JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
18/01/2023 às 12h12min - Atualizada em 19/01/2023 às 00h01min

Existência e resistência dos negros no esporte é tema de bate-papo no Sesc Verão 2023

Sob o título “Negritude e Esporte”, encontro reunirá Fê Garay (vôlei), Diogo Silva (taekwondo), Mestra Janja e Puma Camillê (capoeira)

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Isadora Padilha
A programação da 28ª edição do Sesc Verão, uma das mais tradicionais campanhas do Sesc São Paulo para o incentivo à prática de atividade física contará com uma atividade especial com o objetivo de reforçar e propor reflexões sobre a existência negra no esporte.

Trata-se do bate-papo “Negritude e Esporte” que reunirá – no dia 22 de janeiro, domingo, a partir das 14h30, no Sesc Ipiranga – importantes representantes negros do esporte nacional: Fê Garay (vôlei) e Diogo Silva (taekwondo), além da historiadora e capoeirista Mestra Janja e do capoeirista e multi-artista Puma Camillê.

A proposta do encontro, que será mediado pela jornalista, repórter na TV Globo e Sportv Denise Bastos, é refletir, entre outros assuntos, sobre a existência e resistência negras no esporte e na atividade física.

PERFIS
Fernanda Garay – Conhecida carinhosamente como Fê Garay, é uma das jogadoras mais vitoriosas do voleibol brasileiro. Ela integrou o elenco campeão das Olimpíadas de Londres em 2012, titular no histórico jogo das quartas de finais contra a Rússia. Eleita a Atleta da Torcida em 2021, Fê Garay é querida e admirada por todos, dentro e fora das quadras. Conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e decidiu dar uma pausa na carreira para ser mãe e lidar com os desafios da maternidade.

Diogo Silva - é um dos responsáveis pela grande popularização do taekwondo no Brasil. Em 2012, representou o país, nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e ficou com o quarto lugar na categoria até 68 quilos.

Mestra Janja - Seguidora do estilo Capoeira Angola, foi uma das fundadoras do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho/Bahia, em 1982. Em 1995 mudou-se para São Paulo, onde fundou o Grupo Nzinga. Em 2001, formou o Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Banto no Brasil. Graduou-se em História pela UFBA. Fez o mestrado e o doutorado em Educação na USP. Voltou para Salvador para coordenar o Departamento de Mulheres da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia. Mais tarde, assumiu o cargo de professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA.

Puma Camillê - É multi-artista ancestral, diretor do coletivo "Capoeira para Todes". Negro, artista, capoeirista, digital influencer, dançarino, coreógrafo, modelo, educador social e palestrante. Mas além de todas essas funções, identidades e atributos, Puma Camillê é pioneiro à sua própria maneira, ao integrar a comunidade LGBTQIA+ na capoeiragem e após ter acesso a Vick Aisha, Mother da House of Madame Satã, que já propunha as possibilidades de conexão e semelhanças entre as artes, e um dos primeiros a fundir em seu corpo, a tecnologia ancestral que é a Capoeira ao Voguing.

Sesc Verão 2023
Bate-Papo “Negritude e Esporte” (Sesc Ipiranga)
Dia 22 de janeiro, domingo às 14h30
Com: Fê Garay, Diogo Silva, Mestra Janja e Puma Camillê
Mediação: Jornalista Denise Bastos.
Local: Ginásio do Sesc Ipiranga. Grátis
Programação completa do Sesc Verão 2023 no portal www.sescsp.org.br/sescverao 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp