JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
05/09/2020 às 21h48min - Atualizada em 05/09/2020 às 21h45min

A música

Marcus Barreto e Rita Machado
As palavras “musa”, “música” e “museu” tem ligações etimológicas. Diz a mitologia grega que Zeus teve 9 filhas com a Mnémosine, deusa da memória. Essas nove filhas, também deusas, eram as Musas, ou seja, entidades representativas das criações artísticas e científicas. Cada uma delas era responsável por uma área específica. Euterpe, umas das 9 filhas (as outras eram Calíope, Erato, Clio, Melpômene, Polímnia, Tália, Terpsícore e Urânia), tinha a responsabilidade sobre a música.  Já o templo das Musas era chamado de “mouseîon”, que no latim se tornou “museum” e daí para o português “museu”. E esse templo, além do viés sagrado, também servia como um espaço para as artes e estudos.

Considerando o que a mitologia grega conta, não a toa que algumas músicas parecem que realmente tem inspiração divina. “Quem canta seus males espanta!”, diz o adágio popular. Além, obviamente, de ser uma expressão artística.

Há inúmeras referências a música na história humana. Em livros sagrados, como a Bíblia, há várias referências a formas de música. Os salmos, que muitos veem apenas como orações, eram musicadas. Nas sinagogas os salmos são cantados até hoje. Ainda na Bíblia, há a citação que Davi tocava harpa como uma forma de tranquilizar Saul.

O fato é que a música, além de expressão artística, é também o “ganha pão” de muita gente. E com a pandemia muitas pessoas da área foram afetadas, já que não tem como haver shows. Isso sem contar aqueles que se apresentam em locais menores ou barzinhos.

Nesse contexto, a Lei 14.017/2020, também conhecida como Lei Aldir Blanc, veio para tentar minimizar os impactos da pandemia para os artistas de forma geral, incluindo obviamente aqueles que vivem da música. A ideia é que funcione como um auxílio emergencial para os trabalhadores e também para os espaços artísticos.

Na live de hoje a pré-candidata Rita Machado falou sobre música e que não há espaço para preconceito de algum  gênero musical. E aproveitando o ensejo, visitem o perfil oficial da Rita (@_ritamachadooficial), assistam e participem das lives e entrem em contato diretamente com ela pelo canal "Fale comigo" ou pelo direct.  Todos(as) são bem-vindos(as)! 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp