JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
26/04/2023 às 02h18min - Atualizada em 26/04/2023 às 02h18min

Celebrando a comida raiz, 23 bares inéditos participam do Comida di Buteco.

Butequeiros contam a experiência da competição na capital soteropolitana.

Por Van Carvalho
Divulgação


 


Com 23 participantes inéditos na 16ª edição do Comida di Buteco, em Salvador, os butequeiros vem colocando à prova toda criatividade, identidade e originalidade na competição que além dos petiscos, avalia atendimento, higiene e temperatura da bebida.


Participando pela primeira vez, Adneia Góis, dona do Fuzarka Bar, conta que a experiência do Comida di Buteco vai além do aprendizado no estabelecimento. “Tem sido gratificante conhecer pessoas novas. As pessoas vêm na minha casa procurar o pastel de rabada, meu prato concorrente. Várias lições do Comida di Buteco eu levo para o meu bar e para minha vida, a gente aprende muita coisa. Eu já me sinto vitoriosa.”


Com valor fixo de R$30,00 por prato, os petiscos devem ser baseados no tema escolhido para 2023: ervas e especiarias. Comandando o Boteco do Bigu, Leandro Santos, que sempre sonhou em estar no concurso, diz que a clientela já pediu para o prato participante virar opção fixa do cardápio.


“O concurso está sendo uma experiência muito boa e gratificante, estamos muito felizes com essa participação. Tínhamos essa vontade de estar no CdB a muito tempo e esse ano deu certo. Hoje os nossos clientes estão bem satisfeitos, gostando do prato, pedindo para deixar no cardápio, fazendo diversos elogios. E trouxe muita gente para cá. A competição está sendo uma grande oportunidade, esperamos ter um bom resultado, mas só em estar no Comida di Buteco a gente já se sente vencedor”, comemora.


Max Rogers, coordenador regional do CDB, fala sobre a importância de dar espaço a novos bares na competição. “Recebemos muitas indicações de estabelecimentos através das nossas plataformas de comunicação. E falando um pouco de uma das regras do nosso concurso, 20% da base de bares participantes é desclassificada a cada ano, abrindo justamente novas oportunidades de butecos interessados em participar. Mas o principal objetivo é trazer novas histórias ao público, nos do Comida di Buteco costumamos dizer que somos ‘garimpeiros de histórias’. Buscamos contos de empreendedores que agregam, enriquece o concurso com relatos de gerações, relatos de mulheres fortes à frente do negócio vencendo todos os desafios que é ser dona de um bar, ou seja, isso que nos faz acordar e falar todos os dias que o projeto do CDB agrega e muda vidas. Mudar vidas faz parte de nosso propósito e estamos animados com a possibilidade de dar destaque e ajudar a crescer ainda mais comércios”, conclui.


Sobre o Concurso


Funcionando como uma competição entre butecos, o concurso busca reconhecer o melhor entre as mais de 40 cidades brasileiras participantes, divididas em 25 circuitos, considerando pontos como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Por isso, a cada ano é eleito o vencedor da cidade, que então participa da competição nacional, elegendo assim o melhor buteco do país. Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, 20% dos últimos colocados perdem o direito de participar do concurso no ano seguinte, gerando assim a oportunidade de outros butecos participarem do concurso.

 

Reconhecido como um dos mais importantes e transformadores concursos gastronômicos do país, os butecos participantes são selecionados com um ano de antecedência. Para participar, os butecos - que são indicados pelo público -, são convidados de acordo com os critérios do concurso e participam gratuitamente, criando um petisco autoral, seguindo as regras do ano. Com participação popular e júri especializado, que dão notas de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada. 

 

Na segunda etapa, que ocorre no mês julho, uma nova comissão de jurados é escolhida para visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os butecos vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa realizada em São Paulo.


Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com Apresentação da Piraquê; Banco Oficial Santander; Patrocínio da McCain; Apoio da Zero Cal, Chandon, Sympla, Coca Cola, Tambaú e Gin Gordon's; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional Abrasel ; Promoção da Globo.

 

Sobre Comida Di Buteco


Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração.

 

Primeiro concurso do gênero no país, em sua última edição alcançou resultados surpreendentes e atingiu marcas históricas: 800 butecos participantes; mais de 9 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos, 900 mil votos; 10 milhões de alcance nas redes sociais, com 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 9 milhões de pageviews no site; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de 8 mil empregos gerados. 

 

Com o compromisso de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz - Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias

 

Ao longo das suas 23 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores.

 

Mas porque “Buteco”?


Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto de outras regiões e conquistando espaço entre esses 25 circuitos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp