JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
06/02/2023 às 17h22min - Atualizada em 07/02/2023 às 00h01min

Semana de Reconexão entre Pais e Filhos

Evento gratuito será dedicado a pais que desejam reconstruir as relações familiares através de técnicas e ferramentas que despertarão a atenção dos filhos

SALA DA NOTÍCIA Alessandra Siegel
Entre os dias 6 e 10 de março, acontecerá a Semana de Reconexão entre Pais e Filhos, treinamento de habilidades socioemocionais para pais que desejam melhorar a relação com seus filhos através dos pilares do respeito, afeto e empatia, porém utilizando das mesmas estratégias criativas dos Algoritmos (Conexão, Engajamento e Frequência/Consistência), que são considerados por muitos pais como um dos principais responsáveis pelo “esfriamento” das relações familiares.

Criada por Anderson Mendes, Educador em Saúde Mental e Especialista em Comunicação Afetiva (metodologia desenvolvida por ele), a semana terá foco nos pais que necessitam reconstruir as relações familiares através de orientação, informação, técnicas e ferramentas que irão despertar a atenção dos filhos e criar um verdadeiro engajamento familiar visando o bem comum.

O treinamento inclui atividades práticas e teóricas, partindo de caminhos criativos, que geram engajamento para o relacionamento familiar, passando pela criação de um plano estratégico de ações táticas e operacionais. E para finalizar, o compartilhamento dos aprendizados vistos e aplicados pelos pais em seus respectivos lares durante essa jornada de reconstrução afetiva e respeitosa das famílias.

Na prática, as técnicas e ferramentas passam pelo desenvolvimento de habilidades para a aceitação das realidades e mudanças de comportamentos, melhorias na comunicação, promoção da estabilidade e flexibilidade nas relações, reconhecimento das qualidades dos familiares, validação de suas emoções e sentimentos e o desafio visando boas mudanças.

A metodologia utilizada foi desenvolvida a partir da abordagem DBT (Terapia Comportamental Dialética), que consiste no aprendizado para regular e controlar a emotividade extrema e seus impulsos, reduzindo os comportamentos disfuncionais dependentes do estado do humor. Aliada à DBT, também foram inseridas a Comunicação Não-Violenta, Abordagem Centrada na Pessoa e Amor Exigente, que são as técnicas de mediação de conflitos, que deram origem à Comunicação Afetiva, desenvolvida pelo educador.  

“Vamos oferecer possibilidades para que pais possam estruturar seus lares, com a diminuição do sofrimento emocional e, principalmente, a melhoria das relações familiares. A ideia é criar ambientes motivadores e que reforcem boas atitudes. Vamos implementar estratégias paternais mais consistentes e eficazes através das técnicas e ferramentas para a mediação de conflitos familiares e identificação de sinais e fatores de risco através de conteúdo sobre manejo de saúde mental”, declara Anderson Mendes.

O educador ressalta a importância de falar sobre saúde mental neste contexto porque, na maioria das vezes, os filhos podem estar passando por dificuldades escolares ou ter comportamentos impulsivos, sentir tristeza profunda, raiva exacerbada, problemas de atenção, crises de mau humor, ansiedade, medo, respostas emocionais intensas e explosivas ou falta de motivação.

“E para mudar esse jogo precisamos ser mais assertivos na linguagem e principalmente na forma como transmitimos o que precisa ser dito a eles. É fundamental ter consciência do que precisa ser feito para produzir um ambiente mais saudável psiquicamente para os familiares, mesmo porque a desregulação emocional normalmente encaminha Humanos para as próximas etapas negativas, como problemas de relacionamento com amigos e familiares, comportamento, cognitivo e pessoal”, completa Anderson Mendes.

Entre as ações desenvolvidas durante a semana estão a possibilidade de criar ambientes e lares para a prática do diálogo com profundidade sobre assuntos necessários, aprender a tolerar e dialogar com a impotência diante de situações difíceis, criar resiliência para lidar com as frustrações e o sofrimento emocional.

Cada um dos cinco encontros da Semana de Reconexão terá um tema específico, além de exercícios práticos. São eles:

1. Como se conectar com a geração que não sai das telas
Entre os assuntos abordados estão Diferenças entre nativos e imigrantes digitais, perigos do universo digital, como lidar com uma era polarizada e educação digital é urgente;

2. Qual é o papel dos pais na educação dessa nova geração?
Assuntos: a importância de treinar/estudar para ser pai/mãe; qual é o papel do pai na educação dos jovens dessa nova geração; criando filhos de forma que eles desenvolvam autoamor e autorrespeito;

3. “Eu trabalho muito!”: como estar presente mesmo estando ausente
Assuntos: Já entendemos as nossas diferenças e a importância desse treinamento; formas criativas de despertar a atenção desses filhos; criando conexões profundas com seus filhos; o poder da vulnerabilidade, da troca, da empatia, da escuta e de uma fala que possa construir e não destruir;

4. Como transmitir autoridade não sendo autoritário: a construção da confiança a partir do respeito
Assuntos: engajar e trabalhar a favor do bem comum; caso alguém passe mal no meio da jornada, vamos parar tudo para ajudar essa pessoa e voltarmos a remar juntos; o importante é o caminho em conjunto, e não a chegada; desativando o orgulho;


5. "Reconquistei a confiança, agora preciso mantê-la": dicas práticas para preservar a profundidade e a amorosidade da relação
Assuntos: levantamento de resultados obtidos na semana; como entender se o rumo que tomamos fez/faz sentido; seguindo no caminho ou tomando rumos diferentes.
Também estão no programa como estabelecer segurança e controle comportamental, validar e potencializar as emoções positivas e minimizar as negativas, propor soluções que visem o bem comum, desenvolvimento do autorrespeito e transformando padrões comportamentais problemáticos em novas possibilidades para a reconstrução das relações.

Para dar continuidade ao aprendizado, será criado um canal, via WhatsApp, liderado pelo especialista em comunicação afetiva, com conteúdos semanais, para reforçar o aprendizado e a aplicação das técnicas aprendidas durante o treinamento de habilidades.

Anderson Mendes

Educador em Saúde Mental e Criador da Técnica Comunicação Afetiva, metodologia exclusiva desenvolvida através de anos de estudos e pesquisas sobre o assunto. Formado em Comunicação Social e graduando em Gestão de Recursos Humanos, Anderson faz parte do corpo docente da USCS e Unicsul nos cursos de pós-graduação em Suicidologia.  

Autor do projeto “Depressão não é frescura!” (livro, programa de rádio e websérie sobre o assunto), o educador utiliza sua própria história de vida, estudos e pesquisas para abordar com propriedade os assuntos que envolvem a saúde mental a partir de sua estratégia para o enfrentamento dos transtornos mentais: Depressão e TDAH.

Fundador do Instituto Gente Feliz, Anderson Mendes é formado em Comunicação Social e, desde 2011, estuda e atua em projetos sobre saúde mental dentro dos ambientes corporativos, escolares, entre outros.

Criado em 2015, o Instituto Gente Feliz é um “ator social” que busca transformar a sociedade ao oferecer soluções em torno de saúde mental, de acolhimento e da comunicação afetiva. O objetivo é promover a melhoria nas condições de vida e a sensação de pertencimento dos “Humanos”, como diz Anderson.

Serviço - Semana de Reconexão entre Pais e Filhos
Data: 06 a 10 de março
Horário: 20h
Inscrições/como participar: Preenchendo o formulário do site abaixo
Público-alvo: Pais
Investimento: gratuito
Mais informações:  https://reconectandopaisefilhos.com.br/semana

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp