JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
10/06/2023 às 07h58min - Atualizada em 10/06/2023 às 07h58min

Cooperativa baiana está entre os fornecedores de produtos orgânicos do Pão de Açúcar.

COOPERCUC fornece para a rede por meio do programa Caras do Brasil.

Por Van Carvalho
Divulgação

 

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), que tem 283 cooperados e está localizada no sertão baiano, é fornecedora do Pão de Açúcar, por meio do programa Caras do Brasil. Atualmente, a COOPERCUC fornece a geleia de Umbu orgânica e o kit de geleia da Caatinga, um trio que também inclui o sabor maracujá e o doce cremoso de umbu. A negociação para a cooperativa fornecer ao Caras do Brasil teve início em 2016. 

 

Criado em 1999, o programa é exclusivo da rede e tem o propósito de incentivar o desenvolvimento da cadeia de produção alimentar sustentável, com foco em pequenos fornecedores de produtos representativos das diferentes culturas culinárias regionais.

 

“O diferencial desses produtos está na certificação orgânica e nas embalagens bem apresentáveis que trazem o gosto e o sabor da caatinga. A parceria com o GPA é importante para os nossos resultados financeiros. Hoje, ela representa cerca de 5% do nosso faturamento”, explica Dailson Andrade, gerente de mercados privados da COOPERCUC.

 

O programa “Caras do Brasil” evidencia os sabores e saberes brasileiros de produtos típicos de cada região do Brasil. A demanda gerada pelo Pão de Açúcar leva em consideração a capacidade produtiva, assim como sua sazonalidade de produção, marcas e propostas de valor de seus fornecedores.

 

“O Pão de Açúcar tem a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos e o programa ‘Caras do Brasil’ representa esse propósito de maneira prática com o fomento direto ao pequeno produtor. A presença de parceiros por tanto tempo, como a COOPERUC, é um orgulho para nós”, comenta Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade do GPA, grupo controlador da rede.

 

O GPA tem o compromisso de adotar iniciativas de preservação ao meio ambiente que promovam a sustentabilidade e que levem à diminuição do impacto ambiental em toda a sua cadeia de produção. As ações do GPA, na área de sustentabilidade, estão associadas aos temas de mudanças climáticas, combate ao desmatamento, bem-estar animal, preservação da biodiversidade, condições de trabalho, apoio ao(à) pequeno(a) produto(a), além de programas de desenvolvimento e qualidade de fornecedores(as).

 

Conheça algumas das outras iniciativas relacionadas à sustentabilidade nas lojas do Pão de Açúcar:

 

Desconto em frutas, legumes e verduras orgânicos

Todas as lojas Pão de Açúcar contam com um espaço dedicado para produtos orgânicos e oferecem uma promoção especial de sucos, frutas, verduras e legumes orgânicos, que chegam a ter até 20% de desconto às quartas e quintas-feiras. O intuito é estimular o consumo de uma alimentação cada vez mais saudável, uma prática pioneira da rede de supermercados que há 20 anos incluiu produtos orgânicos no varejo nacional.

 

Substituição de plástico

O GPA busca pela substituição de embalagens de Marcas Exclusivas para que sejam 100% recicláveis, compostáveis e/ou biodegradáveis até 2030, como é o caso das bandejas dos produtos de hortifrúti das marcas Taeq e Qualitá, que deixaram de ser de isopor e são feitas de papel biodegradável desenvolvido a partir de uma tecnologia que utiliza caixas de celulose e amido, sendo livre de petroquímicos e aditivos tóxicos. Dessa forma, ao ser descartada, a embalagem leva até seis meses para ser totalmente decomposta, diminuindo o descarte de resíduos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp