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15/07/2018 às 01h00min - Atualizada em 19/09/2021 às 07h55min

Quem são os 'influenciadores digitais do bem' que acompanharam Malala em sua viagem pelo Brasil

Pela primeira vez, a ativista paquistanesa convidou jovens que fizeram fama pelas redes sociais para viajar ao lado dela; conheça o trabalho de Elaine Welteroth, dos EUA, Juanpa Zurita, do México, e Jérôme Jarre, da França.

G1 - BAHIA
https://g1.globo.com/educacao/noticia/quem-sao-os-influenciadores-digitais-do-bem-que-acompanharam-malala-em-sua-viagem-pelo-brasil.ghtml

Pela primeira vez, a ativista paquistanesa convidou jovens que fizeram fama pelas redes sociais para viajar ao lado dela; conheça o trabalho de Elaine Welteroth, dos EUA, Juanpa Zurita, do México, e Jérôme Jarre, da França. Malala posa ao lado de Jérôme Jarre (esq.), Elaine Welteroth e Juanpa Zurita no Pelourinho, em Salvador
Divulgação/Luisa Dörr/Malala Fund
Nesta semana, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai passou seis dias no Brasil visitando ativistas que lutam pela educação de meninas e comemorando seu aniversário de 21 anos. Além das três brasileiras selecionadas para integrar a rede de ativistas de Malala, da fotógrafa brasileira Luisa Dörr e da equipe que trabalha no Fundo Malala, a trupe que percorreu o Brasil também contou com a presença de três influenciadores digitais que, pela primeira vez, tiveram acesso irrestrito à mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz.
Desconhecidos do grande público brasileiro, Elaine Welteroth, dos Estados Unidos, Juanpa Zurita, do México, e Jérôme Jarre, da França, arrastam milhões de seguidores pelas redes sociais. Eles foram escolhidos para a viagem, porém, pelo que decidiram fazer com a audiência que acumularam durante os anos: campanhas voluntárias de solidariedade e debates sobre direitos humanos e igualdade.
Exclusivo: ensinar às meninas que elas têm direitos é 'crucial', diz Malala
"Ela já havia conhecido todos os três em outras ocasições, queria conhecê-los melhor e também acreditou que eles poderiam amplificar sua mensagem em prol da educação e igualdade para meninas", afirmou a equipe de comunicação do Fundo Malala ao G1.
Com acesso irrestrito à paquistanesa e hospedados nos mesmos hoteis, os três percorreram o Brasil ao lado dela e postaram detalhes em suas redes sociais. No Pelourinho, em Salvador, Malala amarrou uma fita do Senhor do Bonfim no pulso de Elaine e pediu que ela fizesse um pedido.
Além disso, eles passaram dois dias no Rio, onde visitaram o Pão de Açúcar com bailarinas do projeto Na Ponta dos Pés, aprenderam sobre a história de Marielle Franco na sede da Rede Nami e cantaram "Parabéns a você" à ativista em um restaurante em Santa Tereza. Na sexta-feira (13), eles já estavam de volta a seus países.
"Ela realmente adorou tê-los na viagem. Isso fez do período de Malala no Brasil ainda mais significativo: as meninas que conhecemos inspiraram Malala, mas também Elaine, Juanpa e Jerome – três pessoas a mais que podem ajudar a contar suas histórias", informou o Fundo Malala.
Ao lado de Malala, Jérôme Jarre, Juanpa Zurita e Elaine Welteroth aplaudem apresentação do Olodum em Salvador
Egi Santana/G1
Conheça o trabalho de cada um deles:
Igualdade de gênero e racial
Aos 31 anos, a californiana Elaine Welteroth já entrou para a história do jornalismo americano. Em 2016, ela foi incluída na lista de 100 afroamericanos mais influentes e, em 2017, foi promovida ao cargo de editora-chefe da revista Teen Vogue. Ela foi a segunda pessoa negra a receber um cargo desses na história centenária da editora Condé Nast, e a mais jovem.
Durante o tempo que passou à frente da revista, Elaine foi responsável por ampliar a diversidade de temas discutidos e expandir o alcance digital da Teen Vogue, incluindo a cobertura das eleições presidenciais. Depois que a edição impressa da revista foi extinta, Elaine, que trabalhou na editora durante cerca desde 2011, decidiu, no início do ano, dedicar seu tempo a manter sua marca pessoal, principalmente seu perfil no Instagram, onde tem 270 mil seguidores.
De entrevistadora, ela passou a entrevistada, palestrante e moderadora de eventos, além de ser convidada para viagens como a de Malala. Seu foco nos dias em que passou no Brasil foi destacar os aspectos da cultura brasileira influenciados pela negritude, e o desafio de colocar todas as brasileiras na escola.
"Hoje, 1,5 milhão de meninas têm o direito à educação negado no Brasil. 1,5 milhão! Apesar de esse número ser chocante, infelizmente é só uma pequena parte das 130 milhões de meninas no mundo que enfrentam a mesma injustiça. A notícia positiva é que isso significa que nosso objetivo de superar essa crise no Brasil é alcançável, e enquanto estivermos vivos!" - Elaine Welteroth
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Milhões arrecadados para a África e os refugiados
Juanpa Zurita é mexicano, tem 22 anos e um canal no YouTube com oito milhões de inscritos, onde começou produzindo vídeos humorísticos caseiros. O mais jovem da turma de "influenciadores do bem" escolhidos para a viagem com Malala, ele foi eleito em 2015 o "ícone do ano" pela MTV Latinoamérica, e desde 2016 também virou modelo de marcas como Louis Vitton e Dolce & Gabbana.
Já Jérôme Jarre, nascido na França, tem 28 anos e acabou virando uma sensação mundial depois que um de seus vídeos curtos de comédia na plataforma Vine viralizou. O jovem, que afirma ter largado a faculdade porque não queria uma vida monótona e sem riscos, criou uma empresa e passou a fazer uma série de parcerias com marcas que queriam seu estilo de comédia anunciando seus produtos. Mas, de acordo com Jérôme, quanto mais seguidores ele acumulava, mais seletivo ele se tornou, até que passou a dedicar seu tempo com campanhas de solidariedade pelo mundo.
Juntos, Jérôme e Juanpa criaram o "Love Army" (Exército do Amor, em inglês), e uniram outras webcelebridades, além de celebridades da música e do cinema, para arrecadar fundos e doar recursos para diversos projetos. Só em 2017 eles juntaram 2,7 milhões de dólares (quase R$ 10 milhões) para levar água à Somália, outros 2,2 milhões de dólares (R$ 8,3 milhões) para os refugiados rohingya e 1,3 milhões de dólares (quase R$ 5 milhões) para ajudar às vítimas do terremoto no México.
"Como eu e Jérôme somos homens, nós não necessariamente crescemos conscientes do que realmente significa ser uma mulher, ou do preconceito que vem com isso. Nós estamos honrados de agora ter a melhor professora do mundo para isso, e estamos ansiosos para aprender como também podemos fazer parte dessa luta pela educação de meninas", afirmou Juanpa em seu Instagram.
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Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/quem-sao-os-influenciadores-digitais-do-bem-que-acompanharam-malala-em-sua-viagem-pelo-brasil.ghtml
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