JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
02/05/2023 às 17h58min - Atualizada em 03/05/2023 às 00h01min

Medidas de gestão escolar adequadas podem reduzir taxa de inadimplência em até 80%

Especialista da edtech amais educação dá sete dicas usadas por escolas para mitigar a falta de pagamento e atrasos

SALA DA NOTÍCIA Priscila Nishimori
Pexel
Manter o fluxo de caixa da escola positivo é um exercício mensal para os gestores escolares, que a cada ano tem se deparado com novos desafios. Em média, escolas privadas apresentam índices de inadimplência na casa de 10%. Segundo levantamento do  Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros têm dívidas em aberto, sendo cerca de 22% registrado em contas básicas.

Para contornar o impacto da receita, a adoção de sistemas de gestão educacional surge como alternativa para instituições de ensino. A aplicação das medidas mais adequadas à realidade de cada colégio pode auxiliar na diminuição da taxa de inadimplência em até 80%, explica Gabriela Cardoso, Diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da amais educação, startup de educação, especializada em soluções para a gestão educacional.

“A administração financeira da escola é complexa e desafiadora porque diferente de outros serviços, não é possível interromper o atendimento quando não há o pagamento e ao mesmo tempo é necessário manter as contas, e folhas de pagamento em dia e o suprimento de materiais abastecido”, relata a diretora. “ Ao adotar sistema de gestão financeira e administrativa integrada ao app de comunicação, a escola automaticamente reduz parte dos custos com materiais de escritório e agiliza o atendimento, porque todas as cobranças, os boletos e informações ligadas às secretarias, podem ser disponibilizadas pelo aplicativo ou site da instituição”, reforça.   

A fim de contribuir com a saudabilidade financeira das escolas, a especialista da amais educação listou sete dicas para ajudar as escolas a reduzirem a inadimplência: 

  1. Contrato claro - Condições de pagamento, prazos e as penalidades com relação aos atrasos devem ser explicitados nos contratos de contratação de serviço prestado pela instituição de ensino. 
     
  2. Para não esquecer - Com o auxílio de uma régua de cobrança automática é possível programar o envio de mensagens aos responsáveis próximo a data de vencimento e após esse período. Bem como, é possível programar alertas para a equipe administrativa da escola entrar em contato após 15 dias de atraso. A ferramenta também permite gerar um histórico automático com o registro de todos os contatos realizados. 
     
  3. Incentivos para o pagamento - Oferecer descontos para pagamentos antecipados, à vista no débito ou por pix, tornam mais atraente a quitação da mensalidade e favorecem o fluxo de caixa da escola.
     
  4. Diálogo permanente - a escola deve manter uma comunicação eficiente com os responsáveis para que o contato em situações de cobrança sejam tratados e solucionados sem atritos. Neste caso, o uso de aplicativos de comunicação podem contribuir tanto com a comunicação quanto com a organização das informações financeiras que ficam acessíveis para consulta e efetuação do pagamento.
     
  5. Quando negociar é preciso - Em algumas situações a negociação de valores altos é necessária e isso pode ser programado, por meio da régua de cobrança, e disponibilizado automaticamente para que os responsáveis com maior dificuldade financeira possam realizar o pagamento parcelado.
     
  6. Sem perder de vista - O monitoramento de tudo que está acontecendo é essencial para que haja um bom controle dos pagamentos. Alertas programados podem sinalizar o início das situações de inadimplência e o descumprimento de acordos, de modo que a escola possa atuar com ações preventivas.
     
  7. Trabalho em conjunto - Assim como o corpo administrativo e pedagógico precisam estar em sintonia, os sistemas de gestão escolar, gestão de aprendizado e de comunicação precisam estar integrados para que processos sejam mais fluidos e a gestão mais eficiente. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp