JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
25/07/2023 às 15h17min - Atualizada em 26/07/2023 às 00h01min

Primeira Cena

Curso gratuito

Redação
Humberto Caligari
 

Curso de atuação ‘Primeira Cena 2ª Edição’ realiza ciclo gratuito de conversas sobre o fazer teatral

 

César Baptista e André de Araújo refletem sobre o fazer teatral por meio de lives no YouTube da Cia. Práxis Arte


Com o apoio do Instituto Gaius Maecenas e da Cia. Práxis Arte, o curso de atuação Primeira Cena 2ª Edição realiza um ciclo de conversas sobre o fazer teatral nos dias 29 de julho e 05 de agosto. Serão dois bate-papos gratuitos, com tradução em libras e abertos ao público, sempre transmitidos pelo YouTube oficial da Cia Práxis Arte (clique aqui para acessar). A ideia é expandir as discussões levantadas pelo curso e atrair novas pessoas para esses debates.

A primeira conversa acontece no sábado, dia 29 de julho, às 14h com César Baptista. Ele é diretor, dramaturgo, professor, ator e roteirista. Mestre em Artes Cênicas pela USP, Universidade de São Paulo, graduado em Letras. Ganhou o Prêmio Arte Qualidade Brasil de melhor diretor de Drama, com “Roleta-russa”. Foi ator e assistente de direção de Antunes Filho, no CPT - Centro de Pesquisa Teatral. No CPT, também foi professor de dramaturgia, retórica e interpretação no Curso de Introdução ao Método do Ator, do Cptzinho, coordenador do Círculo de Dramaturgia, de 2003 a 2008. Foi Professor do Instituto de Artes da UNESP, foi assistente de Marici Salomão na coordenação do Núcleo de Dramaturgia do SESI. Foi crítico teatral convidado do jornal O Estado de S. Paulo, entre 2010 e 2011.

No sábado, dia 05 de agosto, às 10h, a conversa será com André de Araújo que é dramaturgo, diretor teatral e programador cultural. Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral e mestre em Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atou no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) coordenado por Antunes Filho, participando de trabalhos como Senhora dos Afogados, A falecida Vapt Vupt, Policarpo Quaresma e Lamartine Babo. Desenvolveu diversos trabalhos como ator, diretor e dramaturgo, com artistas e grupos diversos, como Francisco Carlos, Cia. Sumo e Garbo & co. Possui vasta experiência profissional em gestão cultural e formação artística, trabalhando como orientador de grupos e assistente de curadoria do Projeto Ademar Guerra - Secretaria de Cultura do estado de SP (2012 a 2015), foi coordenador de ação cultural no CEU Quinta do Sol (2012/2013) e professor substituto do curso de Produção Cênica-UFPR. É, desde 2018, colaborador do Sesc-SP, onde atualmente é assistente técnico da Gerência de Ação Cultural.

Sobre o Primeira Cena

Coordenado pelo diretor e ator Erick Gallani, o projeto Primeira Cena está na sua 2ª edição e  tem como proposta oferecer um curso de atuação online e gratuito para todo o Brasil.

O projeto conta com os parceiros Débora Rios, Thiago Cuimar, Naiene Sanchez, Fernando Aveiro, como professores e Rosângela Ribeiro como diretora de arte. 

“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela a autonomia do artista.”, explica Gallani.

 

FICHA TÉCNICA DO CICLO DE BATE-PAPOS

Idealização e Coordenação: Erick Gallani | Palestrantes convidados: André Araújo e César Batista | Tradução Libras: Rosimeire Santos | Coordenação Pedagógica: Débora Rios | Assessoria de imprensa: Pombo Correio | Apoio: Instituto Gaius Maecenas e Práxis Arte | Realização: Ministério da Cultura

SERVIÇO

Ciclo de palestras do curso Primeira Cena
Grátis

Datas: 29 de julho às 14h – César Baptista

05 de agosto às 10h – André de Araújo 

Onde assistir: no YouTube da Cia. Práxis Arte: https://www.youtube.com/c/PráxisArte

Informações: entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou acesse o Instagram @projeto_primeiracena


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp