JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
31/08/2023 às 21h42min - Atualizada em 31/08/2023 às 21h42min

Parceria entre Prefeitura e construtora capacita mulheres para construção civil

O diretor regional da construtora, Fernando Amorim, ressalta que o trabalho com a Prefeitura e o projeto Marias da Construção veio para fortalecer a participação feminina no setor.

Por :Jhonatanbiths - Jbn Bahia
Bruno Concha

Uma parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a construtora Moura Dubeux está capacitando 20 mulheres para atuar em canteiros de obras de Salvador. A atividade, que teve início na segunda-feira (28), segue até essa sexta-feira (1º) e a turma será qualificada para os serviços de Carpintaria e Execução de Alvenaria para Blocos de Concreto – uma oportunidade de aprender, dentro de uma obra, como funciona na prática os conceitos trabalhados.

A parceria, que faz parte do MD Social, qualifica pessoas para a possibilidade de ingressar ou voltar ao mercado de trabalho na construção civil, contribuindo para o empoderamento, inclusão social, autonomia, dignidade e novas perspectivas de futuro. Em Salvador, a ação da empresa teve como base de inspiração o projeto Marias na Construção, da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A secretária Fernanda Lordêlo afirma que o convite partiu da construtora, que firmou a parceria com a SPMJ para trazer a discussão da pauta das mulheres na construção civil. “O Nordeste vem dobrando o número de mulheres nesta área, e o projeto ‘Marias da Construção’ se tornou uma referência. A dificuldade maior das mulheres é a inserção no mercado, em razão da construção civil ainda ter na essência um olhar voltado para o masculino. Com esses pactos e parcerias, conseguimos dialogar melhor, colocando-as efetivamente nos postos de trabalho, garantindo que a política pública se efetive de forma integral, e isso só ocorre com a contratação. A Moura Dubeux, além de capacitar, já está contratando e eles nos buscaram para firmar esse compromisso de contratar ainda mais”.

O diretor regional da construtora, Fernando Amorim, ressalta que o trabalho com a Prefeitura e o projeto Marias da Construção veio para fortalecer a participação feminina no setor. “É um projeto perene, com o devido espaço das mulheres na construção civil. Esperamos ter várias turmas e com as nossas obras, oferecer as devidas condições de efetivar a mulher neste mercado. Queremos que, em seis meses, a gente dobre o número de mulheres nos canteiros. Não conseguiríamos fazer nada disso sem o apoio da gestão municipal, para que o projeto seja um sucesso”.

Veteranas – A primeira turma conta com duas oriundas do Marias da Construção. Os cursos, com teoria e muita prática, têm carga horária de 24 horas e acontecem em um empreendimento da construtora no bairro do Caminho das Árvores. Aos 46 anos, a moradora do Engenho Velho de Brotas, Cláudia Carvalho de Jesus, é uma das integrantes da turma.

“Fiquei sabendo do projeto através de uma associação de mulheres, fui indicada para uma vaga e consegui. Entrei no ‘Marias’ em 2022 no curso de pedreira, para mostrar que a construção civil também é lugar de mulher. Eu amo o que eu faço, de levantar alvenaria, inclusive a reforma da minha casa quem está fazendo sou eu. Estou me sentindo privilegiada por ter essa oportunidade, que vai agregar bastante em meu currículo. É empoderamento, é crescimento profissional, e por que não, pensar em me tornar engenheira? É só o início de uma grande carreira, graças ao ‘Marias’”, declara Cláudia.

Aos 30 anos, a jovem Renata Araújo, moradora de Dom Avelar, se orgulha em fazer parte da capacitação. “Tinha uma vontade antiga de ser pedreira, já trabalhei como auxiliar e quero mostrar que mulher também mete a mão na massa. A experiência é maravilhosa, é diferente, e estou aqui para fazer a diferença. É trabalhar certo e abrir espaço para outras mulheres”, avalia.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp