JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
16/11/2022 às 01h06min - Atualizada em 16/11/2022 às 01h06min

Educação financeira para crianças: organização e disciplina devem começar cedo.

Especialista dá dicas sobre como abordar o assunto com os pequenos.

Por Van Carvalho
Divulgação


Para ser uma pessoa organizada e planejada financeiramente é necessário aprender algumas habilidades e se dedicar a elas. Se ensinadas na infância, a disciplina com o dinheiro pode virar um hábito que garante vida e rotinas mais tranquila com as finanças. 


Mas, como falar sobre dinheiro e orçamento nem sempre é uma tarefa fácil, seguir algumas dicas pode facilitar o processo. Especialistas defendem que quanto mais cedo a conversa começar, melhor e quanto mais lúdico o assunto for apresentado, as chances de ele ser aceito é assimilado são maiores. 


É fundamental, também, respeitar o estágio de aprendizado. Por exemplo, não adianta falar de juros compostos com uma criança bem pequena ou algo simples demais com criança mais velha, é preciso adaptar o que for possível ao estágio da criança, afirma a líder regional da XP na Bahia, Ana Carenina.  


Também é fundamental ensinar pelo exemplo. "Se os pais têm uma boa organização financeira, os filhos tendem a encarar de um jeito parecido, se tiver endividado, terá barreiras ao longo da vida, acessando memórias da família”, alerta Ana Carenina.


Outra orientação é trocar a mesada por “semanada”. “O ideal é que a 'semanada' não seja depositada em cofrinho porque é importante que a criança saiba a meta que ela tem que atingir e a família precisa estar ao lado explicando o que está acontecendo”, orienta a líder regional da XP.


*Como ensinar educação para crianças*


- Introduza o assunto logo o mais cedo possível


- Adeque a linguagem de acordo com a idade da criança 


- Ensine pelo exemplo: se os pais têm uma boa organização financeira, os filhos tendem a encarar de um jeito parecido


- Mesada, semanada ou quinzenada, o nome e a frequência variam de acordo com a idade da criança. O recomendado é que crianças mais novas não recebam todo o dinheiro de uma vez, pois são mais impulsivas e não têm noção de tempo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp