JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
01/02/2023 às 17h41min - Atualizada em 02/02/2023 às 00h01min

[Pauta: Empreendedorismo Jovem]

PAÍS TEM 8 MILHÕES DE PESSOAS ENTRE 18 E 24 ANOS QUE POSSUEM SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

SALA DA NOTÍCIA Trevo Comunicativa
Divulgação

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO ...

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO ...

EMPREENDEDORISMO JOVEM NO BRASIL: PAÍS TEM 8 MILHÕES DE PESSOAS ENTRE 18 E 24 ANOS QUE POSSUEM SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

O empreendedorismo jovem vem ganhando cada vez mais espaço no país. Segundo estudo do Monitor Global do Empreendedorismo (GEM), 8 milhões dos 23,9 milhões de jovens brasileiros, com faixa etária entre 18 e 24 anos, já possuem seu próprio negócio.Este número só cresce, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o número de pessoas que desejam empreender teve um crescimento de 75%. 

Quando grandes empresas promovem ações para dar voz a esses jovens, gera-se um grande estímulo para que eles consigam  chegar mais perto dos objetivos desejados.  O CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) trabalha com programas voltados para o empreendedorismo jovem há 24 anos. Como parceiro implementador de empresas privadas e poder público, acompanha de perto o crescimento de jovens talentos  no Brasil.

Entre o início de 2021 e agosto de 2022, foram cerca de 16 mil jovens atendidos, o que representa mais de 48% dos públicos beneficiários de projetos do CIEDS. Desses 16 mil jovens, 72% são pretos ou pardos e 1.458 beneficiários diretos são jovens com deficiência. Apenas em 2022, foram implementados 17 programas e projetos focados em juventudes em sete municípios: Pacajus (CE), Cariacica (ES), Serra (ES), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), São João da Barra (RJ) e São Paulo (SP).

"Vivemos em um país diverso e as juventudes brasileiras têm liderado diálogos importantes sobre desenvolvimento sustentável e novas formas de geração de oportunidades de trabalho e renda, que garantam maior equidade de gênero e raça, compromisso com os direitos humanos e melhores condições de trabalho. Nesse sentido, há 25 anos o CIEDS desempenha um papel significativo ao apoiar lideranças jovens que promovem impacto em seus territórios, seja através de negócios responsáveis nas dimensões social e ambiental, ou mesmo na promoção do engajamento comunitário e nas pautas ligadas aos direitos básicos. É essa juventude que promoverá as mudanças para um futuro mais próspero, mais equânime e repleto de oportunidades.", afirma Diogo Oliveira, coordenador de projetos do CIEDS.

Para o CIEDS, 2023 será um ano que reserva boas expectativas para a área de empreendedorismo, especificamente para a juventude. “Temos alguns projetos realizados em parceria com financiadores como o Juventude Empreendedora, projeto de formação em negócios para jovens periféricos, atualmente implementado em São João da Barra com a Porto do Açu, visando ainda a ampliação dessa atuação para outras regiões do Brasil. Iniciaremos a incubação e aceleração de negócios da Rocinha, através da Incubadora da Rocinha junto com a Faperj, além de inaugurar e fortalecer a atuação do Bioma, a aceleradora digital do CIEDS com ferramentas proprietárias que consolidam os mais de 20 anos de experiência no suporte a negócios.”, completa Diogo Oliveira.

“Nossa expectativa é ainda que com o novo governo, haja um crescente investimento em ciência e tecnologia, especificamente no apoio aos micro e pequenos empreendedores, bem como a re-criação de órgãos do Governo Federal que tratam diretamente da política de geração de renda, oportunidades e empregabilidade para a juventude. Confiantes de que esse cenário se concretizará, esperamos que a procura por suporte para esses negócios aumente exponencialmente e estamos preparados para acolher essas novas lideranças nos projetos que realizamos.”, finaliza Diogo.

Nanny Mathias, carioca de 31 anos, é idealizadora do empreendimento Diversidade Colorida. Uma HUB de Diversidade e Inovação que conecta pessoas, artistas, empreendedores, negócios, instituições públicas e  privadas e investidores. Seu foco é a geração de impactos socioeconômico e ambiental positivos, fomento do respeito e inclusão da diversidade de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, indígenas e PcDs. "Um trabalho como o meu requer uma rede forte e potente, além de conhecimento. Poder contar com o programa de aceleração e toda sua base está sendo fundamental para estruturação e fortalecimento do nosso negócio de impacto, pois cada resultado positivo para nós, significa impacto positivo para muitos", conta Nanny Mathias.

Pensando na evasão escolar de crianças durante a pandemia, Melina Gonçalves, carioca de 35 anos, nascida no Centro do Rio de Janeiro, criou o projeto Uirá. O projeto consiste em fornecer aulas de reforço para crianças carentes e é fruto de um trabalho da jovem desde adolescente. "Comecei na garagem da casa dos meus pais em São João, há mais de 20 anos atrás. Hoje a Uirá é uma associação consolidada. Temos uma sede no Centro do Rio onde prestamos atendimento especializado como fono, psicologia, psicopedagogia, entre outros, a preços populares, sobretudo para crianças carentes com transtornos de aprendizado” conta Melina. A idealizadora também possui uma unidade na comunidade do Coroado, com aulas de reforço escolar no contraturno para as crianças das comunidades do entorno, como Coroa Do, Fallet e Fogueteiro, Mineira, dentre outras.

Bruna Enne, de Niterói, criou o preparatório Sinaliza Enem, com foco em pessoas surdas. Em agosto, eram 70 alunos e ,atualmente, em torno de 500 alunos impactados. “Participar do Iniciativa Jovem foi, para mim e para minha empresa, uma experiência única. Junto com a nossa mentora, conseguimos botar no papel e entender nossa empresa de forma muito mais clara”, afirma Bruna. O Sinaliza Enem é o primeiro e único curso pré-vestibular EaD totalmente em Libras do Brasil. Os professores são surdos ou ouvintes bilíngues e planejam as aulas diretamente em Libras com foco na vivência do aluno surdo.
 

Sobre o CIEDS

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) promove soluções sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro e, acima de tudo, prosperidade. O CIEDS acredita que cada pessoa possui  conhecimento e potencial necessário para mudar sua vida e impactar sua comunidade. Há vinte e cinco anos o CIEDS tem alcançado resultados que mudaram a vida de milhares de pessoas, criando oportunidades para quem mais precisa. Tudo isso construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos. O CIEDS atua nas áreas de Educação, Empreendedorismo, Engajamento Comunitário e Inclusão Social e Bem-Estar.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp