacidade do local.
Segundo a professora Sara Cecília Cesca, que coordena as aulas de violino na Alma, o recital consiste numa mostra do processo de trabalho das atividades realizadas durante o segundo semestre. “O concerto concretiza o marco de um processo, em que os alunos têm a oportunidade de apresentar as habilidades desenvolvidas e o avanço técnico conquistados”, comenta Sara.

A professora também esclarece que a apresentação será em duas partes, com recitais solos, de dois alunos, e coletivos com participação de estudantes de quatro diferentes turmas: iniciação ao violino, violino coletivo, individual de violino e individual de viola. Todas as peças terão acompanhamento de piano e três violinistas convidados: Antônio Zanata Pouza, Cecília Ferriolli Mantovani e Arthur Gusmão Diniz.

Além de Sara Cesca, os professores Guilherme Pereira de Carvalho (violino e viola), e Ju Hi Son (piano), compõem a equipe de organização do recital. No repertório, composições de Haendel, Schumann, Paganini, Bach, Beethoven e Dvorak, entre outros compositores. 

Ainda neste ano, os alunos de violino também estarão no Sarau, evento interno da Alma, executando peças de livre escolha. “As apresentações são   momentos importantes para os alunos e alunas mostrarem seu aprendizado e evolução, e para a comunidade, é uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pela Alma”, pontua Dulce Neves, presidente da Academia.

Em 2022, as atividades da Academia Livre de Música e Artes, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das empresas: Ópera - GSInima Ambient; Sinfonia - Usina Alta Mogiana S/A Açúcar e Álcool; Suíte - Tereos, Usina Vertente e Santa Helena Indústria de Alimentos S/A, Ária - Luiz Tonin Atacadista e Supermercados. 

Serviço
Evento: Recital de violino com alunos da Academia Livre de Música e Artes (Alma)
Data e horário: 27/11 (domingo) | 16h
Local: Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP-RP 
Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre | Ribeirão Preto (SP)
Acesso: gratuito

Repertório
Recitais solo | alunos Filipe Lopes Melo e Henrique dos Santos Pereira de Carvalho
Chorus from Judas Maccabaeus (G. F. Haendel)
Musette, (J. S. Bach)
Hunters’ Chorus, (C. M. von Weber)
Long, Long Ago (T. H. Bayly)
Waltz, (J. Brahms)
Bourrée, (G. F. Haendel) 
The Two Grenadiers, (R. Schumann)
Theme from Witches’ Dance, (N. Paganini)
Gavotte from Mignon, (A. Thomas)
Gavotte, (J. S. Lully)
Minueto em sol maior, (L. van Beethoven)
Minueto, (L. Boccherini)

Recitais coletivos | alunos das classes de iniciação ao violino, violino coletivo, individual de violino e viola 
Concerto na Corda mi, (arranjo de K. Wartberg) 
Concerto na Corda lá, (arranjo de K. Wartberg)
Concerto nas Cordas mi e lá, (arranjo de K. Wartberg)
Macaquinhos, (arranjo de K. Wartberg)
Brilha, brilha estrelinha variação A, (arranjo de S. Suzuki)
Fiddle, (folclore popular, anônimo)
Etude, (S. Suzuki)
Minueto n. 1, (J. S. Bach) 
Brilha, brilha estrelinha com variações nordestinas, (arranjo de S. Suzuki)
Gavotte from Mignon, (A. Thomas)
Gavotte, (J. S. Lully)
Humoresque, (A. Dvorak)
The Two Grenadiers, (R. Schumann)
Concerto n. 5 em ré maior, Op. 22, 1º mov. (F. Seitz)

Sobre a Alma
A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual.

Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp