JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
11/12/2020 às 01h00min - Atualizada em 11/12/2020 às 01h00min

Daniela Mercury regrava o samba de Chico Buarque, ‘Amanhã vai ser outro dia’ com a participação de vários artistas.

O vídeo é um manifesto contra a violação de direitos humanos, pela liberdade de expressão e pela democracia.

Por Van Carvalho
Foto: Célia Santos

A canção Apesar de Você, de Chico Buarque, foi lançada (e censurada) em 1970 para confrontar o autoritarismo, a censura e os ataques às liberdades e aos direitos fundamentais durante o período da ditadura. No aniversário de cinquenta anos do primeiro lançamento da música pelo autor, Daniela Mercury regrava este samba que é uma obra prima da música popular brasileira.

 

Junto com a canção será lançado um vídeo manifesto contra a violação de direitos humanos, pela liberdade de expressão e pela democracia! Se juntaram a Daniela jornalistas, formadores de opinião e artistas como Elza Soares, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Geraldo Azevedo, Deborah Colker, Zélia Duncan, Dona Onete, Céu, Vik Muniz, Margareth Menezes, , Vânia Abreu, Teresa Cristina, Gabriela Priori, Ailton Krenak, Vovô do Ilê, Antonio Nobrega, Silva, Elisa Lucinda, Assucena, Raquel Virginia e Rafa (As Baías), Jessé de Souza, Sergio Besserman, Casagrande, Preta Ferreira e Anielle Franco.

 

O vídeo manifesto, feito em parceria com a produtora audiovisual Giros Filmes, tem direção de Bianca Lenti, roteiro de Bianca Lenti e Daniela Mercury; produção do documentarista Belisario Franca, de Maurício Magalhães e de Malu Verçosa Mercury, montagem de Yan Motta, direção de arte de Renato Nunes e motion de Jonas Bispo. O lançamento acontece, não à toa, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. No video manifesto de 5 minutos, que tem a música Apesar de Você como base, trinta e cinco manchetes de jornais mostram os ataques aos direitos humanos, aos artistas, aos jornalistas, às minorias e à cultura!

 

As imagens das matérias e as falas dos artistas dão o tom do manifesto e acendem o sinal de alerta da sociedade para todas as violações que vêm acontecendo nos últimos anos, fazendo um recorte da atual realidade brasileira.

 

Ainda no dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, Daniela Mercury participará da reunião do Observatório de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça, presidido pelo ministro Luiz Fux. Durante a reunião, Daniela vai ler o manisfesto na íntegra e falará da ação dos artistas e dos influenciadores que participaram do vídeo, clamando pela defesa desse princípio básico dos direitos humanos: a liberdade.

 

O áudio da gravação da canção Apesar de você de Daniela Mercury estará disponível, à meia noite do dia 10 em todas as plataformas de streaming. A capa do single é a obra de arte de uma das maiores artistas plásticas contemporâneas do mundo, a brasileira Adriana Varejão, que tem peças em coleções de instituições como Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o Guggenheim Museum, de Nova York, o Tate Modern, em Londres, entre outros, e foi umas das artistas censuradas na exposição Queermuseu. A obra Pele Tatuada à Moda de Azulejaria, de 1995, significa, para Daniela, os direitos humanos feridos.

 

ARTISTAS E INFLUENCIADORES QUE PARTICIPAM:

 

Daniela Mercury

Elza Soares

Gilberto Gil

Caetano Veloso

Adriana Calcanhotto

Geraldo Azevedo

Deborah Colker

Zélia Duncan

Dona Onete

Céu

Vik Muniz

Margareth Menezes

Vânia Abreu

Teresa Cristina

Gabriela Priori

Ailton Krenak

Vovô do Ilê

Antonio Nobrega

Silva

Elisa Lucinda

Assucena (As Baías)

Raquel Virginia (As Baías)

Rafa (As Baías)

Jessé de Souza

Sergio Besserman

Casagrande

Preta Ferreira

Anielle Franco

 

MANIFESTO

 

Manifesto contra a violação de direitos humanos,

pela liberdade de expressão e pela democracia

 

Há cinquenta anos, Apesar de Você, de Chico Buarque de Holanda, foi um manifesto musical eloquente contra o autoritarismo e contra a censura que inibiam as liberdades humanas e os direitos fundamentais na ditadura.

Hoje, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, estamos lançando um manifesto audiovisual contra a violação de direitos humanos, pela liberdade de expressão e pela democracia.

 

Nosso propósito é o de pedir à sociedade civil que identifique as forças antidemocráticas e reflita sobre os riscos que a perda de liberdades gera para a democracia.

Ao reunir matérias de imprensa sobre violações graves aos direitos humanos, sobre os ataques à democracia, sobre o enfraquecimento das instituições, sobre a destruição da natureza, sobre a redução dos espaços de participação social e do acesso à informação pública, dentre outras gravíssimas violações constitucionais, buscamos mostrar a crescente escalada do autoritarismo, dos discursos de ódio e das perdas de liberdades no Brasil.

 

É imprescindível e urgente combater com veemência a censura às liberdades artística e cultural; à liberdade de cátedra; à liberdade de imprensa e à ciência; bem como o uso de fake news e os ataques aos artistas, aos jornalistas, às mulheres, aos povos indígenas, aos povos tradicionais, aos quilombolas, à comunidade LGBTQIA+, aos ciganos, aos moradores de comunidades e de periferias e à população negra, enfim, a todas as minorias. Também é urgente e imprescindível fazer cessar a destruição da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica, porque é um direito humano o acesso à água limpa, ao ar puro, ao saneamento básico e a um ambiente equilibrado.

 

Este manifesto é uma forma de resistência democrática e de fortalecimento da sociedade civil. Os direitos humanos estão feridos. É preciso deixar claro que não há democracia sem direitos humanos. Precisamos garantir todas as liberdades, a começar pela liberdade de expressão.

 

Confira na íntegra o vídeo:

 

 

https://youtu.be/a-GK0on2WfE


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp