JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
06/07/2023 às 02h55min - Atualizada em 06/07/2023 às 02h55min

FÁBRICA CULTURAL ABRE CONTRATAÇÃO PARA MENTORIAS DOS PROGRAMAS DE ACELERAÇÃO.

Todos selecionados integrarão a Rede Iaô, que visa reunir e fomentar a atuação de empreendedores baianos, a partir de formações, incentivos na produção e no escoamento e fortalecimento da atuação em rede.

Por Van Carvalho
Divulgação


A Fábrica Cultural acaba de abrir vagas para contratação de profissionais para as mentorias dos programas Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, e Acelera com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu, que qualificam e impulsionam afroempreendedores, na Fábrica Cultural, na Ribeira. Todos selecionados integrarão a Rede Iaô, que visa reunir e fomentar a atuação de empreendedores baianos, a partir de formações, incentivos na produção e no escoamento e fortalecimento da atuação em rede. Sem data prevista para encerramento da seleção, os interessados podem se inscrever através do site da Fábrica Cultural: https://fabricacultural.org.br/

As vagas, exclusiva para profissionais negros, estão sendo oferecidas áreas Moda, Música, Gastronomia, Artesanato, Influencers, Produção de áudio, Youtubers e Podcast. Os instrutores devem comprovar experiência em mentorias individuais e coletivas para qualificação de empreendedores negros nestas áreas. O objetivo da Rede Iaô é promover a autonomia e a geração de renda para as populações negras da Bahia, articulando educação empreendedora afro centrada, conhecimento técnico/estético/criativo, ferramentas digitais, economia criativa e comunicação digital.


A nova etapa dos cursos de aceleração está prevista para iniciar na segunda quinzena de julho. Este é um dos motivos da necessidade dos programas Acelera Iaô e Acelera com Elas construírem um Banco de Mentores, dentro do seu processo de construção e desenvolvimento da metodologia para a qualificação de afroempreendedores. O banco será composto por profissionais que foram selecionados em suas áreas para atuar na formação dos acelerados.

“Aceleração consiste em uma etapa mais aprofundada dos programas da Fábrica Cultural. Nessa etapa, atenderemos 60 empreendimentos selecionados através de uma banca examinadora, no qual terão acesso aos conteúdos sobre seus negócios criativos. Realizada através de blocos de mentorias, com objetos de trazer conexões e colaborações aos empreendimentos”, explica Sônia Dias, coordenadora pedagógica do Acelera Iaô.

ACELERA IAÔ

Com a proposta de promover os afros empreendedores baianos, os programas Acelera Iaô e Acelera com Elas visam fomentar o trabalho de empreendimentos negros por meio do apoio, da qualificação e da aceleração dos negócios criativos. 

O Acelera Iaô promove e impulsiona a educação empreendedora afro centrada, a economia criativa e a comunicação digital. O estímulo à autonomia e à geração de renda são também alguns propósitos do programa de formação, que compreende o conhecimento técnico/estético/criativo e o uso das ferramentas digitais.

Desenvolvido e realizado pela Fábrica Cultural, os programas contam o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil (Acelera Iaô), Instituto Nu (Acelera com Elas). brincos, bolsas, colares, pulseiras e chapéus, entre outros, que se tornaram uma excelente opção para usar como um diferencial no look junino.

"Participar desse evento de grande porte que é o São João no Parque de exposições, promovido pelo Governo do estado, é de suma importância para visibilidade do Artesanato da Bahia. E quem sai ganhando é o artesão, a artesã: quem tem seu produto visto em ampla escala", conta Diego Valle, analista de qualificação do Artesanato da Bahia.

No São João da Bahia – Parque de Exposição, o Artesanato da Bahia marca mais uma vez a presença em um evento representativo da expressão cultural do estado, unindo o artesanato às tradicionais comemorações juninas. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O Artesanato da Bahia conta com o apoio da SUFOTUR e SETUR.

“O Espaço Casa Artesanato da Bahia no Parque de Exposições durante o São João foi um sucesso. Uma mescla de espaço de vendas e promoção do legítimo artesanato feito a partir dos saberes e Fazeres do artesão e da artesã da Bahia. Daremos continuidade a ação no período de 30/06 até 02/07. Fica o convite para quem ainda não conheceu”, convoca Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp