JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
12/03/2024 às 02h38min - Atualizada em 12/03/2024 às 02h38min

ESCOLA VIRTUAL ARTESANATO DA BAHIA COMEMORA EXCELENTES RESULTADOS NOS CURSOS ONLINE

Os cursos têm como meta qualificar para empreender artesãs e artesãos

Por Van Carvalho
Divulgação / Fotos/Agência Dudes

Lançada em outubro de 2022, a Escola Virtual Artesanato da Bahia comemora excelentes resultados com os cursos on-line Qualificar para Empreender, direcionados para o aprimoramento dos empreendimentos e qualificação de artesãs e artesãos. A plataforma também contempla cursos intensivos e oficinas presenciais, voltados para o aprimoramento das técnicas artesanais. O acesso, inteiramente gratuito, para registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), pode ser realizado em qualquer lugar em horário integral, através de dispositivos móveis, computadores, tablets ou notebooks, pelo site https://escolavirtual.artesanatodabahia.com.br/ .

Desde o início, a plataforma virtual já foi acessada por centenas de artesãs e artesãos, residentes em municípios de todas as regiões do estado baiano, com o objetivo principal de aprimorar seus conhecimentos e potencializar os seus negócios. O perfil de usuários em sua maioria são mulheres (86,26%), pessoas pretas e pardas (76,72%), entre estas, 2,11% são quilombolas, que acessaram e se cadastraram.

A Escola Virtual oferece diversos cursos, que variam de 10 a 20 horas e atendem às principais demandas propostas por artesãs e artesãos de todo o estado da Bahia. Os cursos on-line do Qualificar para Empreender ofertam conteúdos relacionados a diversos temas, como Artesanato Baiano, Inclusão Digital, Design e Criatividade, Precificação Financeira, Cultura e Identidade, Comunicação e Divulgação, Técnicas de Vendas e Participação Política e Associativismo

De Batávia, zona rural de Ibicoara-BA, na Chapada Diamantina, Neuma Rodrigues, 40 anos, revela que a Escola Virtual, que conheceu através do Programa de Qualificação do Artesanato da Bahia, foi importante para aprimorar seus conhecimentos. “A parte administrativa havia ficado um pouco de lado nos meus negócios, então consegui conciliar o horário de trabalho porque sabia que o curso é importante para a minha qualificação. Conclui oito módulos, mas considero o curso de Precificação e Gestão Financeira muito importante porque sempre tive dificuldades de precificar a minha arte”, revela a tecelã.

Na plataforma é possível também acessar atividades práticas, como a criação de fluxo de caixa, mapa mental e lista de compras e vendas, fazendo com que artesãs e artesãos coloquem em prática os seus conhecimentos. Além das aulas, os participantes cadastrados na Escola Virtual poderão participar de seleções para mentorias semipresenciais com especialistas em design, precificação, mercado e comunicação, como também poderão se inscrever para os cursos intensivos e oficinas presenciais.

A artesã Luciene Rocha, 48 anos, de Irará-BA, conta que conseguiu adaptar seu horário para acessar os cursos à noite. “Deu tudo certo. Hoje, sei administrar melhor a minha empresa, sei o que é uma logística completa e tenho total segurança em passar os preços dos meus produtos para os meus clientes e frutos compradores. Aprendi, além de estar mais solta nas redes sociais, passando mais segurança para as pessoas”, comenta.

Os cursos são ministrados por educadores especialistas nas temáticas, com conteúdo programático que englobam videoaulas, atividades complementares, atividades interativas e vídeos. As artesãs e os artesãos, devem atingir a frequência mínima para receber seu certificado.

O ambiente virtual faz parte do Programa de Qualificação do Artesanato da Bahia, desenvolvido pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - CFA-SETRE, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Ao realizar o cadastro na Escola Virtual, as artesãs e os artesãos contarão com uma secretaria acadêmica especializada, dedicada a dar o suporte aos usuários, através da própria plataforma e dos canais diretos de comunicação (WhatsApp e e-mail).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp