JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
31/07/2023 às 15h41min - Atualizada em 31/07/2023 às 15h41min

Brasilidades: baiano, Top Chef Eduardo Moraes expert exalta sabores nordestinos.

Inspirados na cozinha da avó, em seus pratos cabem afeto, muita cor e brasilidade, história e resistência de um povo feliz.

Por Van Carvalho
Divulgação


Exaltar os sabores do Nordeste brasileiro é a meta do Top Chef Eduardo Moraes. Baiano, com raízes no Vale do São Francisco, em Pernambuco, é com orgulho que o filho dessas terras assume e honra o seu compromisso. “Firmo o meu trabalho em um mergulho incansável nos traços de brasilidade, especialmente na versatilidade e na singularidade dos ingredientes nordestinos. A cada criação, o neto de Dona Luiza, capricha, pois já provou que a gama dos sabores a serem apresentados são infinitos. “Não me canso de valorizar a nossa cozinha e as minhas raízes nordestinas, que são sensacionais e, que, no meu conceito, merecem tanto ou mais celebrações quanto as técnicas e os itens estrangeiros”, enfatiza sorridente. 

 

Por isso, a cada  movimento de resgate traz misturas inusitadas e surpreendentes de tudo o que é produzido aqui para os holofotes — e os pratos, claro. “Os ingredientes contam muitas histórias, são como nosso povo. Há muita força, suor e resitência, por exemplo, no milho, que pode dar lugar à mungunzá, bolo, mingau, cuscuz e um sem fim de possibilidades. Assisti ao observar minha avó Luiza colhendo ervas no quintal para alimentar nossa família, como os nossos ainda devem seguir por alguns anos fazendo. Sou feliz e grato, hoje, por também encabeçar esse momento junto a essa nova geração que carrega valores que enfatizam e fortalecem a nossa cultura e culinária”, acredita.


Raízes nordestinas

Com sua veia sertaneja, ele comanda hoje o Purgatório Bar, em Salvador, casa especializada em culinária Fusion Food — fusão de técnicas e receitas, exatamente o que o guia. É lá que ela transforma histórias, ingredientes e uma boa dose de intrigas e fofocas em experiências e sabores emocionantes. “A cozinha é e sempre será pra mim a maior relação de afeto e cuidado com o outro, que eu fiz profissão, em nome do resgate da memória e das possibilidades”, assegura o chef Eduardo Moraes.


“É importante assumir esse lugar e quebrar paradigmas e preconceitos, para construir novas narrativas que mostram o universo de riqueza que nos guarda”, detalha emocionado. Para seguir produzindo sabores genuínos, ele reforça que dispensa caricaturas e visões deterministas. “Somo muito mais potentes e sensacionais, para além apenas da  moqueca. E fico feliz em notar que já não precisamos cruzar o mundo para estudar gastronomia e buscar essas referências, fazemos isso aqui mesmo”, assevera orgulhoso. “Aprendo ao permanecer atento aos lugares e às histórias, mas especialmente quando rememoro os cheiros da minha infância”, detalha, provando que, depois de fincar as raízes, ele agora alça voos enormes, rumo a futuro ainda mais promissor.


Na telinha pro Brasil inteiro 

Prodígio, o expert de apenas 27 anos logo vai mostrar para os conterrâneos, daqui e de lá, que a comida nordestina é resistência, afeto e possibilidade, e fará isso no elenco do Top Chef Brasil.  Já anota na agenda: a competição, que estreia no dia 26 de julho, às 22h45, na tela da Record TV. Vamos ver tudo e um pouco mais dele, que ele que teve seu primeiro emprego como merendeiro e hoje, "pernambaiano", presta consultoria com cardápios autorais e atende como personal chef — liderando o preparo de jantares intimistas e exclusivos. Apresentado por Felipe Bronze, com Janaina Rueda e Emmanuel Bassoleil, no ar às quarta e quintas, sempre às 22h45! Ou seja, a atração e o Chef prometem! “Vou esbanjar regionalidade e autenticidade, e a diversidade de sabores, variedades e texturas que conheço tão bem. É claro que vai rolar muita treta, gente que até tenta assumir a liderança, mas não consegue, pois sempre tomo as rédeas da prova, como faço na minha vida inteira”, adianta gargalhando, mas sem spoiler! Já podemos ficar de olho nas inovações, sempre com um toque originalidade e de resgate no preparo de várias delícias. “É preciso entregar memória afetiva, já que às vezes a apresentação impecável, mas o sabor do prato deixa a desejar”, alfineta. O que resta agora é não tirar o olho na telinha e das redes sociais! 


Ele agora levanta as bandeiras de Juazeiro, de Petrolina, da Bahia, de Salvador e do Nordeste para o Brasil, com sua gastronomia que conta a história de um povo resistente e feliz! O maior reality a nivel mundial acontece em um cenário já conhecido pelos 12 competidores, onde a pressão da convivência, a imersão em um universo sem contato com ninguém, câmeras e provas de alto nível, deixam a competição muito mais emocionante. É como ele mesmo sempre diz, ‘senta aí que aqui tem comida e muito afeto”!


Caminhos 

Virado na gota serena, o chef Chef Eduardo Moraes tem luz própria e energia inígualável, por isso, se destaca por onde passa. E olha que a trajetória linda ele já tem. De merendeiro de escola pública, chefiou o Faaca Boteco e Parrila, em Petrolina, e hoje, registra passagens, por casas renomadas de Salvador, como Fasano, Ori, La Pasta Gialla, Allê Varanda Bar, e assina o menu diferenciado também do Speakeasy Purgatório Bar, bar tem uma narrativa intrigante, com coquetelaria de ponta.


Persistente, Chef Eduardo Moraes manteve a fé em si mesmo e perseverou, e seu subconsciente ajudou a criar tudo que vive atualmente. “Não tinha condições de morar na capital, de estudar gastronomia e participar de um reality nacional. Foi o poder da visualização e o desejo do meu coração visionário que criaram tudo isso. Foi importante celebrar cada pequena conquista, que me incentivava mais e mais, e puxava grandes avanços, mais consistentes, e é por eles que eu sigo”, revela. Como sempre, ele segue rumo a novos horizontes. “Já tive um restaurante, em Pernambuco, e agora sonho, um dia, abrir um boteco conceito, cervejinha gelada, com uma carta de drinks especiais, petiscos deliciosos, com ambiente confortável e instagramável, e uma playlist bem variada, com samba, e nomes como Amado Batista, Calcinha Preta e MPB. Vai ser o máximo”, garante.



 *SERVIÇO:* 


Top Chef 

Instagram: @eduardomoraescome

Consultas: 71 99257-9193 (WhatsApp)


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp