JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
22/03/2024 às 01h54min - Atualizada em 22/03/2024 às 01h54min

Origem Week fecha sua terceira edição com balanço positivo

Feira de gastronomia e negócios recebeu mais de 20 mil visitantes e arrecadou mais de uma tonelada de alimentos para a campanha Bahia Sem Fome

Por Van Carvalho
Divulgação


Consolidada como uma das maiores feiras de gastronomia e negócios do Brasil, o Origem Week encerrou a sua terceira edição, em Salvador, com um balanço positivo. Foram diversas atividades, experiências e trocas de conhecimentos sobre a cadeia produtiva de alimentos orgânicos, com destaque para o cacau. Os quatro dias do evento (14 a 17/03) contabilizou mais de 20 mil visitantes no Centro de Convenções - entre os mais ilustres, o governador do estado, Jerônimo Rodrigues -, e arrecadou mais de uma tonelada de alimentos para a campanha Bahia Sem Fome. A feira recebeu ainda a 35ª edição do Chocolat Festival, maior evento de chocolate da América Latina.


Abrigando cerca de 200 expositores de diversas regiões da Bahia e do Brasil, o evento comercializou 320 marcas de produtos oriundos em sua maioria da agricultura familiar. De acordo com Marco Lessa, idealizador do Origem Week e Chocolat Festival,  a estimativa é de que a Feira Origem tenha gerado em torno de R$ 10 mil em negócios. "O sucesso foi absoluto! Muitos consumidores, expositores felizes e diversidade muito grande de produtos", disse o CEO da M21. 


Em estandes como o do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), as vendas atenderam as expectativas dos comerciantes. O coletivo vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) levou para a Feira Origem diversos produtos como alimentação, moda e artesanato. "Participar de feiras como essa é um processo pedagógico e de aperfeiçoamento. Todos estão satisfeitos com as vendas", disse Efson Batista, coordenador de assistência técnica da SETRE. 


Além dos negócios lucrativos, o Origem Week e o Chocolat Festival não deixaram de lado o entretenimento. Foram diversas atividades como palestras e workshops, Show Coocking - encerrado nesta edição com as participações dos chefs Cida Pescadora, Thiago Sá e o sommelier Humberto Freire -, o espaço Atelier, comandado pelo chef chocolatier Thiago Cruz, que apresentou o resultado da sua escultura 100% de chocolate, pesando cerca de 60 Kg, a área Kids Cooking, chefiada pela Tia Pri, o Chocoland, mini parque temático infantil, praça de alimentação e atrações culturais. 


Para o estudante de gastronomia do 5⁰ semestre, Alex Souza, o evento lhe proporcionou momentos importantes para sua trajetória acadêmica. "Tive a oportunidade de aprender com chefs de cozinha que já admirava e conhecer um pouco mais sobre a história dos ingredientes que compõem o nosso prato de cada dia", disse. 


A próxima edição do Origem Week está prevista para acontecer de 9 a 12 de maio, em Brasília, e retorna à Bahia em julho, entre os 18 a 21, será a vez de Ilhéus sediar o festival. 


O Origem Week e o Chocolat Festival foi uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e Bahiater.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp