Nos encontros, foram trabalhadas questões como a revisão de casos de bloqueios de entregadores na plataforma e a melhoria do processo de cancelamento quando o cliente não é localizado para receber o pedido no tempo máximo estipulado pela plataforma (15 minutos), o que prejudicava as demais entregas e a rentabilidade de quem faz entregas. Neste caso, houve um reforço das mensagens enviadas aos clientes além da implementação de uma política de não reembolso nos casos em que o cliente não recebe o pedido. Com isso, houve crescimento de 34% de entregas concluídas e queda de 93% no reembolso de pedidos cancelados.
Em relação à revisão dos casos de bloqueios, após o GT, o iFood implementou um projeto piloto chamado 2ª Chance, que analisou caso a caso e definiu critérios para possíveis recadastramentos de entregadores que foram inativados da plataforma. Os entregadores elegíveis ao projeto foram indicados por participantes do GT e, por conta do resultado positivo, o projeto será expandido em 2024.
Dar mais agilidade ao atendimento de incidentes, como problemas com a moto ou agressões, foi outro ponto debatido no GT. Neste quesito, foram feitas melhorias tanto na operação de suporte de incidentes como um reforço na comunicação para esclarecer a maneira correta de reportar esse tipo de ocorrência. Como resultado, 88% de chamados concluídos em menos de 15 minutos, aumentando a eficácia no momento delicado em que o entregador precisa de apoio
Os entregadores também apontaram o processo de devolução de pedidos como um dos gargalos da operação que impactam negativamente na avaliação desses profissionais na plataforma. Para melhorar esse indicador, o iFood testou o uso de um código por parte dos estabelecimentos, o que facilita o registro e o controle dos retornos e garante que o score do entregador não seja afetado. O novo procedimento mostrou-se eficiente e, atualmente, mais de 200 mil estabelecimentos cadastrados na plataforma já estão com a nova metodologia habilitada.
“Temos convicção de que o diálogo próximo e aberto com os entregadores é fundamental para conseguirmos endereçar com eficiência melhorias em nossos processos e na própria plataforma, aperfeiçoando tanto o dia a dia dos entregadores quanto o serviço que prestamos. A co-criação de soluções é uma poderosa ferramenta para aprimorar as funcionalidades da plataforma, dando mais agilidade, eficiência e, consequentemente, melhorando a experiência de quem entrega com o iFood”, afirma Tatiana Santos, diretora de Experiência do Entregador no iFood.
O Grupo de Trabalho com Entregadores faz parte de um conjunto de ações do iFood para valorizar a categoria e construir uma relação de proximidade, confiança e respeito com este público, dando voz a esses profissionais e co-criando melhorias. Desde 2021, o iFood realiza encontros presenciais e virtuais para ouvi-los e desenvolver, em conjunto, melhorias e soluções.