01/04/2022 às 11h27min - Atualizada em 01/04/2022 às 11h27min

Saiba quais testes de Covid-19 podem ser deduzidos do Imposto de Renda.

Declaração pode ser feita até o dia 29 de abril.

Por Van Carvalho
Foto: Divulgação

Quem precisou desembolsar dinheiro extra para fazer exame de Covid-19 durante o ano passado pode declarar o gasto no Imposto de Renda 2022 como despesa médica. No entanto, é preciso ficar atento, pois nem todos os exames podem ser deduzidos. 


Coordenadora do Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFACS, professora Tatiane Feijó explica que os testes válidos, nesse caso, são aqueles feitos em laboratórios de análises clínicas, hospitais e clínicas, no Brasil ou no exterior. Sendo assim, os testes de farmácia não são dedutíveis.  


A professora destaca, ainda, que exames, hospitalizações e tratamentos médicos de dependentes também podem ser incluídos na declaração, a exemplo de despesas com dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. 


*Como declarar?*

Os gastos com exames de Covid-19 devem ser inseridos no campo “pagamentos efetuados” no modelo completo da declaração do Imposto de Renda 2022. Na hora de preencher as informações, é preciso ter em mãos a nota fiscal ou o documento que comprove a data, o responsável pelo pagamento, o beneficiário do serviço e o número do CNPJ da clínica, do laboratório ou do hospital. 


O prazo para realizar a prestação de contas segue até o dia 29 de abril. Conforme as regras estabelecidas, em 2022, são obrigados a declarar os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70. 


*Informações à Imprensa: *

DANIELA PASSOS / GRAZIELLA GARCIA  

daniela@comunicativaassociados.com.br  

graziella@comunicativaassociados.com.br  

Tel.: (71) 98133-4069 / (71) 98133-4070  

#comunicaçãoagentefaz  

Facebook: comunicativa.associados  

Instagram: comunic.ativa  

www.comunicativaassociados.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp